quarta-feira, 4 de outubro de 2006

Dia do Animal


Hoje é um dia especial para a nossa associação! Hoje é comemorado o dia internacional do animal. Existe desde 1930, e a partir do ano de 1978 foi fixado oficialmente pela UNESCO. Dia 4 de Outubro foi data de falecimento de Francisco de Assis, padroeiro dos animais.

Como em qualquer dia de qualquer coisa, este dia de hoje também incita à discussão sobre este tema. Só o facto de esse dia ser comemorado apenas em 45 países diz tudo. Naturalmente que esses países são maioritariamente ocidentais, mas mesmo nesses os direitos dos animais ainda deixam muito a desejar! Falo, claro, de Portugal onde ainda não há uma lei específica para os animais. A maior parte das directivas e protocolos vêm da união europeia, as entidades oficiais seguem nas, ou não. Ultimamente não nos podemos queixar da nossa câmara municipal, o mandato actual tem-se mostrado muito mais aberto aos nossos problemas do que o anterior! A maior falha provem, para variar, da administração central. Há anos existe uma lei aprovada em AR, mas não foi publicada em Diária de República, sabe-se lá porquê. A situação actual vê o animal não como um ser vivo, é apenas uma coisa. Existem apenas especificações no ramo alimentar, ou seja, em animais criados para consumo. De resto, o animal oficialmente não existe, até quando?

Ainda umas notícias da associação. Como já vai sendo habitual em certames semelhantes, vamos estar na Ruralbeja que se realiza entre amanhã, dia 5 de Outubro, até Domingo, dia 8. Temos um stand para fazer conhecer as várias actividades onde estamos empenhados e claro, para angariar fundos para o nosso canil. Em actividade paralela à Ruralbeja vamos estar no Sábado frente ao Modelo. Sendo o primeiro Sábado do mês, de manhã estarão à porta deste hipermercado duas voluntárias nossas para pedir ração e algumas moedas aos visitantes deste espaço comercial. À tarde realiza-se o já aqui anunciado concurso para cães de raças indefinidas. Portanto, um fim-de-semana (prolongado, para alguns) em cheio a favor dos animais abandonados!

2 Comments:

At 04 outubro, 2006 12:26, Blogger Barão da Tróia II said...

O nosso dia também. Bom feriado

 
At 04 outubro, 2006 17:42, Blogger Zig said...

barão da troia II:

Pois, somos apenas animais....

Bom feriado também, o meu vai ser amanhã à tarde na feira no nosso stand....

 

Enviar um comentário

<< Home