sábado, 19 de janeiro de 2008

Músicas da minha Vida XVI


.
Com esta edição das Músicas da minha Vida vou iniciar uma “fase” Abba, por muitas razões. É um dos grupos pop que mais sucesso teve em toda a história da música moderna, é um dos meus grupos favoritos tanto na minha juventude como ainda hoje e escreveram canções de todo o tipo, ingénuos no início e mais sentimentais no fim da sua carreira.

“The winner takes it all” foi apresentado por esses suecos em 1980 com o álbum Super Trouper. Foi o ano em que ingressei à tropa, ano de inúmeras viagens por toda a Alemanha, de norte ao sul. Três meses em Hamburgo, 3 meses em Ingolstadt e o resto no quartel onde finalmente iria ficar até vir para Portugal em 83. Também foi o ano em que comprei o meu primeiro carro, amarelinho e Toyota, pois claro! Ficou depois para a minha irmã mais velha na altura em que comprei o meu “bólide” vermelho...

É impossível falar exaustivamente sobre os Abba. Vou tentar fazê-lo nas próximas edições dessa rubrica e “apimenta-las”, como sempre, com pequenas histórias por mim vividas na altura do seu aparecimento. A canção hoje apresentada até pouco me dizia em 1980, lembro-me de ter feito sempre "FF" no leitor de cassetes do meu carro. Hoje em dia, e principalmente agora, esta letra (mais a do refrão, claro) me diz bastante…

Para tornar estes textos um pouco menos chatos, vou colocar primeiro a tradução da letra e só depois a letra original. A partir de hoje também vou tentar fazer uma tradução um pouco mais livre, um pouco menos “pegada” ao original!

Tradução "The winner takes it all" dos "Abba"

Não quero falar sobre as coisas que se passaram
embora que isso me esteja a magoar, mas isso agora já é história
Joguei todas as minhas cartas, a mesma coisa que tu também fizeste
Não há mais nada a dizer, não há mais trunfos para lançar

O vencedor fica com tudo, o derrotado fica encolhido
ao lado da vitória, é este o destino dela

Estava nos teus braços pensando que ali pertencia
Construí uma protecção à minha volta concluindo que faria sentido
Construindo um lar, pensando que ali é que eu estava forte
Mas fui tola, segui as regras

Os deuses podem lançar os dados com as suas mentes frios como o gelo
E algures cá em baixo alguém querido perde
O vencedor fica com tudo, o derrotado tem que cair
É simples e elucidativo, porquê é que eu me hei-de queixar.

Mas, diz-me, ela beija tal como eu te beijava?
Sentes a mesma coisa quando ela te chama pelo nome?
Algures, lá bem no fundo, saberás que tenho saudades tuas
Mas, o que posso dizer, as regras têm que ser seguidas

Os juízes decidirão sobre a minha vontade de obedecer
Espectadores do espectáculo, estão sempre na retaguarda
O jogo está lançado novamente, amante ou amigo
Uma coisa grande, ou pequena, o vencedor leva tudo

Não quero conversar se isso te fizer sentir triste
Estou a ver, vens para me apertar a mão
Peço desculpas se te sentires mal quando me vês tão tensa e sem auto-confiança
Mas, como sabes, o vencedor é que fica com tudo...

Letra original

I don't wanna talk about the things we've gone through
Though it's hurting me now it's history
I've played all my cards and that's what you've done too
Nothing more to say no more ace to play

The winner takes it all the loser standing small
Beside the victory that's her destiny

I was in your arms thinking I belonged there
I figured it made sense building me a fence
Building me a home thinking I'd be strong there
But I was a fool playing by the rules

The gods may throw a dice their minds as cold as ice
And someone way down here loses someone dear
The winner takes it all the loser has to fall
It's simple and it's plain why should I complain.

But tell me does she kiss like I used to kiss you?
Does it feel the same when she calls your name?
Somewhere deep inside you must know I miss you
But what can I say rules must be obeyed

The judges will decide the likes of me abide
Spectators of the show always staying low
The game is on again a lover or a friend
A big thing or a small the winner takes it all

I don't wanna talk if it makes you feel sad
And I understand you've come to shake my hand
I apologize if it makes you feel bad
Seeing me so tense no self-confidence
But you see
The winner takes it all
The winner takes it all...

Vídeo da canção

Origem da foto

Clicar no play para ouvir a canção
(Nota: por vezes acontece que se tenha que clicar por duas vezes, primeiro para activar o link e depois para carregar o ficheiro!)
.
boomp3.com