quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Origens

Hoje estou numa de curtas e rápidas, não me perguntem porquê!


A origem dos Doze Meses do Ano:

Janeiro - Homenagem ao Deus Janus, projector dos lares
Fevereiro: - Mês do festival de Februália (purificação dos pecados), em Roma
Março - Em homenagem a Marte, deus guerreiro
Abril - Derivado do latim Aperire (o que abre). Possível referência à primavera no Hemisfério Norte
Maio - Acredita-se que se origine de maia, deusa do crescimento das plantas
Junho - Mês que homenageia Juno, projectora das mulheres;
Julho - No primeiro calendário romano, de 10 meses, era chamado de quintilis (5º mês). Foi rebaptizado por Júlio César
Agosto - Inicialmente nomeado de sextilis (6º mês), mudou em homenagem a César Augusto
Setembro - Era o sétimo mês. Vem do latim septem
Outubro - Na contagem dos romanos, era o oitavo mês
Novembro - Vem do latim novem (nove)
Dezembro - Era o décimo mês

8 Comments:

At 20 fevereiro, 2008 10:37, Blogger jocasipe said...

Bem giro. desconhecia, embora já tivesse lido qualquer coisa sobre o assunto.

 
At 20 fevereiro, 2008 10:51, Anonymous Anónimo said...

Caro amigo Kraus

Pura coincidência ou não, ou talvez até já sejam os frutos colhidos do "nosso" blog que ontem nasceu permaturamente, e que foi baptizado com o nome de Alcácer do Sal - Fátima a pé.
Hoje quando fui tentar procura-lo descobri o blog do Zig, o seu blog.
Qual não foi o meu espanto descobri um peregrino perdido no ano de 2005.
Fiquei satisfeita porque conseguiu chegar a Alcácer do Sal.
Este ano vamos partir outra vez...
Já tenho 83 inscrições muitas delas de Beja. Não vou aceitar mais ninguém, mas se o Kraus quizer continuar a sua caminhada este Maio concerteza abriremos uma excepção.
Pense... pois a nossa reunião é já dia 15 de Março em Alcácer do Sal.
Saudações peregrinas.
A Guia Maria João

 
At 20 fevereiro, 2008 11:01, Blogger Zig said...

jocasipe:

Há muitas palavras que tomamos como “adquiridos” e nem sabemos qual é a origem delas.

Maria João:

Fiquei muito satisfeito por me ter “descoberto”! Na altura fiquei com muita pena de não poder ter ido convosco e este ano também não seria possível! Ainda me lembro muito bem da reunião antes da peregrinação propriamente dita, e fiquei agradavelmente surpreendido pelo excelente espírito de entreajuda e fé que lá se sentia!

Bem, neste momento vou “matando” saudades de Fátima com a minha participação no Coro do Carmo de Beja numa peça musical religiosa sobre os 90 anos das aparições nessa localidade. Dia 9 de Março lá estaremos de novo.

Boa sorte e que corra tudo bem na vossa peregrinação deste ano!

 
At 20 fevereiro, 2008 20:46, Blogger Van Dog said...

Que giro!

 
At 20 fevereiro, 2008 22:51, Blogger noctivaga said...

Zig, também vou estar em Fátima no dia 8 e 9 de Março. Vou na peregrinação Franciscana organizada pela Fraternidade Irmãozinhos de S. Francisco de Assis á qual tenho a felicidade de pertencer. Vai ser um fim de semana muito BOM.

 
At 20 fevereiro, 2008 23:40, Blogger Zig said...

van dog:

:)

noctivaga:

Então, sendo assim têm oportunidade para ver a peça pela segunda vez.

Numa dessas actuações "apareceu" um desses franciscanos (que é professor de música, não me recordo do nome, salvo erro é Ricardo) em fato e gravata :)

 
At 21 fevereiro, 2008 00:05, Blogger noctivaga said...

Apareceu sim senhor. Chama-se Ricardo. Toca, canta e encanta.
É um Amor de pessoa.

 
At 21 fevereiro, 2008 00:19, Blogger Zig said...

noctivaga:

Exactamente! Tivemos nos ensaios sempre uma espécie de "diálogo" entre Tenores e Baixos, sempre na brincadeira e no "gozo"!

 

Enviar um comentário

<< Home