domingo, 11 de dezembro de 2005

XXI Semana de Música para o Natal II

começou este Sábado com a cantora Cristina Branco. Digo cantora porque além do Fado também interpreta outro tipo de canções. Lamentavelmente assistiu ao espectáculo pouca gente, mas os que estavam, gostaram, incluindo eu. Normalmente não é o género de música que consumo, mas estou sempre aberto a outros estilos. Assim aconteceu esta noite. No palco estiveram, além da cantora, quatro músicos. Viola e viola baixo, piano e guitarra portuguesa. Este último um verdadeiro virtuoso, vibrando com o som do seu instrumento. Foi talvez o mais aplaudido da noite. Gostei mais das peças onde Cristina Branco foi apenas acompanhada pelo piano, vindo ao cimo a voz cristalina dela, quase parecendo a Teresa Salgado, principalmente no fim quando cantou á capela e sem microfone. Quem me observa na plateia, parece que estou a dormir. Mas não, para ouvir os olhos não fazem falta, assim concentro-me apenas no som.
Terça-feira a semana de música segue com um “Jantar Árabe”. Realiza-se na Pousada se São Francisco em Beja, pelas 20.30h. A comida tem, claro, um “toque” árabe, acompanhado por música e dança desta região do globo.
A semana finaliza com o nosso concerto. Mais para o fim desta semana vou falar melhor sobre este evento. Lembro só que é necessário tirar bilhete para essa noite, embora o ingresso seja grátis.