domingo, 24 de fevereiro de 2008

2 conselhos

1.º Vida sedentária

Mesmo que a vida de hoje em dia seja muito stressante, mesmo que a alimentação não seja a mais adequada por várias razões, há algo que qualquer pessoa pode fazer desde que se encontre em perfeitas condições físicas: andar! Sim, pegar nos vossos 2 pés que estão agarrados às respectivas pernas e caminhar por aí! Porque, quem não fizer 5000 passos por dia considera-se que tem uma vida sedentária! Esses 5000 passos englobam tudo, ou seja, do carro para o trabalho, da cama à casa de banho etc. Claro, quem tiver um trabalho que só por si exige muito movimento já não necessita fazer exercício para atingir essa meta! Portanto, façam as vossas contas para ver se dão 5 mil passos por dia. Para vos facilitar a vida, num minuto, um tipo apressado como eu dá 100 passos, uma pessoa (dita) normal dá cerca de 80. Contado e recontado, dou 10 mil passos diários. E vocês?


2.º Ver televisão

Ver televisão tem regras? Tem, sim senhor! Não vos vou falar aqui qual dos inúmeros canais devem ver, mas sim, como é que se deve ver esse dito pequeno (mas cada vez maior) ecrã. Em primeiro lugar, a distância que o telespectador deve manter à TV. Em regra, deve-se manter como distância mínima três vezes o tamanho da TV, ou seja, se o vosso televisor for de 21 polegadas (55 cm) a distância deve ser 1.65m, ou mais. Depois, a altura dos olhos do espectador. Eles devem estar mais ou menos ao nível da altura (do chão) da TV, por isso, ter uma TV numa estante a 1.5 metros de altura e o observante estar sentado num sofá não é de aconselhar! Por fim, a luminosidade. Ela deve estar sempre ao nível da luz do quarto, ou seja, num quarto completamente escuro se deve baixar a “luz” da TV também. Antigamente se aconselhava ter uma lâmpada por detrás da TV, mas chegou-se à conclusão que não é necessário e pode, em alguns casos, até ser prejudicial.

Por falar em TV’s. Continuo a bater na mesma tecla que os LCD’s ou Plasmas não são melhores que os TV’s de cinescópio, ou de tubo de imagem ou seja que nome lhes quiserem dar. Dizem que a imagem dos “novos” TV’s tem mais definição e por isso, faz menos mal aos olhos! Falso! A definição não tem nada a ver com este aspecto, e para mais, há bons e maus TV’s em ambos os sistemas. Conheço TV’s de cinescópio por 200€ que metem qualquer TV LCD por 300€ ou mais no bolso no que toca à definição. Neste caso, o que manda é a “bolsa” do comprador, e pouco mais. No entanto, e seja qual for o sistema de TV escolhido, o contraste de imagem nunca deve estar a 100%! A luminosidade, ou brilho, esse sim se deve ajustar conforme a luz do quarto. Pensem nisso!

Origem das fotos

6 Comments:

At 25 fevereiro, 2008 00:40, Blogger noctivaga said...

Não sei quantos passos dou mas, duvido muito que passem dos 1500.
Quanto á tv, não há problema porque aquella caixinha não me seduz.

 
At 25 fevereiro, 2008 10:53, Blogger Zig said...

noctivaga:

Então, é arranjares algum tempo e caminhar :)

Mau! Menos uma cliente (lol)

 
At 25 fevereiro, 2008 21:29, Blogger Van Dog said...

4 pés, Zig, 4!
(como em mim conta a dobrar, chego aos 5000... :)

 
At 25 fevereiro, 2008 22:20, Blogger Zig said...

van dog:

Então, assim não vale!!!

 
At 26 fevereiro, 2008 22:17, Blogger jocasipe said...

contra a palavra de um expert, nem me pronuncio.

 
At 26 fevereiro, 2008 23:43, Blogger Zig said...

jocasipe:

Penso eu de quê (lol)

 

Enviar um comentário

<< Home