quarta-feira, 9 de junho de 2010

O famoso chip das matrículas (DEM) - com adendas

Chip, chipi ou chipe; de, da ou das matrículas; chamam-lhe o que quiserem! O certo é que muitos automobilistas andam “aos papéis”, digo isso porque este blog tem “sofrido” um grande aumento das visitas “graças” a um artigo que escrevi em Fevereiro do ano passado, altura em que este “papão” esteve pela primeira vez na boca de toda a gente! Desde então, muito se tem falado e especulado sobre este identificador electrónico, chamado desde sendo útil a nova escravatura e instrumento de controlo do estado!

Seja como for, em vez da na altura tão anunciada obrigatoriedade para todos os veículos já a partir de 2010, a situação actual é bem mais simples! Simples para os “não-afectados”, pois claro, já que, apenas e só aqueles que irão circular nos assim chamados scuts agora “afectados” pelo “vírus” deste chip o vão realmente necessitar, e, já a partir de Julho, um pouco à pressa, portanto, e para variar! Mas, para “aliviar” a coisa haverá nessas ditas auto-estradas sem custos para o utilizador alguns troços isentos de portagem, troços que irão ser anunciados oficialmente em breve.

Agora, o mais importante. Os que já têm um dispositivo da Via Verde instalado no seu veículo não vão necessitar de adquirir este chip. O novo dispositivo irá estar à venda, tanto quanto se sabe até agora, nos balcões dos CTT e dessa mesma Via Verde.

Claro, inúmeras questões estão ainda em aberto! Os carros com matrícula estrangeira, cidadãos portugueses sem conta bancária, porque só no Norte e não no Centro ou Sul de Portugal, etc, etc, etc. Ou seja, muito ainda se vai ouvir falar sobre o assunto nos próximos dias...
.
Adenda 20 Junho

A acreditar nos noticiários, esse novo chip, agora designado como “Dispositivo Electrónico de Matrícula” (DEM), pode ser reservado a partir de amanhã, dia 21 de Junho, nos balcões da Via Verde, dos CTT ou via internet (portal dos CTT). O custo será de 25 Euros que converte na íntegra nas viagens nessas SCUT.

Mais informações neste link.
.
Adenda 24 Junho

A Assembleia de República revogou o uso deste DEM, ou, por outras palavras, não autoriza o uso do chip como forma de controlo de pagamento nos Scut’s em causa a partir de 1 de Julho. Neste momento se está num impasse, não se sabe se a portagem vai avançar, ou não!
.

Etiquetas: ,

3 Comments:

At 14 junho, 2010 18:25, Anonymous Anónimo said...

Isto é uma discriminação ao norte do Pais

 
At 18 junho, 2010 23:35, Anonymous Anónimo said...

o socrates k meta o chip pelo cu a cima!!!!!!!!!

 
At 20 junho, 2010 20:53, Blogger Zig said...

Anónimos:

Peço contenção nos comentários ;)

 

Enviar um comentário

<< Home