sexta-feira, 18 de abril de 2008

Divulgação Petição


“””O recente “Programa Nacional de Barragens de Elevado Potencial Hidroeléctrico”, apresentado pelo governo Português, prevê a construção de uma barragem na foz do rio Tua, afluente do rio Douro em Portugal. Esta barragem irá inundar parcialmente a histórica linha de comboio do Tua, bem como uma vasta área com valores paisagísticos, culturais e naturais inestimáveis, que dão continuidade à área vizinha do “Alto Douro Vinhateiro”, designada como Património Mundial da Unesco em 2001.

A zona afectada possui um enorme potencial turístico, actualmente apenas aproveitado de forma quase residual, maioritariamente assente na exploração da linha do Tua, no turismo rural e de natureza, na produção de vinhos, azeites e outros produtos regionais de grande qualidade, assim como na proximidade a uma região Património Mundial da Unesco. O investimento na realização deste potencial turístico diferenciado beneficiaria de forma decisiva e a longo termo quer as populações locais, quer o país, por intermédio da criação de emprego duradouro na área dos serviços e contribuindo para a reabilitação das aldeias e infra-estruturas existentes. Este investimento seria determinante para a fixação das populações e imprescindível para a conservação de um património cultural e natural de reconhecido valor internacional.

No lado oposto, um investimento na construção da barragem traria apenas benefícios de curto prazo a um reduzido número de habitantes locais, traduzidos em trabalhos temporários e num aumento temporário e insustentável do volume de negócios, nomeadamente nas áreas da restauração e alojamento, limitado apenas aos anos de construção da barragem. Em termos nacionais, os benefícios para o país, particularmente ao nível da economia, limitar-se-iam também aos anos de construção.

Do ponto de vista energético, os benefícios derivados da produção de energia supostamente “limpa”, por esta constituir uma proporção irrisória a nível nacional, são bastante discutíveis e não compensam a perda de um património cultural e natural inestimável.

Uma vez construída a barragem, os benefícios cessarão quase na totalidade, restando uma oferta turística igual à existente em tantos outros locais com barragens, em Portugal e no resto da Europa, tendo simultaneamente provocado o desaparecimento dos valores que fazem desta região um lugar único no Mundo.

Por tudo isto diga NÃO à barragem da foz do Tua!”””

Para assinar a petição clicar aqui