terça-feira, 13 de junho de 2006

Tenham vergonha!

É uma situação insustentável que envergonha as seguradoras do ramo automóvel. Explico! No meu caso pessoal, tenho um automóvel em bom estado, um Toyota Corola. Vou com ele para todo o lado, até para Alemanha se fosse necessário! Na última visita a um Centro de Inspecção de Veículos só faltou perguntarem-me o quê é que você está aqui a fazer, mas – esse automóvel já tem 20 anos. Muito bem, até aqui. Mas (cruzes canhoto) se eu tiver um acidente de viação, o caso muda radicalmente de figura. Posso não ter culpa absolutamente nenhuma, o carro vai simplesmente para o lixo.
Os acidentes mais frequentas são choques na traseira do carro, tendo normalmente o carro da frente culpa nenhuma. Ora, num caso desses, onde faça falta pará-choque, luzes traseiros e tampa da mala, mais bate-chapa e pintura, este custo ultrapassa largamente o valor comercial da viatura. O carro pode até estar em estado novo, os anos é que contam. Resultado, andar à pé! Por isso, quem tiver uma viatura antiga e a quer conservar, tenha a partir de agora cuidados redobrados ao aproximar-se a um cruzamento mesmo com prioridade, olhar também mais vezes para o espelho retrovisor principalmente na cidade, é que numa fracção de segundos se pode ficar sem carro. Sinceramente....

7 Comments:

At 13 junho, 2006 15:55, Blogger Unknown said...

Acho normal que os carros desvalorizem, pois com 20 anos são carros velhos mas ainda não são carros clássicos... Só não acho normal o valor exorbitante que uma pessoa paga pelo seguro automóvel pois em caso de acidente o seguro automóvel que andamos anos a pagar restitui-nos metade do valor do carro...

Como tudo em Portugal, isto é tudo uma grande "ciganada"...

Abraço!

 
At 13 junho, 2006 17:02, Blogger RCataluna said...

Vi essa notícia na RTP. É inqualificável. Ainda mais numa altura em que as seguradoras têm lucros astronómicos. Há 3 anos tinha um carro de 1987... só para fazer um seguro era uma aflição. Muitas seguradoras recusavam...

Abraço!

 
At 13 junho, 2006 17:50, Blogger Zig said...

o restaurador:
É normal desvalorizarem, mas cada carro é um carro. O meu está melhor do que muitos com metade de idade, mas isso para eles não conta.

O seguro, comparado com os vencimentos em Portugal, é caro. Devia de haver mais percentagem de bónus para assegurados sem acidentes, como acontece por exemplo na Alemanha. Lá o bónus chega aos 80 porcento.

Fazem grandes lucros, mas no entanto estão sempre a chorar e a querer lixar a gente.

rcataluna:
Hoje em dia é um caso sério para arranjar um seguro automóvel, principalmente quando se é jovem.
O mau comportamento de alguns reflecte-se a todos.

Vou ter que fazer um novo seguro para o carro da associação, a ver vamos.

 
At 14 junho, 2006 11:34, Blogger Francisco said...

A questão dos automóveis clássicos é pertinente.
Não sei se existe cláusula especial para estes casos, aquando da assinatura do contrato de seguro.
Nem sei se em alguma parte está definida a qualidade de "clássico" ou se trata apenas de um carro com "X" anos de matrícula.
Ainda por cima, o que é clássico para alguns é um carro velho para outros, e vice-versa.
Em caso de acidente, mesmo pequeno, o que acontecerá a um carro sem valor comercial (encarando as coisas friamente), sabendo que esse carro tem 30 anos?
Vai para a sucata, mesmo que a reparação seja de, por exemplo, 1000 euros?
Essa reparação é suportada pelo proprietário que, mesmo não tendo culpa, se recusa a mandar o carro para a sucata?
É que o carro pode não ter valor comercial e ter custado 5000 euros no mercado de clássicos. Ou pode, por outro lado, ser uma "jóia de família" de valor incalculável...
Esta lei, se for aprovada, é cega quanto aos direitos dos consumidores, salvaguardando apenas os interesses das seguradoras.
Outra questão: um carro que é dado como perdido porque vale, p.ex. 2000 euros e tem uma reparação de 2500 euros é efectivamente desmantelado, ou servirá para que seja reparado por alguém que fique com ele (por exemplo, o mecânico)?
É que, apesar de a reparação ser cara, pode tratar-se apenas de um "toque" e o carro, depois de reparado, fica em bom estado...

 
At 14 junho, 2006 12:22, Blogger Zig said...

chico:
São várias questões, e é como dizes, esta lei beneficia apenas os seguradores.
Mas não é de agora, os problemas com eles. Em 1987 tive um grave acidente no cruzamento onde agora se situa o ginásio do Clube de Judo. Não tive culpa, e o culpado tinha um seguro contra todos os riscos, portanto sem problemas. Bem, o carro levou 15 meses (!) a ser reparado, muito por culpa do atraso do pagamento do seguro (1100 Contos).
Se isto me acontecer hoje, claro que o carro não tinha reparação. Ficava com um monte de chapa torcida e pouco mais. Tenho amigos mecânicos que me podiam ajudar, podia comprar as peças com desconto etc. Mas esse tempo, até o carro ser reparado tinha que andar a pé. É assim...

 
At 16 junho, 2006 23:48, Blogger Unknown said...

Amigo Zig,
Infelizmente as seguradoras são assim mesmo, mas há uma clausula que os obriga a dar o valor do carro ou o bem identico, quase ninguém aplica isto quando os carros são antigos, mas todos podemos obrigar a seguradora a dar um carro identico ao que foi perdido e não o valor dele.
Se eles acham que determinado carro vale um determinado valor, então fiquem com esse valor e reponham o bem identico.

 
At 18 junho, 2006 21:59, Blogger Zig said...

cruzeiro:
Só agora vi esse teu comentário, sorry!
Essa cláusula é uma daquelas de esticar para onde eles querem. Eles bem sabem, se quiséssemos ir ao tribunal, tem custos e demora muito. Por isso só nos resta aceitar a decisão deles.

 

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