segunda-feira, 30 de abril de 2007

Legos



Os “Legos” estão de parabéns, já contam com 75 primaveras! Para quem não sabe, essas pedrinhas, muito apetecidas pelas crianças e não só, são de origem dinamarquesa. O nome Lego provem das palavras nessa língua “leg godt”, o que quer dizer mais ou menos “põe bem”, ou “joga bem”. Começaram com uma pequena oficina, para serem hoje o sexto maior produtor de brinquedos do mundo!

Bem, dos 46 anos que tenho, conheço os Legos há 44! Podem não acreditar, mas quando eu tinha os meus dois anitos construi uma casa vermelha sozinho, ainda me lembro disso! Depois, o meu irmão, um pouco mais novo do que eu, também entrou nessa “legomania” até sermos autênticos “craques” nas construções com essas pedras.

Todos os natais eram uma festa, já que sabíamos que os nossos pais nos compravam sempre uma caixa de Legos. O meu irmão “especializou-se" nos caminhos de ferro, que, claro, nesse caso eram de plástico, e chegou mesmo a conservar uma locomotiva dessas até aos dias de hoje. Ele negoceia no e-bay, tem mesmo jeito para isso....

Com a minha saída da Alemanha, ele ficou com toda essa “herança”. Ainda sobram centenas dessas pedras, janelas, rodas etc. Na última vez que o visitei perto de Berchtesgaden onde ele mora agora, quase me vieram as lágrimas aos olhos, lembrei-me das construções que eu fazia, como por exemplo, um camião com suspensão utilizando molas das esferográficas, com direcção nas rodas e com caixa basculante!

Claro, se fosse hoje, talvez construísse algo parecido com isto:


Para saber mais, clicar aqui (site da Lego em inglês)

Existe um “fanclub” em Portugal. Dá pelo nome PLUG, e têm um site na internet!

2 Comments:

At 01 maio, 2007 00:13, Blogger Unknown said...

também herdei esse gosto do meu irmão! em criança lembro-me que tinha uma ambulância com os condutores e as enfermeiras tudo em peças de lego...

 
At 01 maio, 2007 12:15, Blogger Zig said...

Trequita:
As boas lembranças são o que nos fazem levantar a cabeça, pelo menos é assim no meu caso....

 

Enviar um comentário

<< Home