segunda-feira, 7 de maio de 2007

Esquerda ou Direita

É o tema da actualidade em que pega o programa desta noite da RTP, o Prós e Contras. Depois das bastante disputadas eleições na França em que a dita direita venceu, depois de umas folclóricas eleições na Madeira em que o Adalberto obteve um resultado histórico, é um assunto que merece ser discutido.

Antes de mais, um pouco de história. Essa “classificação” de esquerda / direita começou na câmara baixa da Alemanha, no Bundestag do pós-guerra, em que a CDU (Christlich Demokratische Union) de Adenauer ficou sentado à direita e todo o resto (tanto quanto sei) à esquerda.

Antigamente dividia-se a classe trabalhadora em esquerda e os empresários e trabalhadores por conta própria em direita. A esquerda tinha por isso mais orientações sociais, e a direita ia mais pelo capitalismo. Hoje essa divisão está bastante diluída, já não se pode diferenciar muito bem estas duas orientações políticas.

O certo é que seja qual for o partido que está no governo tem que ter preocupações dos dois lados, tanto de esquerda como de direita. No mundo global em que vivemos nenhum país é verdadeiramente independente, tem que conceder, ou melhor, adaptar a sua política ao resto do mundo.

O caso mais obvio é o da China. Um país, dois sistemas, é o lema. Impensável há apenas 20 anos, mas está a funcionar, pelo menos à primeira vista. Só que, já hoje há nesse país do oriente enormes diferenças sociais, há muitos pobres e poucos ricos, ou melhor, extremamente ricos apoiados por um governo tudo menos do que socialista, mas corrupto até mais não!

A Rússia é outro caso estranho. É uma semi-ditadura, diria eu! Putin quer, pode e manda nesse país que está cheio de corrupção, máfia e traficantes disto ou daquilo. No entanto, para quem joga com as regras deles, é um país de grandes oportunidades.

Por cá? Continuamos iguais a nós próprios, cada governo que entra, após inúmeras promessas feitas antes de eleições, toca a não as cumprir, curiosamente para depois serem reeleitos. Critica-se mais do que se produz, está-se mais à frente da TV para ver bola ou as estúpidas telenovelas do que participar activamente na sociedade.

Voltando ao início, ao tema deste post. Costumo dizer, mete-os no mesmo saco, começa a bater nele e atinge-se sempre na pessoa certa. Assim é esta diferença entre esquerda e direita. Começa já não haver diferença nenhuma, porque vai dar tudo ao mesmo. Como sabem, já me quis inscrever num partido político como militante, não me quiseram, e ainda bem. Porque hoje em dia sou cada vez mais independente, só que, essa força política não existe, existe apenas um sim ou sopas, se és de uns, não és dos outros. Essa bipolarização não é bom para ninguém, e quando está implantado em todo o lado como acontece em Portugal, nada avança, as coisas ficam como estão, ou seja, na cauda da Europa....