sábado, 23 de agosto de 2008

Alguém...

...ainda tem grandes dúvidas que o nosso país deixou de ser o dos brandes costumes? Todos os dias chovem notícias de violência gratuita, assaltos e carjacking, todos os dias os telejornais abrem com mais uma desgraça! Já se sabe, a imprensa anda com a “moda”, segue uma certa “linha” jornalística, mas também é verdade que a criminalidade em Portugal realmente aumentou. “São os novos tempos”, dizem, ou então “nos outros países acontece o mesmo”, ou ainda pior “estamos apenas a adaptar-nos”! Certo e correcto, mas conhecendo eu a realidade na Alemanha, a autoridade nesse país está mais motivada, as razões são por demais conhecidas.

Não é sobre isso que quero hoje falar. Vou tentar descobrir, neste curto texto, as razões de tanta violência e de tantos assaltos nos últimos dias. Para começar, os próprios jornalistas. Para quem tiver más intenções, basta ler os relatos jornalísticos e ver atentamente as reportagens televisivas (ou até ver filmes) para aprender como se faz. Com essas informações, basta verificar as condições do alvo a “abater” e avançar, como foi o assalto na A2 desta semana. Depois, o mês de Agosto, que é tradicionalmente de férias para os portugueses, também não ajuda. As pessoas andam mais despreocupadas, desprezam certos procedimentos de segurança, e para mais, muitas forças de segurança estão desfalcadas por metade dos seus quadros estarem nessas mesmas férias, estando em sua substituição gente pouca, ou menos, qualificada.

Mais uma razão é a relativa facilidade em arranjar dinheiro por furto. Assaltos de pequena escala, por exemplo até 500€, é do mais fácil que há! “Basta” entrar num estabelecimento que está deserto por momentos e atacar! É que, infelizmente há cada vez mais larápios dispostos a efectuar esses ditos pequenos furtos, que são, mesmo sendo pequenos, uma grande chatice para os lesados, tanto monetariamente como a nível psicológico!

Soluções? Não as tenho! Temos apenas que estar mais atentos ao que nos rodeia. Para quem tiver um estabelecimento aberto ao público, tem que ter em atenção de manter sempre pouco dinheiro em caixa. Mesmo os ditos pequenos estabelecimentos terão que adquirir um sistema de videovigilância que não é assim tão caro como muita gente pensa!

Hoje, porém, houve um exemplo a não seguir. O partido político PSD (como sabem, estou cada vez mais desligado da política, tal como a maioria dos portugueses!), em vez de encontrar palavras de incentivo para as forças de segurança ou apresentar alternativas à política seguida nessa área pelo actual governo, pede simplesmente a demissão de um ministro. Como se isso fosse a solução! Até parecem palavras de um certo líder de um certo partido um pouco mais à direita...

Adenda

Quase como de propósito! Há pouco senti uma enorme vontade em dar uma voltinha com a carrinha, nem sabia bem porquê! É que, no sábado à noite, quase às 2 da manhã, não é de todo normal eu sair, fosse para onde fosse! Tinha a deixado um pouco mais à frente do que o habitual, e ao fechar a porta da minha “albergaria” vi que algo se mexia dentro do veículo. Pois então, um tipo, meio drogado ou bêbedo, estava a mexer nas calmas no porta-luvas. Parecia que eu estava dentro de um filme, de tão surreal que foi! Claro, tirei-o logo da carrinha e dei-lhe um enorme pontapé (para não lascar a minha mão, preciso dela para trabalhar)!

O tipo conseguiu abrir a carrinha através do vidro do lado que normalmente está fechado! Só que, não sendo eu a única pessoa que conduz esse carro, essa dita outra pessoa tem a mania de abrir essa janela e depois não a fechar devidamente! Ora bem, isso é um convite para os já acima assim designados larápios, que, como quem não quer a “coisa”, passam pelos carros para ver se estão abertos.

Portanto, mais um conselho: deixem os vossos carros sempre BEM fechados, para não vos acontecer o mesmo, e para depois não vos doer um dos vosso pés também...

Adenda2:

Ladrão que rouba ladrão, mil anos de perdão, ou será 100? Seja como for, apenas esta manhã notei, com a bagunça deixada na carrinha, que o larápio de ontem deixara lá objectos furtados! Nem mais! Como bom cidadão que tento ser, deixei o caso logo para as autoridades. Já sabem quem é o tipo, é alguém que passa a vida em prisões, um que está “agarrado”, resumindo, um desgraçado. Mas essa desgraça toda não o vai livrar de se ver de novo em apuros com os tribunais. Mas, como sempre nesses casos, a minha pessoa irá perder muito tempo com isso, na identificação do “gajo” e depois no tribunal! Espero que até lá o meu pé deixa de doer...

4 Comments:

At 24 agosto, 2008 22:43, Blogger Van Dog said...

aiaiai... Isto está mesmo complicado, sim...
As melhoras do teu pé!

 
At 24 agosto, 2008 22:56, Blogger Zig said...

van dog:

Se continuar a doer assim, tenho que ir ao médico, ou seja, estar durante horas à espera...

 
At 25 agosto, 2008 15:06, Anonymous Anónimo said...

Bem Zigy, lamento a dor no pé.
Mas não foste só tu o galardoado da noite.
Por volta das 6 da manhã, ouvi um barulho estranho junto ao meu quarto que é um rés de chão quase colado com o local onde estava estacionado o meu carro.
Fui a varanda e nada vi de imediato.
Alguns segundos depois, vi passar uma pessoa que desconfio ser do bairro em frente, a passar com um saco de viagem. Na altura pensei que essa pessoa fosse trabalhar.
Mas só de manhã pelas 11:00 depois de vêr o tampão de gasolina aberto é que começei raciocinar sobre o que vira às 06:00.
Pois é, foram-me á gasosa.
É claro, fiz a participação na esq. da policia, mas só para efeitos estatisticos, pois os prejuizos, esses terão de ser esquecidos.
Finalizando, as melhoras para o pé.
El Juanito.

 
At 25 agosto, 2008 15:30, Blogger Zig said...

El Juanito:

Isto está bonito! Qualquer dia temos que montar vídeovigilância até à volta do carro.

O larápio do meu caso não se vai rir de mim, isso garanto! Tenho é que avançar com prudência, infelizmente, já que esses tipos estão com os direitos todos, enquanto ao lesado muitas vezes restam apenas as lamentações...

O pé já está melhor, obrigado. Não está partido, graças a Deus!

 

Enviar um comentário

<< Home