quarta-feira, 16 de abril de 2008

Voz


Hoje se dá voz à voz, hoje é o dia designado como Dia Mundial da Voz. A voz talvez seja o órgão do nosso corpo que mais responsabilidade tem de que sejamos considerados seres racionais, é o que mais nos distingue dos seres (considerados) irracionais, como por exemplo, do cão. Claro que esse animal também tem a sua voz, no entanto, usa-a “apenas” para ladrar, ganir ou uivar. Por outras palavras, em tempos, alguém de bom (?) senso atribuiu ao ser humano a capacidade de, juntamente com o seu cérebro, desenvolver essa voz até conseguir expressar palavras e conseguir comunicar entre exemplares da mesma espécie, claro, sempre e só se eles (nós) assim o desejarem...

Essa mesma (nossa) voz não serve apenas para falar, também é utilizada para cantar. Há todo o tipo de cânticos, desde dos mais primitivos sons dos nossos antepassados utilizados maioritariamente em ocasiões rituais, passando pela música popular tanto hoje como no passado recente até à vertente máxima, ao assim designado cante clássico (ou erudita). Nessas duas últimas vertentes, até há pessoas que fazem desta sua voz a sua profissão, os assim designados cantores. Uns o conseguem (cantam) muito bem mas não conseguem ter um digno proveito deste seu talento (...) e outros, aproveitando-se muitas vezes de certas circunstâncias (certas e determinadas vitaminas...), vivem muito bem desta sua, digamos, “veia artística”.

Essa voz é como outro órgão qualquer, requer certos e determinados cuidados. Também ali se aplica a expressão – tudo o que é em excesso prejudica. Gritar desalmadamente, beber álcool excessivamente e por tempo prolongado e claro, fumar, tudo pode afectar essa voz de uma forma negativa. Uma das partes dessa nossa voz, a laringe, é mesmo a “peça” mais afectada nesses excessos, podendo até “adquirir” cancro, muitas vezes resultado de uma infecção mal curada.

Bem, falta só falar um pouco da minha pessoa! Como sabem, tenho a mania de saber cantar! Nunca só (e muito menos mal acompanhado), apenas sei cantar (e mal...) em conjunto com outras (muitas) pessoas, num assim designado coro. Mesmo ali, é necessário cantar com algumas regras, como respirar durante esses cânticos apenas com o diafragma (para os menos entendidos nessa matéria: a barriga), ter uma expiração controlada por esse mesmo diafragma durante esse cante (senão, os cânticos se acabam logo após poucos segundos) e por fim, e só para listar as regras básicas, não cantar com o som produzido na ponta dos lábios mas sim, mais para trás, ou melhor, o mais para dentro do corpo possível, para utilizar uma linguagem mais fácil (também não o sei explicar melhor...!).

Voltando ao coro. Ali temos uma aprendizagem contínua de como cantar. Constantemente, o nosso maestro nos avisa sobre o que não devíamos fazer e nos ensina de como o fazer (o cante) de uma forma correcta. Há uns anos, tivemos a honra em ter tido lá nesse nosso coro aulas sobre técnicas de cante através de uma consagrada professora dessa área. No ano passado tive a honra em frequentar um workshop sobre a voz onde aprendi bastante sobre esse importante órgão do corpo humano. Devo dizer, desde que frequentei esse excelente workshop, nunca mais tive a mais pequena rouquidão na minha voz, mesmo durante as minhas bastante frequentes constipações! Bem, agora só falta o essencial, aprender mesmo a cantar para finalmente poder dizer: Sim! Sei cantar!

8 Comments:

At 16 abril, 2008 22:33, Blogger Van Dog said...

Irracionais??? Quem???
(ah, desculpa, vi agora o "considerados"... :)

 
At 17 abril, 2008 00:00, Blogger Zig said...

van dog:

Naturalmente e logicamente, quando estava a escrever esta frase estava a pensar em ti... :)

 
At 17 abril, 2008 00:47, Blogger noctivaga said...

workshop na casa da cultura? Foi bom sim senhor.

 
At 17 abril, 2008 00:53, Blogger Zig said...

noctivaga:

...foi bom em todos os sentidos :)

 
At 17 abril, 2008 22:19, Blogger noctivaga said...

Querem ver que se apaixonou por alguma das vozes do workshop ? :):):)

 
At 18 abril, 2008 00:56, Blogger Zig said...

noctivaga:

Pois...era a "voz" principal, mas isso é uma (já) longa história, ainda sem final à vista, pelo menos (só?) na minha cabeça...;)

 
At 21 abril, 2008 02:33, Blogger noctivaga said...

Grande novidade que me conta. Desconhecia quem lhe magoava tanto o coração. Conheço a pessoa em causa e tenho dela as melhores impressões.Não desista.

 
At 21 abril, 2008 10:18, Blogger Zig said...

noctivaga:

Os meus amigos dizem para eu desistir pela razão que bem sabes qual é. Para mais, já há muito tempo podia estar com uma outra mulher, mas isso seria mentir a mim mesmo, mentir aos meus sentimentos. Sou assim, não há nada a fazer...;)

E, de facto, ela é uma pessoa excelente, fascinante, bonita (não há adjectivos que a descrevam!)

 

Enviar um comentário

<< Home