quarta-feira, 14 de junho de 2006

Mais uma greve....

Muitas questões envolve esta greve de hoje dos professores, promovida pela FENPROF. O governo diz que não tem razão de ser, penso que não é bem assim. Criticam o dia escolhido, um dia entre dois feriados. Mas esse feriado era quase só em Lisboa, o de ontem. Bem, sempre ouvi dizer, que Lisboa é Portugal e o resto é paisagem. Continuando. Nisso dou razão ao governo. Os sindicatos têm essa mania de escolher uma greve num dia conveniente, para se poder fazer “ponte”. Criticável. Infelizmente isso tira a força às razões desta greve de hoje. Foi mal escolhido. Porque os professores estão cobertos de razão. Parece que a ministra de educação “atira” propostas de lei para o ar, sem saber as consequências destas leis. Por entender muito pouco sobre o que se passa numa sala de aula (um bom exemplo foi a opinião dela de meter polícias numa sala de aula com alunos problemáticos), ela “choca” as leis no seu gabinete e manda-as para fora, tipo cria mal amada. Ao ver os professores, que não têm mais nada a fazer, criticarem as leis, contradiz-se nas entrevistas que dá. Isto leva que os professores se sentem cada vez mais inseguros, não sabem como vai ser o dia de amanhã.
Claro que isto também se reflecte aos alunos. Com professores desmotivados, qual é a preparação que eles vão ter? E ainda por cima os encarregados de educação têm que dar o seu aval aos professores? Assim não dá.
Como sabem, tenho a minha filha no oitavo ano. Ela diz que há professores antipáticos. É natural. Com esse estado de coisas não sei como não há ainda mais professores assim. Mas há muitos que ensinam por gosto, ensinam por saberem que carregam uma grande responsabilidade com eles, ajudam os jovens a serem adultos. Nem todos os professores conseguem ser assim, e eu compreendo. É preciso ser-se uma pessoa forte de espírito para conseguir superar todas essas dificuldades.

6 Comments:

At 14 junho, 2006 17:42, Blogger O Chaparro said...

à mulher de césar não basta ser séria, tem de parece-lo.
greves com pontes baralham o povo sobre as verdadeiras intenções...

 
At 14 junho, 2006 22:55, Blogger Zig said...

o chaparro:
Nem mais....

 
At 14 junho, 2006 22:57, Blogger Unknown said...

Bom, este assunto diz-me respeito, mas vamos por partes,

em relação ao dia escolhido:
1- A greve tinha que ser feita quanto antes.
2 - se fosse na sexta-feira seria dito que 5a era feriado
3 - não dava para ser na semana que vem por causa dos exames de 9ºano, iriam dizer que ia-mos prejudicar os alunos e há ainda o meu caso e o de muitos colegas que estão destacados para os exames (assinei um documento em que me comprometo por minha honra a assegurar o bom funcionamento dos exames)
4 - não poderia ser na semana seguinte por causa dos exames de 6ºano
5- Nem poderia ser na última semana de aulas devido às reuniões de avaliação.
Que fique bem patente que a data escolhida, apesar de ter ficado colada ao feriado, teve como principal objectivo não prejudicar os nossos alunos.

Em termos de insegurança nas escolas, esta ministra não veio mostrar nada de novo uma vez que já trabalhei em escolas onde a polícia entrava todos os dias e assistia a aulas.

As avaliações dos pais, apesar de absurdas, não assustam ninguém!

O que realmente se passa é que esta ministra está a tentar impor uma quantidade enorme de medidas economicistas que incidem principalmente nos nossos salários!

Uma das medidas que me afecta é o facto de todos os anos em que trabalhei como contratada, e que são bastantes, não me vão contar para proguredir na carreira! ainda por cima após todos estes anos de trabalho vou ter que fazer um exame de admissão à carreira (como se não tivesse feito exames que cheguem no meu curso que foi aprovado pelo ministério da Educação!)

Desculpa
hoje excedi-me mas ando com os nervos à flor da pele!

 
At 15 junho, 2006 00:06, Blogger Zig said...

trequita:
Minha nossa, grande comentário! Deves estar mesmo chateada!

Bem, acerca da data, ficou mesmo a ideia do aproveitamento do feriado, mas com a tua explicação fiquei esclarecido.

A polícia assistia mesmo às aulas? Deve ter sido engraçado, sem ter graça nenhuma. Bem, pelo menos apreenderam lá alguma coisa? (lol)

Dizes que as avaliações pelos pais não assustam ninguém. Quem? Não têm receio que haja algum aproveitamento pela parte dos pais em se "vingar" a vocês?

Bem me parecia que as razões são economistas. Mas na educação não se pode poupar, é um grande erro. Seria uma espiral sem fim. Mau ensino, má preparação dos alunos para o futuro, futuro esse que não está assegurado para Portugal. Pior desempenho económico do país, menos dinheiro e recomeça o ciclo.

Esse realmente é o ponto que não entendo! Não sabia dessa, quer dizer, quem quer ser efectiva, e são todos, é como se não tivesse tido uma vida anterior? É como se nunca tivesse trabalhado? Realmente...

Pronto, acalma-te!

Já estás mais calma agora? Então, toma lá um graaande beijinho meu!

Bom feriado...

 
At 15 junho, 2006 00:47, Blogger Unknown said...

:) eu estou calma só fico irritada quando tudo e todos especulam acerca da minha profissão...
mais uma vez desculpa pela extensão de há pouco :)
Bjokitas e bom feriado para ti também

 
At 15 junho, 2006 00:59, Blogger Zig said...

trequita:
Sabes bem que tenho muitos amigos professores e conheço bem a vossa vida profissional.

E estás desculpada, já sabes que podes escrever aqui sempre o que quiseres!

Bjs

 

Enviar um comentário

<< Home