domingo, 23 de março de 2008

Esta noite...

Esta noite podia ter sido transmitido mais um episódio do Conta-me como foi, mas não foi. Certamente para segurar telespectadores dos grandes centros urbanos que à esta hora estavam a “desembrulhar” os ovos da Páscoa que vinham dentro das suas malas de viagem, a RTP transmitiu um excelente programa musical para recordar grandes canções de Simone de Oliveira, denominado Num País chamado Simone, uma gravação do espectáculo de homenagem a essa grande senhora no dia 25 de Fevereiro no Coliseu de Lisboa. Sublinhado com pequenas cenas da vida portuguesa destes últimos 50 anos que a carreira dessa extraordinária cantora comemora este ano, assistiu-se a boas interpretações de inúmeros valores da música portuguesa, realmente, ainda não entendo porquê é que muita gente perde tempo em ver as irrelevantes novelas nos outros canais de sinal aberto! No anúncio do programa no site da RTP diz simplesmente isto:
“”Como espectadores do seu percurso de vida, apetece dizer “Obrigado, Simone”. Pela coerência, pela frontalidade, pela voz, pela convicção com que interpreta, pela garra com que vive.””
Mais palavras para quê...

Por falar em ovos de Páscoa! Sabem qual é a origem desse hábito pascoal? Há inúmeras teorias sobre a origem do ovo de Páscoa e a razão de ser um coelho que as distribui. Simplificando: é sabido que a Páscoa festeja a ressurreição de Cristo. Pensa-se que a utilização do ovo simboliza a origem da humanidade, o objecto que a partir dele nasceu a vida. O coelho, porém, costuma ser o primeiro animal que nasce na primavera, pelo menos no norte da Europa, região donde é originário esse hábito do ovo da Páscoa. No século 17, na Alemanha, é mencionado pela primeira vez essa brincadeira de criança, em que um coelho, um galo ou até uma raposa escondem ovos de Páscoa no quintal durante a noite para depois na manhã seguinte as crianças os procurarem. Brincadeiras dessas são mesmo as lembranças mais ternurentas que tenho da minha meninice...

4 Comments:

At 24 março, 2008 17:08, Blogger aspegic said...

MAS DESDE QUANDO É QUE A D. SIMONE É UMA ANTIFASCISTA??????? QUE EU SAIBA ELA NÃO PASSA DE UMA CANTORA LIGEIRA - NÃO COM 50 ANOS DE CARREIRA, POIS PERDEU A VOZ E DEIXOU DE CANTAR - ALINHADA NO NACIONAL CANÇONETISMO DE OUTROS TEMPOS AO LADO DE TANTO OUTROS... NÃO ENTENDO PORQUÊ A RTP LHE DÁ TANTA COBERTURA E TEMPO DE ANTENA? VILA FAIA PORQUÊ A D. SIMONE? COM TANTA ACTRIZ DE GABARITO, POR EXEMPLO A LOURDES NORBERTO E ESCOLHEM A D. SIMONE PARA UM PAPEL DE ACTRIZ? SERÁ QUE A RTP DEU TANTA IMPORTÂNCIA AO ESPECTÁCULO DO COLISEU POR VIR A MADALENA IGLÉSIAS? É POSSÍVEL. E DEPOIS A D. SIMONE TRATOU-A COM INDIFERENÇA NO PALCO, NÃO DEVE TER VISTO O COLISEU EM PESO DE PÉ A APLAUDIR A MADALENA IGLÉSIAS. E QUANTO À POLÍTICA... NÃO É POLITICA? PORRA... PASSA-LHES A MÃO PELO PELO A TODOS. JÁ ANDA LOUCA PARA TER UMA NOVA ORDEM DO ESTADO PORTUGUÊS, E CERTAMENTE ATÉ VAI TER JÁ NO PRÓXIMO DIA 10 DE JUNHO. E O QUE TEM TRABALHADO PARA IR PARA O PANTEÃO! SABE MUITO BEM MEXER-SE. ELA QUE NÃO DEFENDE OS POBREZINHOS MAS AS PESSOAS. QUE TAL COMEÇAR PELA SUA PRÓPRIA FAMÍLIA?
num país chamado simone. MULHER SIMPLES, NADA NADA PRETENCIOSA. COMO DIRIA UM GRANDE SENHOR DA RTP " E ESTA HEIN!".

 
At 24 março, 2008 17:58, Blogger Zig said...

aspegic:

Não se pode agradar a toda a gente, sempre foi assim. Além disso, não é preciso gritar, não sou surdo...

 
At 24 março, 2008 22:39, Blogger Van Dog said...

hehehe...

Agora sim, o comentário: eu bem vasculhei por trás das árvores, mas nada de ovo de Páscoa...

 
At 25 março, 2008 00:14, Blogger Zig said...

van dog:

Pois, esse hábito já está a cair em desuso, infelizmente!

 

Enviar um comentário

<< Home