sábado, 24 de junho de 2006

Piscina

Texto publicado em simultâneo aqui e na Taberna dos Inconformados.

Hoje vou escrever sobre um assunto da minha cidade de Beja, uma questão que me irrita bastante, por ser evitável.

Uma fraca imagem está a deixar o executivo camarário bejense este verão. A abertura deste ano da piscina municipal (piscina descoberta) está agendada apenas para 15 de Julho. Isto é incompreensível!
No ano passado havia uma razão de força maior, a falta de água. Este ano? Ouvi dizer que têm de mudar os filtros. Só agora se lembraram disso? É que sou frequentador assíduo destas instalações, quando estiverem abertas, claro. Faço lá diariamente uma hora de natação, depois de um dia de trabalho. A natação é das poucas actividades físicas que posso fazer, devido aos meus problemas nos joelhos. Faço caminhadas sim, mas não posso abusar. Agora a natação faço sem problemas. Normalmente perco aí ca. de 10 kg de peso, a barriga fica mais aliviada, para no inverno crescer novamente, mas adiante.
Uma fraca imagem também porque quase todas as vilas em redor de Beja já têm piscina, e já abriram há tempos. Longe vai o tempo em que Beja tinha a única piscina do distrito, até espanhóis visitaram a nossa cidade. Construída há mais de 30 anos com ajuda financeira dos alemães, que também construíram pouco antes a Base Aérea em Beja, foi durante as primeiras décadas um ex-libris da cidade, um espaço acolhedor e verde, com muitas árvores e uma relva a fazer inveja. Hoje isto tudo continua, mas sente-se falta de algum investimento. Os chuveiros são de água fria, o espaço para mudar de roupa é o mesmo desde do início, sendo apenas pintado ano pós ano. Nada comparável com a piscina que por exemplo Vidigueira tem, fica é muito longe. A mais perto seria a de Cuba, ainda não a conheço.
São todas piscinas modernas e actuais, até fica mal a Beja manter esta velhinha piscina. A não ser – a não ser – que haja uma surpresa e já exista um plano de recuperação. Talvez eu já esteja outra vez a sonhar....
Hoje ouvi rumores que a abertura foi antecipada. Alguém tem mais informações?

4 Comments:

At 24 junho, 2006 11:44, Blogger RCataluna said...

É o retrato do laxismo camarário. Não sei se vão antecipar a abertura. Não se compreende que, numa cidade com tão poucos espaços para ocupação de tempos livres, se tenham desleixado na sua abertura. É caso para dizer que a pasmaceira já chegou à piscina.

Abraço e bom fim-de-semana!

 
At 24 junho, 2006 13:47, Blogger Zig said...

rcataluna:
Bem, parece que vou carregar com a minha barriga por mais tempo do que o habitual....
Bom fds

 
At 26 junho, 2006 22:46, Blogger Unknown said...

Mais perto que Cuba ainda tens Ferreira do Alentejo que também tem piscina...bons mergulhos quando puderes claro... e eu aqui com o mar do outro lado da rua e há quase um mês que não ponho lá os pés!

 
At 27 junho, 2006 13:08, Blogger Zig said...

trequita:
Eu sei amiga, mas isto implica sempre fazer muitos quilómetros de carro, e a gasolina está cara!

 

Enviar um comentário

<< Home