Notícia
Notícia Correio Alentejo:
Câmara de Beja reforça vigilância a cães considerados perigosos
""O Município e as forças de segurança de Beja vão intensificar, a partir de Março, a fiscalização junto de donos de cães considerados perigosos, após dois casos recentes ataques a pessoas e vários incumprimentos de normas legais.
Trata-se de "acções de fiscalização e repressão" com "tolerância zero" para "acabar com as situações irregulares" e "deter, em tempo útil, no Canil Municipal, todos os cães cujos proprietários não cumpram a lei em vigor", explicou à Agência Lusa o vereador da autarquia Miguel Ramalho.
Através das acções, que vão envolver o município, a PSP e a GNR, precisou o autarca, os agentes de autoridade vão abordar as pessoas que forem detectadas na via pública com cães de raças consideradas potencialmente perigosas e "exigir o cumprimento integral da lei".
"Se o cão não estiver licenciado ou o proprietário não cumprir as normas de segurança exigidas por lei", nomeadamente a obrigatoriedade de o animal ter um açaime funcional que o impeça de morder, garantiu Miguel Ramalho, "os agentes irão deter o cão e aplicar as coimas previstas para cada caso concreto e que na generalidade das situações são superiores a 500 euros".
Por outro lado, explicou o autarca, "vão ser feitas incursões em determinados espaços de Beja, sobretudo nos bairros socialmente mais problemáticos, onde as autoridades sabem que existem cães de raças consideradas potencialmente perigosas".""
_____________________________
Agora, algo que muita gente não sabe (mas, no entanto, pensa que sabe), quais é que são essas raças (ditas consideradas) perigosas?
Cão de Fila Brasileiro

Dogue Argentino

Rottweiler

Pit Bull Terrier

Staffordshire Terrier Americano

Staffordshire Bull Terrier

Tosa Inu

Sem entrar em polémicas (sabem perfeitamente que não é o meu hábito...), espero que os fiscais reconheçam e distinguem os cães destas raças acima referidas daquelas que não são consideradas perigosas! No entanto, há muitos cães destes que são “traçados” com outras raças...
Origem fotos: 1-2-3-4-5-6-7
5 Comments:
Uff! Estou safo. As minhas yorkshire terrier estão fora da lista.
jocasipe:
hehehe, boa!
Eu não sei se estarei assim tão safa, já que várias pessoas tendem a achar que o boxer é da família do pit bull ou então a acharem que é um cão perigoso, quando na verdade não o é. Espero que essa acção venha a colher frutos positivos, ontem apanhei o susto da minha vida por causa dum pit bull à solta.
O "teu" problema é que tens uma cara má, no entanto, um boxer é dos cães mais amigáveis que conheço!
Essas ocorrências só têm um caminho: o da denúncia!
eu sou muito bom ver o seu blog e acho que é muito útil e muito informativo, eu estou indo para compartilhar isso no meu fb com meus amigos, esperança que você vai mantê-lo,
http://www.enews.pk
Enviar um comentário
<< Home