terça-feira, 15 de abril de 2008

Conselho Municipal da Cultura

Participei hoje na primeira convocatória do recém-criado Conselho Municipal da Cultura que reuniu há pouco no Auditório da Biblioteca Municipal de Beja. Convidados a participar nesse conselho foram todas as entidades culturais da região, que são mais do que 100! Responderam positivamente à essa convocatória pouco mais de 50, mas apenas (pelas minhas contas) cerca de 30 entidades efectivamente compareceram à essa primeira reunião.

Essa primeira convocatória foi presidida pelo Presidente da Câmara de Beja, Francisco Santos que, para quem não sabe, também é detentor do pelouro da cultura na nossa CM. Ele deu o mote à uma discussão, em meu ver, bastante interessante. Na mesa se encontrava também o mentor dessa ideia inovadora, o Dr. Murteira (director do nosso Pax Julia) para além de um vereador cujo nome não me recordo, as minhas desculpas!

Dadas algumas informações sobre este conselho, votou-se na única lista apresentada para o secretariado do mesmo, no qual consta o nosso Coro de Câmara de Beja como suplente, representado (dignamente) pela minha pessoa. A seguir, discutiu-se em forma de pergunta/sugestão – resposta o calendário cultural deste ano. Muita gente deu a sua opinião, respondido prontamente pelos elementos da mesa, maioritariamente por Francisco Santos. Também dei uma opinião minha nessa primeira reunião desse novo órgão cultural bejense! Disse o que costumo escrever aqui no meu blog, ou seja: para quê é que servem os eventos se ninguém sabe se existem? Debato-me (e sempre o farei) pela divulgação dos eventos culturais existentes na nossa zona! Falei também do site da CMB que está bastante desactualizado. Já está um pouco melhor, é certo, mas ainda há um longo caminho a percorrer! Mais tarde, após outras intervenções no mesmo sentido, se falou da necessidade em criar um site que engloba todos os eventos do distrito. Espero que seja desta!

Das várias vertentes culturais existentes no Baixo Alentejo falou-se bastante de uma que faz a nossa região conhecida pelo país fora: o cante alentejano. Muitos defenderam que se devia de dar mais atenção a essa arte, criar um centro próprio desse cante, fazer concursos como se fazia antigamente, etc. Infelizmente se falou pouco ou quase nada de uma outra arte bastante digna: o teatro! Embora estivessem presentes na sala representantes de vários grupos teatrais, ninguém tocou directamente no assunto! Estará tudo bem nessa área? Não creio! Mas como disse, essa foi apenas a primeira de muitas reuniões desse conselho, haverá certamente tempo e oportunidades para falar sobre teatro e outras áreas culturais!

Resumindo: Achei bastante positiva e proveitosa essa reunião. Curiosamente ninguém falou directamente dos apoios monetários, o que em meu ver é positivo. Ou seja, primeiro a cultura, depois o financiamento. Acho bem! Agora, o que é preciso é aproveitar da melhor forma tudo o que foi dito nessa reunião e continuar com esse conselho. Por último, e para mim talvez um dos aspectos mais relevantes, a política devia de ficar de fora nesse conselho. Certo e lógico, muitas pessoas representam ali um partido, a começar pelo próprio Presidente da CM. Mas, eles existem, eles foram eleitos ou designados para esse fim. Por outras palavras e popularmente falando, os que lá estão são os que têm que mandar. Digo, para (finalmente) finalizar, uma coisa é a cultura, a outra é a política! E na cultura, a política tem que ficar de fora! Por isso, espero que todas as entidades da região arregaçam as mangas e promovem essa mesma cultura, que dêem uma boa continuidade a tudo o que foi dito esta noite!

11 Comments:

At 15 abril, 2008 01:04, Blogger H said...

Finalmente, começou a funcionar!
Tenho alguns reparos que irei calar, para sublinhar o que me parece mais pertinente: como era bom conseguírem separar a política da cultura...

 
At 15 abril, 2008 10:08, Blogger Zig said...

h:

Só será possível se todos trabalharem nesse sentido!

 
At 15 abril, 2008 14:26, Blogger H said...

@Zig - num acto de cruel falta de respeito e vergonha, sem a menor consideração "roubei" este post e fiz link...

 
At 15 abril, 2008 15:15, Blogger Zig said...

h:

Ó amigo, estás à vontade para me roubar o que quiseres. Eu sei perfeitamente o que é quando não apetece escrever, hehehe!

Já agora, podias roubar aqui também o cartaz da nossa campanha no próximo sábado e colocá-lo no teu blog. Toda a publicidade é benvinda!

 
At 15 abril, 2008 20:10, Blogger Van Dog said...

Boa! Parece um bom caminho!

 
At 15 abril, 2008 21:42, Blogger H said...

@zig - não apenas ando sem tempo/disposição para escrever, como o texto diz tudo!
Sobre o Cartaz, por razões que nao quero recordar, estou transitoriamente indisponível para colaborar com o cantinho...

 
At 15 abril, 2008 22:00, Blogger Zig said...

van dog:

Esperemos que sim!

H:

Caro amigo, o que sucedeu foi apenas um mal entendido, prontamente esclarecido com a pessoa em causa! Ela até me disse que te conhece, de tempos anteriores a tudo, até lhe tinhas dito: quando fores grande caso me contigo...

Por isso, sou EU a te pedir, sou eu que tem o trabalho todo com esta campanha, hoje grande parte do meu dia foi gasto nessa preparação (até agora!). Por isso: pleeeeeeeeeeeeease...

 
At 16 abril, 2008 09:54, Anonymous Anónimo said...

Olá amigo,
eu também estive nesse reunião que mais pareceu um conclave das juventudes fascistas de outros tempos, moderado e moldado pelo todo-poderoso Xico. bastou que alguém fizesse uma apreciação fora daquilo que o homem gosta e logo se revelaram os seus maus fígados e a sua má educação. Um asco...

 
At 16 abril, 2008 10:22, Blogger Zig said...

José Miguel:

Penso e espero que se tratasse apenas de um mal entendido e da falta de audibilidade dessa sala. Mas depois prevaleceu o bom senso...

 
At 17 abril, 2008 22:32, Blogger H said...

@zig - não sei quem seja a cidadã; admito que a conheça, mas neste momento não imagino quem seja!
A mim... não me chegou nenhuma "reparação"! MAs.. se o pedido é teu!

 
At 18 abril, 2008 00:59, Blogger Zig said...

h:

Obrigado!

 

Enviar um comentário

<< Home