Opinião...
...do veterinário André Cláudio do Hospital Veterinário do Baixo Alentejo – Animália, na edição 132 do jornal semanal bejense Correio Alentejo:
Construção do Canil Intermunicipal de Beja
No início do corrente ano foi anunciada a construção do Canil Intermunicipal da Associação de Municípios Alentejanos para a Gestão do Ambiente (AMALGA), que servirá os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Moura, Ourique e Serpa.
O objectivo desta infra-estrutura será a diminuição do número de animais errantes nestes concelhos, que põem em causa a saúde e segurança pública.
Chamamos a atenção para a necessidade de, no planeamento e atribuição de tarefas a desempenhar pelo Canil Intermunicipal (CI) ser imprescindível a inclusão de um centro de adopção com uma gestão cuidada e bem divulgada, para que os animais capturados, não reclamados e em boas condições de saúde, possam ter acesso a uma nova família, escapando ao abate nos prazos previstos por lei.
Existem nestes concelhos por demais pessoas que exercem diariamente funções voluntárias de auxílio e socorro a animais abandonados, não devendo estas ser esquecidas no momento em que for estruturado o funcionamento do referido equipamento, pois serão estas que melhor conhecem a realidade “no terreno”.
Só com essa preocupação e com princípios de funcionamento centrados na preservação a todo o custo do bem-estar e dignidade animal, poderemos ter com este futuro equipamento algo mais que um centro de captura, recepção e abate de animais abandonados, um local de que todos nos orgulhemos. Existem muitos CI´s com funções semelhantes no país e no estrangeiro e falaremos sobre os bons exemplos que poderemos seguir em próximas edições desta crónica.
Cinco hábitos para manter o seu cão saudável:
1. Exames físicos regulares: visite o seu veterinário frequentemente para exames de rotina. Como os cães envelhecem muito mais rápido que nós, exames anuais podem ajudar a identificar problemas precocemente. Observe e informe os seu veterinário sobre qualquer alteração na vitalidade, apetite ou comportamento do seu animal, quando começou e o que o pode ter despoletado.
2. Escove o seu animal regularmente: escovando o seu animal pelo menos uma vez por semana, ajudará a retirar o pêlo morto (é menos esse que fica na sua carpete ou sofá), estimulando a circulação cutânea. O acto da escovagem é também um bom momento para tomar nota de nódulos, lesões cutâneas ou perda anormal de pêlo.
3. Escove os dentes do seu cão: a ideia pode parecer-lhe tão ridícula como pareceria a uma pessoa do século XIX a sugestão de escovar os próprios dentes, sendo hoje um hábito de higiene imprescindível. Escovar os dentes do seu cão não é difícil e vai evitar as doenças das gengivas, formação de tártaro, mau hálito e perda precoce de dentes. De recordar também que uma boca em mau estado pode espalhar infecção para outros órgão do animal.
4. Encoraje o exercício: o exercício ajuda a manter o tónus muscular, melhora o funcionamento do sistema cardiovascular e digestivo e melhora o comportamento dos animais. Caminhe, brinque ou corra com o seu animal pelo menos uma a duas vezes por dia. Aproveite e faça exercício também!
5. Providencie-lhe uma boa alimentação: passamos do paradigma de que “restos não são um alimentação saudável” para a certeza de que deve alimentar o seu animal com uma ração seca pelo menos de qualidade média, numa quantidade adequada ao seu nível de actividade e idade. Lembre-se que se lhe der uma ração de boa qualidade, não precisa gastar mais dinheiro em suplementos de vitaminas e cálcio.
4 Comments:
Boa!!!
van dog:
:)
Acho que foi na sequência desta notícia que o pobre do Boss sofreu uma tentativa de lhe lavarem os dentes... ;)
van dog:
Imagino a cena! Pobre do Boss! Sorte vossa que ainda não inventaram dentistas para canídeos...
Enviar um comentário
<< Home