O novo Chip na matrícula - questões e respostas
Para quem tem dúvidas de como é que será e para quê serve o novo chip na matrícula, ficam aqui todas as respostas a essa questão:
""Conheça como funciona, quanto custa, onde adquirir, quando entra em vigor e quais as multas!
O 'chip' da polémica, afinal, não vai ser um 'chip', mas sim um pequeno aparelho que se coloca no pára-brisas do carro. Surpreso? É natural. É que a polémica acerca do novo instrumento de pagamento de portagens, agora criado pelo Governo, tem deixado muita informação prática por explicar. Para dar uma primeira ajuda, e ficar a saber tudo sobre o 'chip' - que não o é - o Diário Económico enviou várias questões práticas ao Ministério das Obras Públicas. Aqui ficam todas as respostas.
1. QUEM VAI TER DE USAR O 'CHIP'?
Todos os proprietários de veículos automóveis, reboques, motociclos e triciclos autorizados a circular em auto-estradas e vias equiparadas têm que instalar o Dispositivo Electrónico de Matrícula (DEM) nos respectivos carros.
2. QUANTO VAI CUSTAR?
O DEM vai ser gratuito nos primeiros seis meses (o prazo conta a partir da entrada em vigor da Portaria, daqui a dois meses, mais ou menos). Depois, o preço irá de dez a 15 euros.
3. QUANDO ENTRA EM FUNCIONAMENTO?
Entra em funcionamento após a publicação da Portaria Regulamentar. Na prática, é dado um ano para a adaptação de todos os carros, sendo que só nos primeiros seis meses o dispositivo será gratuito.
4. QUEM O INSTALARÁ NOS CARROS?
Os proprietários ou respectivos titulares, no caso dos carros em circulação (à semelhança do que acontece com a Via Verde). No caso de carros novos, a responsabilidade é dos representantes oficiais das marcas (quer isto dizer que um carro novo já traz o DEM).
5. QUE PENALIZAÇÕES ESTÃO PREVISTAS NA LEI?
A não existência do DEM na viatura, a partir do momento em que se torne obrigatório (um ano após a entrada em vigor da Portaria Regulamentar), equivale para efeitos do Código da Estrada à ausência da chapa de matrícula - com multas de 600 a 3000 euros.
6. COMO FUNCIONA? É COMO A VIA VERDE?
O DEM é um identificador electrónico que adopta um formato e uma tecnologia em tudo semelhantes ao conhecido identificador Via Verde. Os princípios de funcionamento são em tudo semelhantes aos princípios de cobrança electrónica através da Via Verde, mas adoptando um conjunto de regras suplementares que garantem o anonimato do utente, se este assim o entender.
7. SERVE NAS PORTAGENS NORMAIS?
Sim. Com este dispositivo poderão pagar-se todas as portagens, recorrendo à via reservada à cobrança electrónica.
8. QUEM FISCALIZARÁ A UTILIZAÇÃO?
As autoridades policiais fiscalizarão, nos termos do Código da Estrada, a instalação do aparelho nos carros. Nas inspecções periódicas, os Centros de Inspecção Técnica de Veículos controlarão o funcionamento técnico do aparelho.
9. QUEM VAI PRODUZIR O 'CHIP'?
Os DEM serão produzidos pelas entidades que já fazem os dispositivos da Via Verde e similares. Não está excluída a possibilidade de produção nacional do DEM.
10. E QUEM, E ONDE, SE COMERCIALIZA?
Será distribuído pelas entidades de cobrança de portagem (tipo Via Verde) e pelos CTT no caso dos carros em circulação. No caso de automóveis novos serão os representantes oficiais das marcas a adquiri-los.
11. OS QUE JÁ TÊM VIA VERDE TAMBÉM SÃO OBRIGADOS A INSTALAR UM 'CHIP'?
Se o titular do contrato Via Verde não se opuser, o seu identificador será convertido automaticamente em dispositivo electrónico de matrícula.
12. AS AUTO-ESTRADAS DEIXAM DE TER PORTAGEIROS?
As auto-estradas continuarão a ter portageiros como até aqui.""
Recebido por mail
Na minha mania de "certinho" fica apenas uma pequena mas significativa questão: Os que nunca se metem em auto-estradas também são obrigados a usar esse novo dispositivo?
.
Adenda:
Para ler notícias actualizadas sobre o tema clicar aqui
.
Etiquetas: Informação útil
10 Comments:
Até que enfim, informações sobre o Chip. Vou divulgar a informação no Já chegámos.
Abraço!
RCataluna:
É verdade, já não era sem tempo. Mas, não te admires se essas indicações sofrerem mais actualizações...;)
Essa questão dos portageiros é realmente boa... Se nas chamadas SCUTS eles não são necessários, já se instalam as portagens electrónicas, por exemplo, perto de Aveiro na A25. Claro que se eu fosse portageiro começava a preparar o meu futuro desemprego. "A extinção do posto de trabalho" é um motivo suficiente para despedimentos colectivos. Quem é que tendo esse dispositivo não vai utilizar a via verde? se este já vai ser usado nas outras portagens das SCUTS.
Mais um negócio entre uma grande empresa BRISA que se farta de dar lucros e o este governo do PS, maravilhoso para os accionistas e pobreza para as famílias dos portageiros, pois os únicos que terão de usar a portagem normal serão os automóveis de matricula estranjeira, eu também vou querer um, já agora, pois só serão fiscalizados os tristes e pobres PORTUGUESES
João:
Infelizmente muitas vezes as novas tecnologias são contra os trabalhadores, a tendência é substituir a força humana por máquinas, já há décadas é assim...
E os estrangeiros vão andar Às nossas custas? pelo que tenho reparado onde estão a colocar os porticos não tem zona de portagem normal.
e quem não tiver conta bancária ??
é mais uma para nos sacarem algum
obrigado pelo artigo .
Hugo Vaz
Obrigado eu pelo comentário!
Já escrevi este texto há algum tempo, certamente que esse tema vai estar no auge mais pelo fim do ano e, certamente que vai ser adiado à boa maneira portuguesa :)
boas ainda bem que colocaram este artigo, sera que não nos vão começar a aparecer multas sem sabermos de onde os sera que vamos pagar duas veses as portagens se pagarmos em numerario e depois na comta bancaria no caso de a (ter) UM Abraço DE H.R. de Aveiro
boas ainda bem que colocaram este artigo, sera que não nos vão começar a aparecer multas sem sabermos de onde os sera que vamos pagar duas veses as portagens se pagarmos em numerario e depois na comta bancaria no caso de a (ter) UM Abraço DE H.R. de Aveiro
Os vossos comentários são bastante pertinentes:será que não vamos ser "comidos" através de multas,duplas cobranças,etc? E os estrangeiros,vão continuar a contribuir p/ a riqueza do Estado(salvo seja!),pq o Estado não os vai a obrigar a comprar o dispositivo...RR
RR:
De facto, muitas questões estão ainda abertas...;)
Enviar um comentário
<< Home