domingo, 24 de dezembro de 2006

Um conto de Natal....

Era uma vez......é assim que normalmente começam os contos, os do passado. Mas como devem imaginar, é um conto sobre a minha pessoa, não sou um “era uma vez”, estou cá, bem vivo, para o bem ou o mal, que remédio tenho eu! Não vai ser um conto de lamentos e de lamúrias, não senhor. Já chega de desgraças que nos aparecem écran dentro diariamente. Hoje estamos na véspera do Natal, um dia de alegria e um dia que me traz sempre boas recordações. Na minha juventude nesse dia houve sempre uma árvore de natal, bem cheirosa, toda enfeitada com luzes, bolas, figuras natalícias e umas fitas finas de alumínio que na Alemanha se chamam Lametta. Desde muito jovem o meu pai nos habituou, a mim e aos meus três irmãos, de fazer desse dia um momento muito especial! Ajudámos sempre na preparação, a árvore cabia aos elementos masculinos da família, a comida à feminina. Depois, numa certa altura, já à noite, o momento ansiado. Que me desculpem, as prendas. Uma criança gosta de receber prendas, o espirito de Natal ainda não é entendida por essa faixa etária! Ficávamos sempre num quarto, eu mais irmãos, à espera do momento do ano. Um toque de um pequeno sino, um som muito agudo mas expressivo! Mal se ouvia esse toque, corríamos à velocidade da luz à sala de estar para ver e apreciar os presentes! Era o nosso dia, o nosso momento, o momento do ano! Penso que esse sino ainda existe, o meu pai é muito saudosista, como eu, minha nossa, que saudades....

Para quem tiver interesse, veja aqui para apreciar os vários tipos de árvores de Natal que se fazem na Alemanha.

A actualidade, claro, é totalmente diferente! O meu Natal resume-se a um dia como todos os outros, a um dia qualquer. Não me posso nem me devo queixar, fui eu que assim quis! Confesso, este ano está me a custar mais do que no ano passado! Há um ano, como foi o primeiro, houve muita gente preocupada comigo, cheguei inclusivamente a ter dois convites para passar a noite de Natal com eles. Começo a habituar-me a esse estado de coisas. Mais uma vez, não me queixo, porquê? Tenho sempre uma pessoa a apoiar-me! Uma pessoazita que do alto dos seus 14 anos se lembra sempre de mim! Ela mais a minha afilhada da mesma idade fizeram um bolo para mim acompanhada de uma pratada de arroz doce! Sabe perfeitamente que estou só nessa noite e quer que ao menos não me falte a comida! É muito tocante, podem crer! Mais logo, à noite, vou poder abrir dois presentes que ela me deu! Está lá escrito “Pai”. Essa palavra simples de três letras e escrita em P grande tem um grande significado! É sinal que há alguém que me chama assim, alguém que eu chamo de filha. É um alguém para quem vale a pena de continuar a viver, é um alguém que olha para mim vendo um exemplo para aprender a viver. Pois, não tenho sido lá um grande exemplo, espero que ela aprenda com os meus erros!

Tal como disse, nada de lamúrias, e sendo assim:

Desejo a todos os meus amigos e leitores deste blog um

Santo e Feliz Natal

e um

Excelente e Próspero Ano Novo!

2 Comments:

At 24 dezembro, 2006 22:36, Anonymous Anónimo said...

Caro Zig

...Feliz Natal...
Sei que neste momento poderiamos ter direito a pensar um pouco em nós, mas pode crer que apesar de tudo, há pessoas que estão a sofrer, muito..., e que tudo dariam para ter saúde ou que os mais chegados a tivessem. A todos nós, vós, eles
...Feliz Natal...
Ana Cristina

 
At 24 dezembro, 2006 22:51, Blogger Zig said...

Ana Cristina:
Está a dar na RTP 1 um filme do Harry Potter. Seria bom se alguém como ele aparecesse com uma varinha mágica e acabar com esse sofrimento todo....

Um Feliz Natal para si também!

 

Enviar um comentário

<< Home