sábado, 20 de fevereiro de 2010

Showcase - Fernando Pardal II

O tempo gélido que se fez sentir esta noite não convidava mesmo nada em sair de casa, mas não me arrependi absolutamente nada de me ter deslocado à Biblioteca Municipal para assistir a mais uma edição do evento “Beja dá lhe música”, também designado como “Showcase” em que são convidados artistas bejenses para ali dar a conhecer os seus dotes musicais. E, esta noite, como largamente anunciado, foi a vez de Fernando Pardal apresentar as suas canções!


(foto SK)
Certo, e para não me repetir, a Cafetaria deste espaço cultural da nossa cidade não é o lugar ideal para concertos musicais. Porém, para este tipo de actuações como o desta noite penso que até seja o ideal porque o público, sem dúvida, se sente mais perto do artista que tem à sua frente, consegue ter uma melhor interligação com ele do que num espaço mais amplo e estéril, o outro lado da moeda, pois claro, é que não é necessário muito desse público para esgotar o espaço num instante!

Vamos mas é falar do artista. Infelizmente pouco conhecido da população bejense em geral, surpreendeu a mim e certamente a maior parte dos espectadores com as suas canções. Conheço-o de “andanças” de tempos passados, mas não fazia ideia que tipo de música faz, e muito menos sabia da boa qualidade das suas canções. Sei que “louvo” muitas vezes em demasia os artistas que “critico” aqui nas minhas opiniões sobre espectáculos musicais que visito, mas não tenho vergonha em dizer quando gosto de algo, e gostei bastante, muito mesmo!

No fim, ao dar-lhe os parabéns, lhe disse que ele me lembra ao meu cantor favorito da língua alemã, ao austríaco Wolfgang Ambros, pelo estilo intervencionista e pela à vontade como se apresenta ao público. Não sei bem porquê é que esse nome me veio à cabeça, talvez por esse austríaco também, como o Fernando, compor as suas músicas e por escolher letras de outros autores, não sei. Só sei que esta noite se ouviram várias canções de vários estilos, bastante bem interpretados e acompanhados apenas pela sua guitarra, como vários poemas de vários autores, musicados, como disse, por ele próprio. Já no fim, teve a companhia do meu amigo Luis Carlos na sua “steel guitar” interpretando duas músicas um pouco mais “rockeiras”. Estão, sem dúvida, de parabéns, o Fernando, e no fim, também o Luis pela excelente actuação desta noite!

Só mais uma coisa. Como sabem, ir sozinho a um evento não é muito fácil! Mas ali, não é! Porque encontro sempre gente amiga e conhecida para dar um papo sobre tudo e mais alguma coisa, e no fim se cumprimenta outras tantas gentes conhecidas e amigas. É muito confortante, podem crer! Mas, também dá para conhecer gente nova, como um emigrante de Cabo Verde radicado em Beja há cerca de 7 anos que pretende criar uma associação de emigrantes! Quem sabe se não me vou meter em mais uma actividade “extra-curricular” já que tenho uma vasta experiência de como é viver num país (já não tão) estrangeiro! A ver, vamos...
.

Etiquetas: