domingo, 1 de outubro de 2006

Orquestra Típica Albicastrense

Acontece muitas vezes que conhecidos grupos musicais não têm uma página na net. Por vezes um internauta procura informações sobre um determinado grupo antes de ir a um espectáculo, e além de agendas ou notícias em jornais não encontra nada. Procurei esta semana mais informações sobre este grupo em causa, sem sucesso! Até perguntei a um conhecido bloguista de Castelo Branco se ele sabe algo mais, a resposta também foi negativa! Dado que não exista nada na net sobre este grupo, vou copiar o folheto distribuído antes do concerto deste Sábado no Pax Julia em Beja. Caso alguém procure numa máquina de busca mais sobre eles tem aqui a informação que procura!

Orquestra Típica Albicastrense

Considerada o Ex-Líbris da Beira Baixa, a Orquestra Típica Albicastrense (O.T.A.) foi fundada a 16 de Julho de 1956, pela insigne albicastrense e grande artista do acordeão, Eugénia Lima, conforme acta presente no respectivo Livro do Centro Artístico Albicastrense, associação patrocinadora. Em 12 de Setembro, faz o primeiro ensaio, apresentando-se pela primeira vez em público, a 24 de Fevereiro de 1957.

Defender e divulgar o vasto e tão rico Folclore da Beira Baixa foram os objectivos traçados nessa data e que têm sido cumpridos na íntegra. O seu repertório é constituindo pela mais expressiva música folclórica da província da Beira Baixa, desde as modas de lazer, de folgar, de trabalho e romarias. Os trajes dos seus instrumentistas são cópias fiéis da maioral de Castelo Branco, para os homens, e fatos domingueiros de Malpica do Tejo para as mulheres. Os fatos do Coral (Homens e mulheres) são igualmente cópia fiel, alguns mesmo originais dos que se usavam nas Freguesias de Malpica do Tejo, Louriçal, Alcains, Monsanto da Beira, Paul, zona serrana e do pinhal.

Teve como primeira Maestrina a sua fundadora, D. Eugénia Lima, coadjuvada pelo acordeonista José Bernardo. Com a saída de Eugénia Lima, foi regente o Maestro Serafim Chamusca, já falecido, ao qual se ficou a dever, um labor incansável e profícuo de muitos e preciosos arranjos para melodias do nosso folclore. Foi ainda com a sua direcção artística que a O.T.A. passou a dispor de um coro masculino e feminino para apoio e complemento dos seus solistas. O coro é hoje composto por mais de 20 elementos, incluindo 10 solistas.

Com a saida do Maestro Serafim Chamusca, a direcção artística passou a estar a cargo do Professor Maestro Carlos Gama, cargo que ocupou durante 27 anos.

Presentemente e desde Agosto de 1991 a Orquestra Típica Albicastrense é dirigida pelo Maestro Carlos Salvado, um jovem promissor que veio trazer uma verdadeira renovação, quer em termos de juventude, como um novíssimo repertório, sendo da sua responsabilidade a maioria dos arranjos que esta orquestra actualmente executa.

Actualmente, a orquestra é composta por mais de 50 elementos e congrega ainda uma escola de música, a qual tem sido de extrema importância na formação de novos músicos, e na continuidade deste grupo.

A dinâmica deste organismo cultural pode ser comprovada pelos milhares de espectáculos realizados desde o Minho ao Algarve, em França (Paris), assim como em Espanha, (Cória, Cáceres) e no grande Festival Internacional de Folclore dos Pirinéus na cidade de Jaca, onde entre representantes de cerca de 45 países e de cerca de 55 agrupamentos folclóricos, obteve uma das únicas quatro Menções Honrosas atribuídas.

Já participou em vários programas de Televisão e Rádio.

A actividade discográfica cifra-se nos quatro discos de 45 rotações, 3 LP´s e dois CD’s, dos quais este último com o nome Saudades da Beira.

Mensageira da dignidade poético-musical da Beira-Baixa, renovaconstantemente o seu contéudo e a sua acção motivadora. É possuidora das medalhas douradas do governo civil do districto de Castelo Branco e da Câmara Municipal de Castelo Branco. No dia 1 de Outubro de 1986, Dia Mundial da Música, foi agraciada pelo ministério da cultura com a medalha de mériti artístico.

Carlos Salvado

Carlos Salvado nasceu a 12 de Abril de 1966 em Valverde, Fundão. É professor efectivo de educação musical na escola E.B. 2,3/ S. Pedro da Fonseca em Proença-a-Nova.

É autor/compositor de maior parte das harmonizações orquestrações das músicas interpretadas pelos grupos que dirige.

Iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos de idade e em 1980 ingressou na Orquestra Típica Albicastrense como executante de guitarra.

Em 2005 assume o cargo de presidente da direcção da O.T.A.

8 Comments:

At 06 outubro, 2006 15:32, Blogger de Sousa said...

Caro crescente admirador de música tradicional,
se escrever "Orquestra Típica Albicastrense" no Google encontrará logo este link
http://abibliotecadebabel.blogspot.com/2005/07/orquestra-tplica-albicastrense.html
que apesar de ter poucas informações tem duas músicas da dita Orquestra.

Aprecio que lhe tenha agradado esta Orquestra. Esta estará junto a Beja este fim-de-semana.

 
At 06 outubro, 2006 15:33, Blogger de Sousa said...

E este:
http://abibliotecadebabel.blogspot.com/2005/04/msica-orquestra-tpica-albicastrense.html

 
At 06 outubro, 2006 22:54, Blogger Zig said...

de sousa:
Obrigado pelo comentário!

Cheguei a encontrar, sim! Mas como tinha pouca informação, tal como você diz, escrevi este texto todo sobre esta orquestra. Deu-me cá um trabalhão....

 
At 17 outubro, 2007 17:50, Anonymous Anónimo said...

Boas,

É de louvar o trabalho aqui feito mas falta algo muito importante (pelo menos para o que eu quero)... O contacto da orquestra.

Cumprimentos,
Pedro Oliveira

 
At 17 outubro, 2007 18:05, Blogger Zig said...

Pedro Oliveira:

Obrigado.

Lamento, mas nunca estive em contacto directo com esta orquestra, retirei essas informações de um folheto distribuido enquanto da visita desses músicos a Beja.

 
At 25 outubro, 2007 12:05, Anonymous Anónimo said...

Eu ainda fiz parte desta Orquestra no tempo do maESTRO Serafim Chamusca
Passou por la durante bastantes anos o meu conterraneo maestro Carlos Gama que saiu e fundou a Orquestra Tipica dse Alcains
que agora está em boa forma
Quanto á OTA para contactar basta escrever para Orquestra tipica Abicastrense
Rua Ruivo Godinho
Castelo Branco
um aBRAÇO DO BOGUENSE LUANTES
http://bogasdebaixo.blogspot.com

 
At 05 abril, 2008 21:05, Anonymous Anónimo said...

Se for preciso alguma informação sobre a O.T.A. , eu estou disponivel, sou membro desta orquestra.

qualquer informação necessária. sofia_pichel@hotmail.com

 
At 21 dezembro, 2008 15:44, Blogger Manuel Jerónimo said...

alguém de Castelo Branco me pode indicar o contacto de um dos directores do centro artístico albicastrense da parte musical para troca de informação sobre a partitura original do hino desta colectividade escrito em 1910.
enviar para manuel jeronimo manueljeronimo@gmail.com ou mjeronimo@esml.ipl.pt

 

Enviar um comentário

<< Home