sexta-feira, 21 de março de 2008

Pensamentos curtos

Diariamente somos bombardeados com publicidades desta ou daquela grande superfície que reclamam que são os mais baratos! Pergunto: então, se todos são os mais baratos, quem é que é a mais cara? Ou será que todos têm que fazer publicidade dessas para não “caírem” para esse estatuto inglório?

Há dias apareceu, também na publicidade, um novo símbolo no “céu”! Alguns operadores de audiovisuais se juntaram para criar uma nova sigla, a ZON. Na primeira vez que ouvi esse nome pensava que os Gato Fedorento ressuscitaram, mas não, é mesmo verdade. E para concluir esse disparate, afirmam que “zon está on”! Ok, pronto, mas sabem a quê é que esta sigla me lembra? Lembra-me a esses filmes antigos de ficção científica em que o povo seguia uma espécie de líder sobrenatural, ficando “espasmado” e boquiaberto frente ao novo deus...

Todas as religiões, (quase) sem excepção, pregam a não-violência! Mas, porquê é que todas as religiões, também (quase) sem excepção, ficaram e ficam conhecidos na história por episódios violentos? Até já os monges tibetanos correm contra forças da “dita” autoridade chinesa, sem armas, é certo, mas se é violência, é!

Sabiam que Portugal é o país na Europa menos guloso no que toca ao consumo de chocolate por habitante? Ou será que o (crónico) baixo salário no nosso país tem alguma coisa a ver com isso? Não que eu ganhe muito, mas adoro chocolate! Quando há um raio de sol no céu, o almoço tem que ser finalizado com um gelado, de chocolate, pois claro! Uma vez li que os grandes consumidores de chocolate o fazem por serem carentes! Bem, seja como for, será que, com este meu consumismo todo, eu consiga elevar Portugal nessa estatística? Penso que não...

Por último, o vídeo mais famoso do norte. A escola Carolina Salgado, não, desculpem, Michaelis está na boca do mundo, não, desculpem, na boca dos comentadores e jornalistas de Portugal. Devem ser mesmo os últimos que ficaram a saber que é frequente o desrespeito pelos professores nas escolas do nosso país, felizmente, claro, não sempre com esta gravidade! Só o facto dessa professora de francês, uma senhora com "S" grande de 60 (!) anos, não ter apresentado queixa oficial diz tudo! Traria complicações, bur(r)ocracias e chatices para todos os implicados, por outras palavras, seria uma perca de tempo! Mas, todo este comportamento de todos os implicados nesse “processo” não será a continuação daquilo que critico deste que estou neste país, ou seja: o facilitismo, o “deixa estar – isto está bom”, o “quero lá saber – isto não é comigo” etc, etc?

8 Comments:

At 22 março, 2008 00:39, Blogger H said...

Zig, ontem escrevi em cima do joelho e hoje confesso que pensei mto nisto! O que logo ontem me pareceu (e escrevi numa resposta) foi que a professora não tinha apresentado queixa! Mas.. não sei se é um acto nobre ou, aquilo é tão normal que nem merece uma queixa!
Por outro lado, enquanto docente, não consigo deixar de pensar: será possivel algo similar acontecer-me? e, como iria reagir?

 
At 22 março, 2008 01:11, Blogger Zig said...

h:

Realmente, isto é uma pergunta que só a professora saberá responder. Ela certamente já estará no fim da sua carreira e já não quereria "chatear-se" com estes assuntos. Mas, e mais uma vez, ou talvez não, só quando o vídeo apareceu no Youtube é que o "baile" verdadeiramente começou. Isso também quer dizer que ninguém nesta sala levou este episódio muito a sério, portanto, acontecimentos desses seriam normal pelo menos nesta sala.

Bem, no teu caso, penso que será apenas uma questão de corpulência física...:)

 
At 22 março, 2008 16:12, Blogger jocasipe said...

Sem delongas: Para onde caminhamos? Estarei a pactuar com isto? O que tenho em casa? Estou preocupado! Sim, estou!

