terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Oratória - Coimbra e Mangualde

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo Vos. Peço Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Não sei bem porquê, mas é essa a frase que mais gosto na Oratória Comemorativa dos 90 Anos das Aparições de Fátima, que acabamos de apresentar este fim-de-semana que passou em Coimbra e em Mangualde. Após 5 concertos no ano passado, estas foram, respectivamente, a 6ª e 7ª apresentação desta obra memorável da autoria do “nosso” Padre António Cartageno. Foi mais um fim-de-semana em cheio, para mim e para todos os que participam nestes concertos, que são mais de 300 indivíduos!

Claro, um fim-de-semana desses começa sempre, como todas as viagens, com o primeiro passo. Saímos de Beja de madrugada (8.45...) em direcção a Vidigueira para buscar os nossos amigos do coro dessa terra.
.
Já perto da chegada, uma estranha nuvem que mais se parece com um cão...

.
Uma foto tirada à pressa (tal como a anterior), da “skyline” de Coimbra com o seu rio Mondego

.
A chegada à zona universitária

.
Seguindo um velho lema da minha terra (quem não faz nada, ao menos tem que comer bem...), toda a gente ingressou neste local para repor as forças perdidas nessa longa viagem

.
Um local engraçado que...

.
...lembra mesmo ao mais distraído dos seus visitantes que é um sítio onde param estudantes.

.
Este local também serviu mais tarde para jantar, o que aconteceu um pouco antes do concerto. Antes houve tempo para passear por essa linda cidade, mais precisamente pelo centro histórico de Coimbra com as suas universidades.



.
A universidade antiga estava a ser restaurada, mas, será que esses dois “restauradores” cumpriram todas as regras de segurança?

.
O rio Mondego com a ponte nova

.
Vestígios e excessos da vida estudantil...

.
A Sé Nova, local do 1º concerto

.
O Cartaz que anunciara o acontecimento

.
O ensaio, visto de “cima”

.
A azáfama, antes da entrada em palco, tanto do lado masculino...

.
…como no feminino

.
Um dos "culpados" do bom desenrolar dos concertos, (Super) Mário Nascimento, um excelente músico e uma excelente pessoa!

.
Directamente vindos do ano 1917, os Três Pastorinhos!

.
Fotos “proibidas”, tiradas por este vosso atrevido amigo, uma antes e a outra logo a seguir ao concerto...


.
Já no domingo de manhã, assisti após alguns séculos de ausência do culto, a uma missa nesta igreja que fica perto do local onde o Sporting poucas horas mais tarde se despedira do título!

.
Após pouco mais de uma hora de viagem, chegámos a Mangualde. Ficámos agradavelmente surpreendidos pelo bem organizado centro paroquial dessa localidade cujas gentes nos receberam com muita simpatia.

.
Mais uma vez, os "cuidados" para com o estômago

.
Chovia, pois se chovia

.
A igreja, o local do segundo concerto, também fica nesse centro. Na cave, por baixo dessa igreja, existe um auditório onde se transmitiu o concerto para uma tela de cinema. Escusado dizer que, para além da igreja, também encheu por completo. Lamentavelmente não consegui tirar fotos desse lugar já que a minha máquina tem um flash algo fraquinho.

.
O único ponto realmente negativo nesse domingo foi a atribulada e apertada entrada para o concerto. Mas, após esse aperto, todos os naipes se “refugiaram” para as salas donde saíram depois ordenadamente até ao palco.

.
Mais fotos proibidas, com os momentos pós concerto!



.
Para o regresso, as boas gentes da Vidigueira pensaram em tudo! Pudera! Para quem vive em terras de bom vinho tem a vida facilitada!


E pronto! Tirei muitas mais fotografias ainda, mas penso que já chega! Se conseguir obter fotos dos concertos, tiradas, claro, do lado do público, as publicarei aqui!

A “digressão” da Oratória vai continuar, a 9 de Março vamos regressar a Fátima. Depois, só os orçamentos das entidades interessadas é que mandam porque um concerto desses não é barato. A orquestra, constituída por mais de 40 elementos e os solistas cobram uma pequena fortuna, transportes, alimentação e adereços fazem o resto. Só nós, coro, nos contentamos com a emoção que estes espectáculos nos proporcionam...

Actualização:

Há um pequeno vídeo no Youtube onde se pode visualizar cerca de 10 minutos do concerto em Mangualde!

Para ver este vídeo, clicar aqui

(Obrigado Seareiro!)

Nota:
Como em todos os vídeos do Youtube, convém logo após a inicialização, clicar na pausa e esperar até o ficheiro esteja carregado até ao fim (barra vermelha), depois clicar novamente no Play. Isso evita os habituais soluços…

8 Comments:

At 15 janeiro, 2008 21:51, Blogger Van Dog said...

Bela reportagem!!
(gostei muito especialmente das fotografias proibidas. E, claro, da nuvem...)

 
At 15 janeiro, 2008 22:17, Anonymous Anónimo said...

Zig, parabéns pela tua foto-reportagem. Só assim ficamos a saber como se tinha desenrolado o vosso fim de semana. Tivemos muita pena de não poder partilhar convosco estes dias e mais uns concertos. Decerto fizeram boa figura e não deixaram o Alentejo ficar mal visto. Votos de continuação de bom trabalho coral!
Lena e António

 
At 15 janeiro, 2008 23:28, Anonymous Anónimo said...

Excelente reportagem, espelha bem o que se viveu neste fim de semana.
Pode-se ver um resumo do concerto em http://www.youtube.com/watch?v=ySKM9rivdy0

 
At 16 janeiro, 2008 00:25, Blogger Zig said...

van dog:

Obrigado! Nessa foto lembrei-me logo de ti :)

Helena e António:

Perderam de facto um excelente fim-de-semana! Pode ser que consigam ir em Março.

Seareiro:

Obrigado pela dica, já prontamente publicado neste texto!

 
At 16 janeiro, 2008 10:28, Blogger jocasipe said...

Que bela fotoreportagem... Já deu para conhecer alguns dos locais agora frequentados pelo meu sobrinho mais novo, que está esta ano a estudar em Coimbra.

 
At 16 janeiro, 2008 11:32, Blogger Zig said...

jocasipe:

Obrigado!

Ele que aproveite bem a sua estadia nessa bela cidade!

 
At 16 janeiro, 2008 11:38, Blogger RCataluna said...

Sim senhor, temos repórter!!

Um abraço!

 
At 16 janeiro, 2008 14:54, Blogger Zig said...

rcataluna:
Em part-time :)

 

Enviar um comentário

<< Home