quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Opinião

Mais um excelente texto da autoria do veterinário André Cláudio do Hospital Veterinário do Baixo Alentejo Animália, publicado na última edição do jornal semanal bejense Correio Alentejo. Desta vez, o André dá opiniões e soluções sobre como acalmar gatos com comportamentos agressivos.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Dentadas e arranhadelas e outras agressões

Precisará de fazer algum trabalho de detective para perceber o que está a fazer com o que o seu gato o morda e/ou arranhe. A agressão pode ter várias formas e a solução depende da causa, que pode ser:

Medo ou dor.
Se o seu gato está debater-se consigo, o melhor é deixá-lo em paz e tentar perceber o problema subjacente. Um gato com medo ou dor, tem as orelhas baixas, encostadas à cabeça, o seu corpo em postura defensiva junto ao chão e as garras prontas a “usar”. Este gato está a dizer-lhe “não te aproximes de mim”. Deve deixá-lo acalmar-se. Se achar que se trata de dor, deve levá-lo ao seu veterinário para perceber a origem da mesma. Se for medo a causa da agressividade tente perceber e corrigir a origem desse medo. Vá com calma, não pressione nem tente lutar com o seu gato porque vai perder.

Estimulação excessiva.
Você está a fazer festas ao seu gato e, sem razão aparente, ele dá-lhe uma dentada e foge. Percebe-se que não é um ataque pleno, mas assusta e pode magoar. O que deve fazer? No imediato não faça nada, não lute com ele nem puxe a sua mão. Faça barulho com a outra mão (que muitas vezes o assusta) ou espere que ele se acalme e o liberte. Muitas vezes os proprietários de gatos dizem que estes ataques vêem sem aviso, mas na maioria dos casos é possível identificar os sinais de que o gato está “farto” de mimos: a cauda é a chave – se começar a ver a cauda a bater nervosamente está na hora de parar. A partir daí vá tentando aumentar a tolerância do seu gato, mas não ultrapasse o “ponto de ataque”. Muitas vezes estes ataques “Já chega!” surgem quando faz festinhas na barriga. Não esqueça que esta é uma zona muito sensível para os gatos e alguns machos ficam excitados e mordem quando são acariciados nessa área pois morder faz parte da cópula felina.

Agressão de jogo.
Também magoa quando o seu gato faz aquela emboscada às suas pernas. Nesse caso está apenas a brincar. Precisa de aumentar as condições para que ele possa gastar essa energia em brinquedos apropriados e não no seu corpo. Faça-o saber que ataques às suas mãos ou pernas não são permitidos, utilizando um spray com água ou uma buzina de ar.

Agressão redirigida.
Já alguma vez descarregou a sua raiva em alguém que não tinha culpa nenhuma, só porque estava ali à mão? O seu gato está à janela a ver um intruso no quintal. Está nervoso e não pode ou tem medo de o atacar. Você vai tentar acalmá-lo e leva uma arranhadela. A melhor forma de evitar este comportamento é evitar as visitas indesejadas no seu quintal.

Como vê, um gato não é um cão que mia e existem muitas especifidades comportamentais que não podemos compreender fazendo a transposição do comportamento canino, que regra geral, conhecemos melhor.
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

A acreditar numa notícia publicada no blog Praça da República, no sábado, dia 4 de Outubro (Dia do Animal) todos os animais que comparecem com os seus respectivos donos nas instalações deste acima referido hospital entre às 10 e às 13 horas terão uma oferta especial!

2 Comments:

At 02 outubro, 2008 01:26, Blogger Van Dog said...

Que bom!! Uma ajuda para compreender um pouco melhor a maluca da Lili... :)

 
At 02 outubro, 2008 09:57, Blogger Zig said...

van dog:

De facto, os gatos são bichinhos bastante imprevisíveis...

 

Enviar um comentário

<< Home