domingo, 1 de outubro de 2006

Dia Mundial da Música

Hoje, no primeiro dia de Outubro, comemora-se o Dia Mundial da Música. A música sempre fez parte da minha vida. Activamente só nos últimos anos, posso mesmo afirmar que não consigo viver sem música. Em jovem foi mais passiva essa minha ligação a essa musa, gostei sempre de ouvir aos sons emitidos por um gravador de bobines do meu pai. Aos meus 15 anos ele ofereceu-me um rádiogravador já mais moderno, gravei inúmeros cassetes de uma estação austríaca antes de ir à escola e mais tarde ao trabalho. Cassetes essas que ainda hoje tenho. Actualmente tenho mais de 6000 canções no meu PC, maioritariamente dos anos 70, sinais dos tempos modernos.

Activamente comecei a entrar na música ao participar no Coro de Câmara de Beja. Entrei em Janeiro de 2002, tive a sensação que deveria de ter começado a cantar nesse coro há muito mais anos! É um escape ao stress, posso estar chateado e cansado, mas ao começar a cantar nos ensaios parece que o mundo é outro. Na época passada juntei-me, como os leitores habituais do meu blog sabem, também ao “coro irmão”, o Coro do Carmo de Beja (pois....), para cantar numa cantata do Padre Cartageno. Participei com mais dois elementos do meu coro em dois concertos. Este mês, dia 22, haverá um terceiro concerto, desta vez, tanto quanto sei, em Reguengos de Monsaraz. Os ensaios recomeçam já na terça-feira.

Há algum tempo comecei a tocar órgão. O professor de música Fernando Teixeira realmente tem muita paciência comigo. Depois de velho, ainda quero aprender coisas novas! Pois, nunca é tarde para aprender. Bem, o órgão não me satisfez plenamente, é que esse aparelho faz quase tudo sozinho, por isso mudei para algo mais clássico e mais difícil, o piano. Por falta de tempo ainda não passei de um Menuet simples e de acompanhamentos para piano de algumas canções pop como Word dos Bee Gees, é que diz-se que nestas coisas 10% é talento e 90% é trabalho. Com mais tempo dedicado já estaria mais à frente. Mas ainda sou novo....

2 Comments:

At 03 outubro, 2006 21:50, Blogger RCataluna said...

A música é uma excelente terapia! Nunca é tarde para aprender!!

Ando a ver se aprendo bateria...

Abraço!

 
At 03 outubro, 2006 23:27, Blogger Zig said...

rcataluna:
Desde que haja tempo!

O meu professor de música também ensina bateria, se quiseres, posso falar com ele!

 

Enviar um comentário

<< Home