quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Polo Norte - Estádio


Já estou a ver os placares que anunciam: Faça uma viagem de aventura até ao Polo Norte. A viagem será efectuada em barcos! Ficção? Não, pura realidade. Num congresso de especialistas ambientais foi concluído que o gelo que cobre esse ponto quase inatingível por meios terrestres desaparecerá em 2080, se nada for feito para o impedir. Claro, falta ainda muito tempo até lá, muita água vai correr até ao mar neste tempo todo, mas o mar aumentará também de volume. Tudo fruto da despreocupação do mundo nas questões ambientais. Protocolo de Kioto? Uma ova! Imaginem-se os portos nas nossas costas, eram uma vez! Fruto da globalização? Fruto de querer produzir a cada vez mais baixos preços? Talvez. Quem realmente tem que fazer alguma coisa são os países que mais poluem, como os EUA, a China e a Índia. Mas esses só querem é o lucro, sob o lema: depois de mim, as cheias. Só que esta velha frase dita na Arca de Noé pode tornar-se realidade, se pode....
Foto daqui



Por cá tem-se falado muito sobre o mais que provável desaparecimento do velhinho estádio Flávio dos Santos. É uma obre obsoleta que só com muito dinheiro tinha recuperação. Mas, com a planeada cidade desportiva e com o já existente estádio na mata dos alemães já não faz falta. Muitos políticos já opinaram sobre este tema, os blog’s também já disseram da sua justiça. Concurso de ideias, pois. Ideias há muitas, do tipo, chapéus há muitos, seu p...... Agora, o que fazer? Nesta zona da cidade, como em qualquer outra zona, o que manda é o dinheiro.

Não sei o que diz o chamado PDM (Plano Director Municipal) sobre este sítio, mas em meu ver devia de ser construído um pavilhão multi-usos naquele local. Além de fazer muita falta, era o sitio ideal. O assim chamado pavilhão multi-usos na “Ovibeja” não satisfaz os requisitos todos, como por exemplo, os desportivos. No Inverno faz muito frio com o vento a entrar sem protecção. Já defendi ali um prolongamento do parque de campismo, mas um pavilhão desses faz mais falta. Qualquer cidade que se preze tem uma infra-estrutura dessas, e Beja não se pode excluir nesse leque. Pois, o dinheiro. Financiamento da EU já não deve haver, gastaram tudo na “Ovibeja”. Restam os privados! Quem é que se candidata?
Foto daqui

6 Comments:

At 07 dezembro, 2006 16:59, Blogger O Chaparro said...

um multiusos desportivo nao era mal pensado.

bom fds. abraço

 
At 07 dezembro, 2006 18:01, Blogger Zig said...

o chaparro:
Nem mais....

Finalmente é fim-de-semana, e é XL!

Também desejo um bom fds. para ti e a todos os leitores deste blog!

 
At 07 dezembro, 2006 23:20, Blogger RCataluna said...

Apesar de concordar contigo, não consigo deixar de ter pena pelo fim do estádio!! Vi muitos jogos ali! Vai deixar saudades...

Abraço e bom fim-de-semana!

 
At 07 dezembro, 2006 23:56, Blogger Zig said...

rcataluna:
Acredito que passaste bons momentos aí. Mas isso pertence ao passado, já era. Só lá vi um único jogo de futebol quando me "fizeram" de sócio. Por isso, pouco posso falar sobre esse estádio.

 
At 08 dezembro, 2006 13:40, Anonymous Anónimo said...

Oh Zig....um pavilhão com dois hectares? ...Are U nuts?
E então o parque de campismo, que está completamente lotado, que tem procura permanente é só uma nesgazita?... :(
Não nos venham dizer que não se arranja pelo menos uma nesga igual à que existe para dar nem que seja uma meia resposta à demanda permanente de estrangeiros que escolhem essa cidade para a conhecer permanecer uma temporada.
Um pavilhão é boa ideia e mantem o recinto dentro da sua vocação ludica e desportiva, junto à piscina, ao outro pavilhão, e aos campos de tenis. Mas não deixem o parque da forma que está que mete dó e é uma menosvalia desprestigiante!

 
At 08 dezembro, 2006 19:29, Blogger Zig said...

contraciclo:
Claro que não iria ocupar o espaço todo! Podia-se prolongar mais um pouco o parque de campismo também. Mas estamos a falar em sonhos....

 

Enviar um comentário

<< Home