 
At 22 março, 2008 18:36, Blogger noctivaga said...

Sou uma pessoa bastante calma e muito tolerante contudo, juro que não sei o que faria aos meus formandos, catequizandos ou alunos séniores numa situação daquelas.

 
At 23 março, 2008 00:02, Blogger Zig said...

jocasipe:

Também tenho essa preocupação com a minha filhota já que é mais ou menos da idade dessa "estupora" no vídeo. Não estou a dizer com isso que ela seria capaz de algo semelhante, creio que não, já que ela é pacifista como eu! O que me preocupa é o sistema escolar em que estamos todos inseridos! Se podemos fazer alguma coisa? Já alguma vez tentaste nadar contra a corrente? Eu, já! Mas arrependi-me rapidamente!

Noctivaga:

Penso que (espero que...) em Beja as coisas ainda não estão tão desrespeitáveis como nas grandes cidades, mas, mais vale prevenir do que depois remediar!

 
At 04 junho, 2008 12:21, Blogger Pipocas said...

Isto é incrível. A Zon anda a enganar meio mundo com promoções, novos contratos com ofertas e descontos, onde se supõe pagar apenas “x” por mês, mas depois sai-lhe “y” na factura. E não é só a mim. O próprio Leonel Moura fala do assunto no jornal de negócios, porque lhe aconteceu a mesma coisa. O problema é que os clientes reclamam dúzias de vezes, todos ouvem e prometem a resolução do problema, mas a situação mantém-se, mês após mês. Afinal estamos ou não a ser enganados? O serviço é mau (vezes seguidas sem sinal, que significam horas sem serviço), publicidade enganosa a torto e a direito, falta de cumprimento de prazos e promessas. Pagar pagamos todos, e ai de quem não pague ou se atrase. Cumprir é que nem todos cumprem.

 
At 04 junho, 2008 13:03, Blogger Unknown said...

Ah, pois é… a Zon, ex-TV Cabo, já é ex em muitas mais coisas. Não passa de hoje e vai passar a ser a minha ex-empresa-que-fornece-TV-por-cabo. Então não é que os ex-qualquer-coisa andam a enganar os clientes com promessas fictícias? São as promoções, novos contratos com ofertas e descontos, onde se supõe pagar apenas “x” por mês, mas depois sai-lhe “y” na factura, e agora publicidade enganosa: as 200 horas de gravação anunciadas significam apenas 90?!?!?! 90 HORAS!!! Leram bem!

Reclama-se, reclama-se e fazem orelhas moucas. Todos ouvem e prometem a resolução, mas mais uma vez a situação vai estender-se por meses. E antes que isso aconteça eu e, certamente, muitos mais clientes teremos todo o prazer de sermos os ex-clientes da Zon-ex-Tv-Cabo. Felizmente a DECO já pegou no assunto e já saiu nos jornais. Felizmente há concorrência, que é como-quem-diz- há vida para além da Zon. Viva o Meo!

 
At 04 junho, 2008 17:16, Blogger Zig said...

pipocas:

Muitas vezes, e peço desculpas por dizer isso, o cliente assina um papel de aderência a um serviço sem o ler devidamente. Claro que, muitas vezes o vendedor trabalha com as "manhas" todas para vender o seu produto. Na altura em que escrevi este texto, já lá vão mais de 2 meses, este serviço era novo e veio para colmatar a concorrência do MEO. Como a cabovisão nunca era grande grande coisa em termos de assistência técnica, a ZON não podia ser muito diferente, penso eu de quê...


kikas:

alguém tem que pagar a enorme promoção que estão a afzer, ou seja, os clientes!

Agora, reclamar é mesmo para esquecer. É que, as reclamações já são tantas que não dão conta do recado. Tive, e tenho, um caso com a ligação da minha internet, que só visto! Basta dizer que pago por um serviço de velocidade máxima e só tenho 4Mbps...

 

Enviar um comentário

<< Home