terça-feira, 15 de julho de 2008

Relatório Campanha Esterilização

Como aqui anunciado e já várias vezes falado, realizou-se no distrito de Beja uma campanha de esterilização, inicialmente aberta para todos os donos de animais (cães e gatos) que pretendiam sujeitar o seu amiguinho a essa intervenção. Inicialmente, porque para um previsível grande fluxo de animais era necessário mais do que um dia, estavam previstos dois a três. Por razões profissionais, a veterinária responsável só pude ficar 4 dias, em vez dos 5 ou 6.

Foi uma junção de várias entidades, de várias pessoas para que uma grande campanha dessas se podia realizar! Maioritariamente organizado pela nossa colega e minha conterrânea Gabi, ela não poupou esforços para carregar com tudo e mais alguma coisa para as várias localidades desta campanha, além de ter contactado várias vezes com as pessoas interessadas. Já lá vamos.

Como também já tinha aqui dito, a veterinária responsável vive actualmente em Espanha e deslocou-se a Beja na quinta-feira à noite. Teve a ajuda de um veterinário alemão que a auxiliava nas operações, pelo menos em Beja. E como uma acção dessas tem custos, e lá vamos aos “implicados vários”, se conseguiu reunir de várias partes uma considerável soma para a sua realização. Foram a Viva la Hund, a ACAB e várias pessoas anónimas.

Tudo começou na quinta-feira em que a caravana (não, não essa!) se deslocou até Ourique onde se situa um canil de nome “Os Rafeiritos do Alentejo”, canil que se depara com grandes dificuldades. Nesse dia, essa veterinária esterilizou 23 cães, 2 gatos e efectuou 3 operações para retirar tumores! Sexta-feira foi a vez do nosso canil, a primeira foto foi tirada nesse lugar onde a veterinária municipal Linda Rosa amavelmente disponibilizou as suas instalações nesse lugar para que esse dia pudesse correr da melhor forma. Na sexta-feira o saldo foi de 19 animais. As pessoas na foto são, para além da veterinária “operante”, a Dr.ª Margarida da clínica veterinária Portas de Beja e um colega seu, para além do nosso funcionário Carlos Maia.


O sábado foi o dia mais agitado! A partir das 9 e meia da manhã se abriram as hostilidades. Sei disso porque foi o único dia em que participei mais activamente para ir buscar e posteriormente levar 5 cadelas de Beja, Penedo Gordo e Cuba com a nossa carrinha. Foi, portanto, também o dia em que foram operados os animais cujos donos ouviram falar dessa campanha através da divulgação dos flyers e cartazes, da responsabilidade da ACAB. Infelizmente, como já tinha dito, esse dia aberto a todos os interessados teve que ficar por aqui, por um só dia, devida à impossibilidade da veterinária em poder ficar mais tempo. Já tinha garantido o apoio da Rádio Voz da Planície e do Diário Alentejo para a divulgação da campanha, apoio que agradeço, mas infelizmente não foi necessário! Mesmo assim, no sábado se esterilizaram 17 cães e 10 gatos (para simplificar, vou somando cadelas e cães, gatos e gatas). Resta só (last, but not least!) agradecer a disponibilidade do Dr. Mira para nos ceder as suas instalações para este dia!

O último dia foi algo diferente porque essa veterinária da nacionalidade russa não está só preocupada em ganhar dinheiro e “despachar” um maior número de animais possível! Neste dia do Senhor, deu aulas a duas veterinárias interessadas no seu método de operar, um método por ela desenvolvido e bastante rápido mas simultaneamente seguro. Além disso, os animais maioritariamente não necessitam de um tratamento posterior, já que é administrado um antibiótico na operação e o fio utilizado nessa intervenção é absorvido pelo organismo do animal. Embora que fossem esterilizados nesse dia “apenas” 12 cães e um gato, esse dia serviu para ensinar essa louvável prática a duas outras veterinárias, uma dessa localidade alentejana (à direita) e uma de Peniche (à esquerda), que, se possível, quer publicar no jornal Expresso um artigo sobre esta campanha do último fim-de-semana.

4 Comments:

At 15 julho, 2008 23:56, Blogger Van Dog said...

Quer dizer que foi um verdadeiro sucesso!

 
At 16 julho, 2008 10:44, Blogger Zig said...

van dog:

Penso que sim! Foram esterilizados, no total, 84 animais!

Mas, não te dá arrepios ver um dos teus colegas ali deitado? É que, não foram só esterilizados (ou capados, como se diz no Alentejo) cadelas, mas também cães...

 
At 16 julho, 2008 21:14, Blogger Van Dog said...

aiaiai... ;)

Ouvi uma vez essa veterinária de Peniche falar. Fiquei convencido que se houvesse mais veterinários municipais como ela, este país seria muito, mas muito melhor...

 
At 16 julho, 2008 22:08, Blogger Zig said...

van dog:

Pois, e tu, se não te portares bem vou dizer ao teu dono para ir a uma clínica veterinária, ou então, inscrever-te numa acção dessas ;)

Brincadeiras à parte! Não a conheço pessoalmente, mas deve ser uma pessoa muito interessada no que faz, para viajar de propósito até ao Alentejo para apreender mais sobre este tipo de operações!

 

Enviar um comentário

<< Home