domingo, 12 de junho de 2005

Calado

Como sabem, todos os dias aparecem pessoas que não aproveitaram de terem ficado calados. Hoje foi João Cravinho. Falou sobre a mais que justificada resposta de Bagão Félix sobre a tal previsão do défice de 6.83%. Acho engraçado que a maior crítica que João Cravinho fez foi sobre o facto de Bagão Félix ter se pronunciado. Ou seja, um dos maiores visados do “deslizamento” do défice nem sequer tem direito de resposta, nem sequer se pode pronunciar. Mas foi precisamente João Cravinho que no governo de Guterres ajudou a agravar o défice. Daí a minha opinião de que ele não aproveitou uma belíssima oportunidade de ter ficado calado.
Fiquei chocado mas não surpreendido quando ouvi a notícia que ca. de 500 jovens assaltaram a praia de Carcavelos. Estava-se mesmo a ver. É um problema que não é de agora, mas sim vem de antes. É a criação de “guetos” nas cidades que geram violência, são os filmes de desenhos animados violentos que as crianças desde pequeno vêm, é o mundo de glamour que a publicidade nos quer vender do qual os mais pobres também querem fazer parte, a falta de policiamento eficaz e outras razões.
Hoje fiz no maior calor uma caminhada de ca. de 10 km na “minha aldeia” Corte Gafo de Baixo. Arranquei como sempre com a minha cadelinha “Nani”, mas ela não aguentou. Tive de voltar com ela e deixá-la na aldeia. Já tinha feito caminhadas com este calor no ano passado, mas este ano, com a falta de chuva, parece que o ar é mais seco e assim custa mais. É o Alentejo profundo, como o saudoso Cavaco Silva uma vez disse.