domingo, 1 de outubro de 2006

Concerto - Net

Bem, na sequência desde longo post anterior de “serviço público” vou agora escrever sobre o espectáculo propriamente dito que me levou a escrever sobre esta orquestra. Fui pela segunda vez consecutiva em dois dias ao Pax Julia. Não gosto de me meter em bares, apanhar fumo de cigarro, e ainda por cima gastar dinheiro que não tenho! Por isso, vá de aproveitar alguma cultura oferecida pelo nosso Pax Julia. No Sábado houve duas propostas de música de boa qualidade na cidade, no auditório do politécnico actuava a Orquestra do Algarve e no Cine-Teatro apresentou-se essa Orquestra Típica Albicastrense.

A plateia estava bem composta, em palco estiveram 43 elementos desta orquestra. 20 instrumentistas, maioritariamente de cordas, 22 coralistas, dos quais ca. de 10 fizeram também de solistas e ainda o maestro. Foi música, como o nome do grupo indica, tradicional portuguesa, ora só tocada pela orquestra, ora também em conjunto com o coro. Cantaram e tocaram músicas da região da Beira-Baixa, e não só. Interpretaram uma canção de Zeca Afonso, que quanto a uma passagem dele por essa zona compôs a cantiga Maria Faia. Muito bonito. Outra curiosidade é uma canção conhecida que começa assim: Quando eu era um menino... É a canção da Beira-Baixa, uma espécie de um hino desta região. Começo a gostar cada vez mais deste tipo de música, quem sabe, que um dia possa fazer parte de um conjunto ou grupo desses....

Em Beja, como é sabido, há alguns grupos musicais bastante conhecidos, não só localmente, mas também muito para além das portas da cidade. Um desses grupos são os Rouxinóis do Alentejo. Lamentavelmente não têm uma página na net, que nos dias de hoje faz bastante falta! Gravaram agora um DVD que estará quase à venda, penso eu. Já tive oportunidade de o ver, está muito bem feito e é de boa qualidade. Se esse grupo musical tivesse um site seria mais uma oportunidade de venda para esse CD. Outro caso é o Coro do Carmo de Beja. Para quem procure saber algo mais sobre esse coro irmão do meu, além de registos de espectáculos passados não encontra nada. Organizam, por exemplo, um concerto no próximo Sábado na Igreja do Carmo, concerto esse que vou anunciar melhor aqui no início da próxima semana.