20 - Bolsa
Como é sabido, a partir de hoje a taxa do IVA desceu para os 20%. O governo do PS faz disto uma grande notícia, a população portuguesa já nem lhes liga! Certo, é 1% a menos em algumas contas, mas mesmo só em algumas como, por exemplo, nos combustíveis. Mas, com o andar da carroça, com o preço do crude a bater recorde pós recorde, esses 1,2 cêntimos (no caso do gasóleo) rapidamente serão “apanhados” de novo!
Para além dos combustíveis, onde é que a população portuguesa notou mais diferenças? Em quase lado nenhum. Este “alívio” de um ponto percentual é apenas bem-vindo pelas empresas que, maioritariamente com a corda na garganta, sentem esta corda a partir de hoje um pouco menos apertada. A maior parte dos hipermercados, tanto quanto sei, não fez nenhuma alteração, já que muitos, na altura do aumento de 19 para 21% também não aumentaram os preços. O que na altura ficou muito bem-visto, hoje é criticado. Eu, cá para os meus botões, apenas acho que dava muito trabalho alterar os preços todos. Já se imaginaram, numa grande superfície como o Jumbo ou Continente em Lisboa, alterar milhares de preços numa só noite? A não ser que a tecnologia ajuda nestes casos, não sei, há séculos que não entro num lugar destes...
Embora me considero situado ligeiramente à direita politicamente falando, não entendo nada da Bolsa de Valores e detesto o que muita gente considera ser o capitalismo. É uma contrariedade, eu sei, mas acho completamente injusto que alguns “colarinhos brancos”, sem grande esforço, ganham milhões e outros, como eu, tenham que trabalhar arduamente para chegar a algum lado. Não pretendo meter toda a gente no mesmo saco, toda a gente que investe o seu dinheiro em variadíssimas aplicações, apenas não gosto de gente que, por meios pouco claros, enriquecem à custa dos outros. Bem, para muita gente hoje foi um dia negro. Claro, muitos “colarinhos brancos” já tinham previsto esta situação, outros têm hoje certamente uma noite difícil de sono. Mas, quem perdeu neste “mini-crash” de quase 5% na Bolsa de Valores de Lisboa são os milhares de pequenos accionistas, como sempre. Os grandes, se, em vez de ganharem 100 mil € por ano em “jogos” na bolsa ganharem “apenas” 30 ou 40 mil, tanto lhes faz, já que têm aplicado o “seu” dinheiro em vários lugares. Ou então, será que os ditos gestores financeiros que, normalmente sempre muito activos no que toca a incentivar os seus “súbitos” a aplicar as suas poupanças num ou noutro título como por exemplo nos da EDP, esta manhã também se fartaram a ligar aos seus “discípulos” para largar esses mesmos títulos de novo? Não me parece!
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home