domingo, 20 de setembro de 2009

Trânsito

Há pouco, vi num outdoor de uma das candidaturas à presidência bejense a pretensão de alterar o trânsito na nossa cidade de Beja e o estacionamento na Zona Histórica!

Nada contra boas intenções ou boas propostas, mas pergunto: Vai alterar a mentalidade dos moradores e dos que trabalham na cidade que querem estacionar a sua lata de 4 rodas o mais perto possível de casa ou local de trabalho? Vai alterar de novo os sentidos das ruas que, em meu ver, não está assim tão mau como o pintam, salvo raras excepções? Vai querer que o pessoal altera, de novo, as rotinas nesse trânsito provocando, de novo, inúmeros acidentes?

Enfim...
.

Etiquetas:

9 Comments:

At 20 setembro, 2009 21:10, Blogger H said...

@zig - acredita que conversando com as pessoas, há soluções boas para melhorar! A mudança não tem que provocar medo!!!

 
At 20 setembro, 2009 23:13, Blogger Van Dog said...

Eu continuo sem ouvir notícias... ;)

 
At 21 setembro, 2009 00:57, Blogger Zig said...

H:

Talvez! Mas nem sempre o que as pessoas querem é a melhor solução...;)


Van Dog:

lol

 
At 21 setembro, 2009 22:50, Anonymous Anónimo said...

Meus caros, a alteração que foi efectuada no trânsito da cidade de Beja, é fruto de um estudo efectuado pelo Instituto Superior Técnico, não pode ser um punhado de gente sem conhecimentos técnicos a alterar.
Nas cidade europeias, por razões ecológicas, de ordenamento do território, poluição sonóra, etc, estão a fazer o mesmo que aconteceu em Beja. É uma atitude retrógrada querer inverter o futuro.

 
At 22 setembro, 2009 00:19, Blogger Zig said...

Anónimo:

Apoiado! Mais! Esses técnicos foram aconselhados por colegas italianos, bastante "batidos" na matéria...

 
At 22 setembro, 2009 12:49, Blogger H said...

@anónimo e zig - O imenso dinheiro que se gastou a contratar técnicos muito experientes, esbarrou num problema: uma coisa é o trânsito em cidades de centenas de milhares de habitantes, outra as cidades mais pequenas.
Por outro lado, no referido estudo, não se falou de estacionamento na zona histórica nem em reabrir algumas artérias! E claro que não é um punhado de pessoas sem experiência a decidir: mas é ouvir as pessoas! Porque se a formação académica é importante, há outros saberes que é arrogância negligenciar!

 
At 22 setembro, 2009 13:26, Blogger Zig said...

H:

Desculpa contradizer-te. Durante esse estudo, uma boa dezena de pessoas perguntou inúmeros automobilistas sobre o trânsito na cidade, para onde se deslocam, quantas vezes por dia etc. Agora não sei se isso foi tido em conta ou não.

Mas deixa-me dar só um exemplo. Antes dessa alteração, a minha antiga rua, a Rua da Guia, era uma autêntica pista de ralis, fazia parte do "roteiro" daqueles que, noite pós noite, percorriam a passear a cidade. Porquê? Porque o trânsito na Rua Arresta Branco era no sentido Largo Santa Maria - Castelo. Depois desse sentido ter sido alterado foi um sussego. Posso quase apostar que um novo "estudo" vai alterar o sentido nessa rua de novo para dar voz aos cidadãos que sempre o contestaram. Logo, a Rua da Guia irá perder. Só espero que a minha filha mude depois rapidamente de casa...;)

 
At 22 setembro, 2009 23:01, Blogger H said...

ZIG - parece-me que o fundamental, mais que inverter alguns sentidos, é pensar no trânsito em algumas ruas que sem grandes razões e resultados desapareceu!

 
At 23 setembro, 2009 00:18, Blogger Zig said...

H:

Para mim, e digo isso desde sempre, a Zona História não devia é ter trânsito nenhum, apenas durante algumas horas de manhã e de tarde, por exemplo 06h00 a 10h00 e 18h00 a 20h00 como acontece em muitas cidades por essa Europa fora!

 

Enviar um comentário

<< Home