sexta-feira, 24 de julho de 2009

Wir sind der Zement Europas

Cavaco Silva está, como é sabido, na Áustria em visita oficial. Nada contra, muito pelo contrário, se eu fosse alguém importante também não me importaria absolutamente nada conhecer um país (neste caso já conheço bem...adoro Salzburgo, adoro Viena, os Alpes...) em visita oficial, fazendo dessa visita uma espécie de férias culturais!

A imprensa nesse país vizinho da Alemanha e falante da mesma língua teutónica (bem, mais ou menos!) se interessou bastante por essa visita. Ainda em Portugal, o nosso PR deu uma entrevista ao jornal “Kurier” (Mensageiro), ao que afirma: Wir sind der Zement Europas – nós somos o cimento da Europa. Bem – não sei em que língua o nosso PR terá falado com o jornalista austríaco, no entanto, e como sempre nos headlines de qualquer jornal, só lendo o texto da entrevista é que se entende essa frase.

Sendo Cavaco Silva um reconhecido economista, a 1ª parte da entrevista falou da crise económica mundial, como não podia deixar de ser. E como a Áustria e Portugal são países equiparáveis, Cavaco afirma que países como esses é que são o cimento da Europa.

O tema seguinte também era óbvio – o futebol! Questionado sobre se os dois países se podem comparar em termos de futebol, Cavaco Silva sorriu e disse que não se pode mandar um Cristiano Ronaldo até à Áustria, até nem os orçamentos dos principais clubes dos dois países chegariam para comprar esse craque português.

Finalizaram a entrevista com a questão da reeleição de Durão Barroso em que ele estranha a existência de divergências no Parlamento Europeu sobre a sua continuação e também falaram do referendo na Irlanda em Outubro que será fundamental para a continuação da EU.

Porém, e para quem entenda alemão, que veja aqui a entrevista na íntegra! A foto é do mesmo site!
.

Etiquetas: ,