sábado, 1 de setembro de 2007

Dança - Professores - PP - FCP - Red Bull


Foto dos ensaios da prova

Acabei de ver um excelente espectáculo de televisão na RTP1, o 1º Festival Eurovisão da Dança, transmitido em directo a partir dos estúdios da BBC em Londres – Inglaterra. Para quem gosta deste tipo de arte foi um “encher de olhos”, a maior parte dos 16 pares de outros tantos países esteve em grande plano. Assim também estiveram os representantes de Portugal, a conhecida apresentadora Sónia Araújo que fez par com Ricardo Silva. Como disse, deram o seu melhor, ficaram com um excelente 5º lugar, repartido com a Áustria.

Sendo um festival da Eurovisão, a votação foi semelhante ao festival da canção com o mesmo nome. E ali é que torce a porca o rabo, como se diz! A votação foi por televoto, ou seja, e mais uma vez como em “iniciativas” semelhantes, os verdadeiros vencedores foram os operadores desse televoto. O único país que ficou de fora dessa máquina de fazer dinheiro foi a Grécia, por razões óbvias! Ou seja, os vizinhos votaram entre si, e os emigrantes também deram uma “preciosa” ajuda. Nada contra a prestação portuguesa, que foi realmente excelente já que se tratasse de um par de dança não profissional (ao contrário de muitos outros....), mas o caso mais flagrante foi o da Ucrânia. As danças desse par não foram nada do outro mundo, mesmo assim ficaram em segundo lugar, muito graças aos seus emigrantes. Mas nessa votação nem tudo foi mau, ganharam os que mereceram ganhar! Os representantes finlandeses foram os melhores e assim não há nada a apontar já que até convenceram o sempre “difícil” Marco di Camillis, coreógrafo do par português e colaborador da RTP nessa arte.

Este vai ser um texto longo, peço desculpas desde já por esse facto. Já há muito tempo que não escrevia sobre actualidades, e como estou com bastante tempo neste sábado à noite, têm que me “gramar”.

Bem, um dos pontos que mais tenho criticado aqui neste blog é naturalmente a “excelente” maneira de governar o país por parte do governo do “engenheiro” Sócrates. A ministra da educação (não sei se já repararam, escrevo, e ao contrário da maior parte da comunicação social escrita, esse tipo de palavras sempre em minúscula!) deu mais um tiro no pé desse governo, ou no do “engenheiro”, como queiram. Ficou-se a saber que este ano ficam 45 mil (!) professores fora do ensino público. E qual foi a espantosa reacção dessa ministra? Que há cada vez menos crianças! Mas que enorme manifestação de absoluta incompetência! Porque com a actual política deste governo e deste “engenheiro” não há condições para os portugueses quererem ter mais filhos, e a nova lei do aborto também em nada ajudou neste aspecto, já que o governo não criou incentivos suficientes para mudar este estado de coisas! Mas quem sou eu para falar nisso....

Continuando na política, o PP de Paulo Portas descobriu o Ovo de Colombo com a publicação de intervenções filmadas no portal do Google, o Youtube. No seu estilo habitual critica em três vídeos distintos a inoperância das autoridades no “Caso Milho” no Algarve (não, sorry folk’s, Allgarve!), a subida das taxas de juros e a falta de reacções por parte do governo e do governador do Banco de Portugal, e por fim, os últimos vetos presidenciais. Pronto, e para quem não tiver nada a fazer a não ser ler este meu blog, pode ver essas intervenções do renascido Paulo Portas nomeadas de “Há um caminho” aqui, aqui e aqui!

Podem anotar nos efemérides o que vou agora aqui dizer! Vou falar mal do meu FCP! Nem mais! É sabido que esse clube portista só vai ter o primeiro jogo da Liga dos Campeões a 18 de Setembro, e logo contra o cabeça de série desse grupo A, o Liverpool. Sendo assim não têm o direito de prejudicar outros clubes que têm dado boa conta de si, nesse caso, na taça UEFA. Falo naturalmente do Leiria cuja equipa de futebol chegou apenas na quinta-feira de Israel onde bateram o Maccabi Netanya por uma bola a zero, o que permite aos leirienses entrar nessa competição europeia! Pediram um adiamento do jogo de Domingo para segunda-feira, mas o FCP de JNPC negou esse adiamento. Mal, muito mal, em meu ver!

Por fim (finalmente), algo positivo. Assistiu-se hoje, no Porto, ao espectáculo desportivo que mais audiência teve num só lugar em Portugal, tanto quanto sei. 600 mil (!) pessoas terão assistido à “Red Bull Air Race”, a considerada Formula 1 da aviação. Realizado sobre as águas do rio Douro, os espectadores acotovelaram-se nas duas margens desse rio para assistir a uma boa prova dessa pouco conhecida modalidade, condição que agora naturalmente mudou. Para ver fotos dessa prova clicar aqui.

2 Comments:

At 02 setembro, 2007 01:55, Anonymous Anónimo said...

Só falta aí a referência à vitória da fantástica Vanessa Fernandes:)

 
At 02 setembro, 2007 02:49, Blogger Zig said...

cátia:
Certo e correcto, mas não quis prolongar o texto ainda mais....

 

Enviar um comentário

<< Home