quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Há dias assim....

....que me fazem pensar seriamente em mudar de profissão. Como sabem, “amanho” televisões. Também sabem que os TV’s hoje em dia estão a preço da chuva, pelo menos, aparentemente. Mas já lá vou! É que, o dia de hoje me correu tão mal que mais parece um pesadelo. Foram nada mais e nada menos do que cinco (!) horas “de roda” de uma TV, para depois chegar à conclusão que não tinha reparação possível porque o dono a tinha deixado trabalhar num estado lastimável, cheia de humidade em volta de porcaria, que acabou de vez com ela, mais precisamente, com o cinescópio! Para quem se interessar, a ficha da alta tensão estava tão gasta, que muita dessa alta tensão passou para a bobine da desmagnetizagem, que, com o tempo, magnetizou o écran, ficando cheio de cores! Nunca tinha visto nada igual!

Pois, essa minha profissão está em vias de extinção, assim parece! Os aparelhos que mais uso têm nessa minha área são os TV’s e os DVD’s. No caso do DVD, quando avariar, muito raramente a sua reparação compensa, já que um aparelho novo é bastante barato. Nos TV’s, o caso é diferente, em meu ver. É que, os fabricantes têm uma espécie de acordo! Em TV’s com cinescópio, a margem de lucro é bastante reduzida, já que são baratos. Logo, vá de já não os produzir! Nos LCD’s, pelo contrário, o lucro é maior, já que são (ainda) mais caros do que os de écran convencional. Sendo assim, o consumidor é quase obrigado a adquirir um aparelho LCD, já que os outros quase já não se encontram à venda!

Com isso tudo se levantam muitas questões. Para começar, um dono de casa que se preze, tem quase como obrigação apresentar aos seus visitantes uma pomposa TV de écran LCD, ou Plasma. É chique, está na moda! Agora, se ela é mais cara ou se a imagem é qualitativamente pior, não interessa. É que, um LCD só tem vantagens sobre o cinescópio se o utilizador observar uma imagem de alta definição, como acontece em muitos filmes de DVD, e mesmo assim, a diferença não é significativa e nunca justifica um maior preço. Na recepção de imagem por TV-Cabo, Cabovisão ou antena convencional, o cinescópio está claramente em vantagem.

Nisso tudo, quem sofre é a nossa mãe terra. Passo a explicar. Um dia vou colocar aqui uma foto com todos os DVD’s sem reparação que tenho acumulado aqui na minha oficina. É um desperdício de recursos naturais de todo o tamanho. Daqui a 500 ou mil anos, vamos ser conhecidos pelos nossos sucessores de geração gastadora, já que nessa altura certamente a terra já deu tudo o que tinha a dar! Hoje em dia, isso não interessa a ninguém! Os aparelhos estão baratos (quem fala em DVD’s, pode acrescentar secadores de cabelo, torradeiras etc. etc), viva o consumismo! Fruto da globalização, fruto de haver países em que a mão-de-obra é irrelevante no preço final do produto.

Mas como contrariar a “coisa”? Nós como individualidades pouco podemos fazer nesse mundo global, no entanto, podemos poupar em muitas áreas do nosso quotidiano. Não vou aqui especificar as várias maneiras de poupar, a net, ou vários programas da TV estão cheios disso, ou pelo menos deviam estar. Agora, e puxando o peixe à minha sardinheira, sei que há muitos aparelhos de TV avariados e cujos donos pensam em o mandar para o lixo! Puro engano. Muitos TV’s de 8 ou 10 anos de idade, bem reparados, duram mais tempo do que um aparelho comprado hoje em dia. E porquê? Porque há 8 ou 10 anos o que se produziu nas fábricas ainda era de qualidade, ainda custava algum dinheiro! Hoje em dia, o quê é que se pode esperar de um aparelho que custa apenas (em caso de TV com cinescópio) 150€? Muito pouco, para além da imagem ser de pior qualidade, logicamente! Claro, se uma pessoa não tiver problemas monetários, compra um aparelho de qualidade que é bastante mais caro e também durará mais tempo. Agora, os TV’s baratos, mesmo os LCD, não são de muita confiança! Mas, para isso, os espertos vendedores oferecem todas e mais algumas facilidades de pagamento ao interessado para ele comprar uma marca “boa”. Logo, o TV “velho” (que muitas vezes tem uma avaria mínima) vai para o lixo (reciclagem...) e vá de comprar uma nova! Não que eu tenha falta de trabalho, mas não custava nada se uma TV dessas idades viesse à minha, ou à oficina de um qualquer colega, para “ver se tem arranjo” (expressão muito usada)! A mãe terra agradece!

7 Comments:

At 03 outubro, 2007 20:55, Anonymous Anónimo said...

Depois da conversa que tive hoje consigo e depois do que acabei de ler , acho que fiquei esclarecida sobre a possivel compra de uma nova televisão.
Obrigada.

 
At 03 outubro, 2007 21:57, Blogger Van Dog said...

É bom sabermos! A verdade é que se vende muito a versão da "enorme diferença na qualidade da imagem"... E há muito consumismo... gasta-se o que se tem e o que não se tem...
(já agora, Zig: será que dá para estragares a TV do meu dono? Os serões são sempre a mesma coisa... Talvez desse para eu ter uns passeios mais compridos?... ;)

 
At 03 outubro, 2007 22:52, Blogger marco said...

eu gostava de saber amanhar tvs!

é uma coisa q me fascina, mas nao percebo patavina!
este fim de semana estive em beja!!
mais uma vez!

 
At 04 outubro, 2007 00:08, Blogger Unknown said...

post muito esclarecedor... já aprendi mais uma coisa hoje.
:)
bjokitas

 
At 04 outubro, 2007 00:11, Blogger Zig said...

Anónimo: (MB)

Espero que não seja por a TV que “amanhei” se ter avariado de novo (lol)!

Obrigado pelo comentário.


van dog:

Há demasiadas facilidades na compra dos produtos, do tipo “leve agora, pague depois” etc.

Hmmmm, deixa-me pensar, se calhar, podias usar os teus dentes para roer o fio da antena (que não dá choque), mas não o confundes com o da corrente, porque senão, esse foi o teu último comentário aqui....

Agora, eu estragar a TV? Desculpa-lá, não senhor, tenho que manter o meu bom nome (lol)


marco:

Pode ter um certo fascínio quando feito em passatempo, agora como profissão é bastante desgastante, já que reparo todas as marcas. Estando eu “na mata”, aparece tudo e mais alguma coisa aqui na minha oficina. Em Lisboa, ou em outros grandes centros urbanos, há casas que se especializam em uma ou duas marcas só, o que dá muito maior rendimento e menos chatice....

Aproveitou bem o Festival? Espero que sim!


trequita:

Sempre às ordens....

bjs

 
At 04 outubro, 2007 21:09, Blogger Van Dog said...

:)

 
At 04 outubro, 2007 23:33, Blogger Zig said...

van dog:
Mas não abuses, senão, levas com o chinelo....

 

Enviar um comentário

<< Home