terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Prós e Contras


Foto RTP

Para começar, um assunto em causa própria. Normalmente os blogues servem para criticar isto ou aquilo, no meu também faço por vezes criticas a isto ou aquilo. Não é por eu ser mais ou menos do que os outros, mas é apenas mais um blog, e é de alguém que dá a cara e o nome, e esse alguém é estrangeiro. Embora já está em Portugal, faz para a semana 24 anos, nunca deixará de ser estrangeiro, por mais português que ele se sinta, por mais português que ele fale, nesse caso já muito melhor do que a língua materna. Por isso, sou muitas vezes criticado por falar mal de Portugal. Estou cá, vivo cá e já não tenho absolutamente e totalmente nada a ver com Alemanha. Mas quem lê entre as linhas que escrevo, vê sempre algo positivo ou alguma sugestão no meio da crítica. Nunca critico por criticar, dou sempre alguma solução. Além disso, metendo dez textos “bons” e uma crítica numa balança, a crítica ganha! Porquê? Porque se fala muito mais de quem criticou do que de quem falou bem. Se ofendo alguém com as minhas escritas, as minhas desculpas. Escrevo aqui porque ainda acredito neste país, ao contrário de muitos pessimistas que só vêm no nosso país a última coisa que exista na terra. Mas voltamos ao assunto.

No programa de ontem transmitido em directo pela RTP, ficou-se a saber muito sobre o caso do pai adoptivo de uma criança de cinco anos que não quer entregar a filha a um pai biológico supostamente caído do céu. O Prós e Contras que mais uma vez provou que um programa na televisão pode ser muito positivo e esclarecedor e que merece o título de melhor programa televisivo em Portugal, reuniu algumas partes envolvidas nesse caso que está a mover o nosso país. Vou realçar quatro personagens do programa de ontem, já que os outros, em meu ver, pouco acrescentaram para esclarecer o público em geral. Para começar, a mãe biológica. Deu a cara, e em directo, para defender ali a sua decisão da altura em entregar a filha ao casal em causa e acrescentou mais um facto importante. Afirma se a criança for entregue a Baltazar Nunes ela por sua vez vai requerer a sua filha para si. Não quer de maneira nenhuma que ela fique com o pai biológico.

Depois o advogado de Baltazar Nunes. É preciso ter uma enorme coragem para aparecer na TV defender uma causa em que 99% das pessoas está contra. Não sei o que move esse advogado, isso a mim lembra-me um pouco a Garcia Pereira. Ou então, são os 30 mil € de indemnização que o aliciam, a ele e ao pai biológico, não sei! As intervenções melhores, em meu ver, couberam a um juiz no palco, que, pelas palavras suas, não ganha nada em estar ali, aceitou o convite por gostar do programa e de simpatizar com a locutora. Por fim, essa locutora, a Fátima Campos Ferreira. Dirigiu muito bem este programa, tal como os outros. É de facto uma referência em Portugal. Só que, em meu ver, não necessitava de fazer populismo que culminaram em enormes salvas de palmas como aconteceu por vezes. Mas de resto, esteve muito bem.

Não sei se o propósito do programa de ontem foi de esclarecer a população em geral, ou se foi apenas escolhido esse tema para procurar protagonismo. Seja como for, ficou-se a saber muito mais dos contornos do caso, do porquê dessa decisão judicial e que a justiça necessita de ser mais humana. A conclusão final foi que as partes têm de conversar, sentar-se numa mesa para encontrar uma solução que satisfaça principalmente a pessoa de que se trata, uma criança de apenas 5 anos....

3 Comments:

At 23 janeiro, 2007 16:44, Blogger Unknown said...

Concordo contigo, desde que a criança fique bem é o que interessa!
O problema é decidir com quem é que ela fica melhor... Sinceramente já me coloquei na posição de ambas as partes e consigo ver aspectos positivos tanto na situação do pai adoptivo como na do pai biológico... eu só não queria estar na posição de quem vai ter que tomar essa decisão!

 
At 23 janeiro, 2007 18:56, Blogger RCataluna said...

Confesso que, apesar de não ser grande adepto do programa, ainda assim é o único espaço em que discutem assuntos importantes na televisão portuguesa. É pena só haver este. Honra lhe seja feita!

Abraço!

 
At 23 janeiro, 2007 21:59, Blogger Zig said...

trequita:
Neste caso como em outros temos que ter sempre em conta onde é que esta criança está agora. Como está com os pais adoptivos, mesmo agora reduzidos, deveria de permanecer lá.

rcataluna:
Não sou dessa opinião, gosto mesmo muito desse programa. Bem, também já lá estive a falar em directo, embora num contexto diferente e com a horrível Julia Pinheiro, mas sei o que é de estar ali, já que o espaço é o mesmo.

 

Enviar um comentário

<< Home