sábado, 24 de junho de 2006

Ninguém....

....parece estar seguro neste momento. O caso do “serial-killer” de Santa Comba Dão está a chocar Portugal inteiro. Foi detido um suspeito destes crimes, um ex-militar da GNR. Uma pessoa muito bem vista nesta localidade, simpático e tudo isso. Mas tudo indica que matou pelo menos três jovens raparigas entre 16 e 18 anos! A TVI (para variar) até está a fazer directas para esta terra.
A população ficou estupefacta, por ser uma pessoa completamente insuspeita. Isto faz com que temos cada vez mais situações como acontecem por exemplo dos EUA, crimes de sociedades desenvolvidas, qualquer dia não se pode confiar em ninguém. É um caminho perigoso, ajudada pela habitual indiferença portuguesa, essa mentalidade de “quero lá saber, isto não é comigo”. Reforço essa ideia com a entrevista que uma jovem deu à RTP dizendo que foi contactada várias vezes por esse suspeito daqueles crimes, para se encontrar sozinha com ela. Ora, aí ela devia de ter pensado melhor. Foi na altura que desapareceu a primeira pessoa. Mas ela não quis saber. Agora e como sempre, casa assaltada – trancas à porta. Começam os “se’s”, se eu tivesse dito logo alguma coisa, mas têm medo de estarem enganados, têm medo de represálias, normal num meio pequeno como esse. A mentalidade tem que mudar em Portugal!
Na Alemanha, quando alguém vê algo suspeito, vá de telefonar logo à polícia! Claro, por vezes não há nada, só que por cá prevalece o “isto não é comigo....”

2 Comments:

At 24 junho, 2006 14:25, Anonymous Anónimo said...

A comparação entre os paises foi um pouco infeliz. Não conheço a Alemanhã nem a mentalidade alemã, mas lembrei-me do caso da mulher que tinha os filhos mas depois punha os recém nascidos nos vasos da sua casa. Foram aí uns 6 ou 7, ninguém desconfiou, ninguém alertou, ninguém...

 
At 24 junho, 2006 14:58, Blogger Zig said...

anónimo:
Não conheço este caso, mas penso que aconteceu porque ninguém viu, claro.
A comparação não é infeliz, é a única comparação que posso e sei fazer, porque conheço as duas realidades.
Não quer dizer que na Alemanha se vive melhor, estou cá por alguma razão.
Mas se exista alguma coisa melhor num outro sítio, porque não dizer e com isso melhorar a nossa vida?
Na Alemanha nem tudo o que brilha é ouro, e em Portugal também não.

 

Enviar um comentário

<< Home