quinta-feira, 23 de agosto de 2007

News from Outer Space



O conhecido Google Earth tem uma nova extensão, o Google Sky. Disponível apenas em inglês, tem armazenado todos os dados e imagens conhecidos vindos de várias agências existentes ligadas à exploração do espaço. Agora será muito mais fácil para todos conhecer esse novo mundo!

Já agora, dia 27 de Agosto à meia-noite e meia, o céu nocturno parece ter duas luas. O planeta Marte está tão próximo da terra que aparenta ser mais uma lua do nosso planeta. Será o segundo objecto mais brilhante no céu logo a seguir da lua. Estará a “apenas” 34 milhões de milhas de nós, e terá o mesmo tamanho da nossa lua quando observado com um telescópio com uma multiplicação de apenas 75 vezes. Nunca tal facto aconteceu na história conhecida! A não perder!
.
Actualização (26.08.2007)

Aparentemente me deixei de enganar pelos inúmeros mails que recebi sobre este tema e que o anunciaram. Devia de me ter informado melhor. Alguém (obrigado Lina) me informou nos comentários sobre a falsidade dessa notícia, só me resta agora pedir desculpas pelo sucedido. Bem me lembrei que já houve um “aproximamento” desses há uns anos....

10 Comments:

At 24 agosto, 2007 10:25, Blogger jocasipe said...

Já tinha lido sobre o fenomeno. Está marcado na agenda!

 
At 24 agosto, 2007 11:59, Blogger Zig said...

jocasipe:
Espero não me esquecer....

 
At 24 agosto, 2007 12:31, Blogger Van Dog said...

Bela sugestão!

 
At 24 agosto, 2007 17:37, Blogger Zig said...

van-dog:
Este site faz trabalhar a nossa imaginação!

 
At 26 agosto, 2007 04:23, Anonymous Anónimo said...

zig,


Segundo fonte do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), esta informação "é falsa" e tem gerado "alguma confusão". O Observatório esclarece que "Marte não se encontra à distância mínima da Terra", que "não se vê a olho nu do tamanho da Lua" e que nem tão-pouco é visível no céu.

As aparições mais favoráveis de Marte são raras devido, principalmente, à grande excentricidade da órbita, sendo que as maiores aproximações entre este planeta e a Terra ocorrem em intervalos de cerca de 15 anos, "ocasiões sempre aproveitadas pelos astrónomos".

Contudo, o valor dessa distância é variável e por vezes acontecem recordes, como sucedeu a 27 de Agosto de 2003.

No entanto, mesmo quando o disco de Marte aparece "em condições ideais", como naquela data, a olho nu este planeta aparece "apenas cerca de duas vezes o tamanho habitual", ou seja, "ao lado da Lua, Marte parece sempre uma simples estrela". Nessas condições, Marte "pode atingir um tamanho aparente que, com uma amplificação de apenas 75 vezes, aparece através do telescópio tão grande como a Lua a olho nu".

Mas nada disto acontece durante este mês de Agosto, uma vez que "Marte nem sequer se vê, pois está muito próximo do Sol", sendo a sua conjunção em Outubro.

Segundo o OAL, a informação contida no e-mail que agora circula pode ter por base a notícia do acontecimento de 27 de Agosto de 2003, uma vez que certas informações registadas na altura são as mesmas agora mencionadas.

in público


à que perceber a veracidade do que se publica...

beijinhos


Lina

 
At 26 agosto, 2007 04:44, Blogger Zig said...

Lina:
Já tinha recebido há bastante tempo mail's a anunciar este acontecimento, e pensei que eram verdadeiros. Por acaso, hoje (antes de começar a chover....) olhei ao céu e não vi nada de extraordinário, por isso, desconfiei logo.

 
At 27 agosto, 2007 10:55, Anonymous Anónimo said...

Zig,

Um quase grande plano!! Logo eu que gosto de passar despercebida...

Aproveito para remover esse "à" (grande gralha! lol) e acrescentar "há" ao comentário anterior.

beijos

lina

 
At 27 agosto, 2007 15:23, Blogger Zig said...

Lina:
Então, MUDASTEA! Não conhecia essa tua faceta em não querer aparecer....

Deixa estar, gralhas acontecem a todos! Eu então, não me dou nada bem com o trás ou traz, com o viajem ou viagem etc. etc.

 
At 27 agosto, 2007 17:35, Anonymous Anónimo said...

zig,

não se trata de não querer aparecer!... nem tão-pouco uma faceta, rapaz! tenho a particularidade de não me expor.

quanto ao traz e trás, aqui vai:

traz - é uma conjugação do verbo trazer

trás - é uma preposição (por ex: após)

e assim me vou :)))


até breve

lina

 
At 28 agosto, 2007 01:03, Blogger Zig said...

Lina:
Obrigado pelas lições, já tentaram muitas vezes ensinar-me a diferença, pode ser que agora já não me engane!

Até breve!

bjs

 

Enviar um comentário

<< Home