Reacções e resultados das intercalares de Lisboa
As reacções aos resultados das eleições intercalares em Lisboa surpreendem-me! Então, os comentadores falam e falam, os candidatos, ora vitoriosos ou derrotados, idem, ibidem! Será que ainda não entenderam que a esmagadora maioria dos portugueses se está simplesmente marimbando para a política? Quase dois terços de abstenção nesse dia 15 de Julho que por acaso até foi o dia de aniversário do PR! Por falar em PR! Esteve em Beja, alguém o viu? Foi uma passagem rápida, foi o habitual transtorno no trânsito com o habitual concerto dos apitos policiais e o habitual encerramento de parques de estacionamento (à sombra) para que essa comitiva presidencial mais ministra da cultura não perca nem um segundo na nossa urbe....
Voltando a Lisboa. No dia em que ficou conhecido que o próprio Eusébio deixou de ser benfiquista por não querer ser a pantera cor-de-rosa, os tempos de férias não explicam tudo para tamanha abstenção! O tempo até “ajudou”, não convidou a uma ida à praia, pois então, qual terá sido a razão? Uma delas é certamente a descredibilidade crescente das questões políticas, uma outra pode estar no facto que quase cem mil (!) eleitores pelo círculo lisboeta já não vivem na capital e ainda não se recensearam na sua nova morada.
Sendo assim, para mim, todos perderam! António Costa por não ter obtido a maioria absoluta. Carmona por ter perdido a câmara, embora saindo com um resultado muito honroso, o 2º lugar! Fernando Negrão é o maior derrotado, e com ele o PSD de Marques Mendes. O líder desse partido, por ter tirado a confiança política a Carmona o principal impulsionador dessas eleições e o maior derrotado, terá que tirar as suas conclusões. Estranhamente baixo o resultado de Helena Roseta! Esperava mais! Comunistas e Berloquistas tiveram o resultado mais ou menos esperado, o resto, pois, o resto não elegeu nada, o maior votado nesse resto, Telmo Correia, demitiu-se de todos os cargos no seu partido. Estranho, sim, muito estranho a relativamente grande votação no tal tipo que tem que andar com uma casa de banho atrás!
Resumindo e concluindo: A estupidez se paga caro, ceifar um presidente por questões de politiquices e entregar a câmara ao partido do governo que governa com uma excelência nunca vista o nosso país....
Para quem se interessar, here are the results:
1º António Costa (PS) 29.5% - 6 vereadores
2º Carmona Rodrigues (Indep.) 16.7% - 3 vereadores
3º Fernando Negrão (PSD) 15.7% - 3 vereadores
4º Helena Roseta (Indep.) 10.2% - 2 vereadores
5º Ruben de Carvalho (PCP) 9.5% - 2 vereadores
6º José Sá Fernandes (BE) 6.8% - 1 vereador
7º Telmo Correia (CDS) 3.7%
8º Garcia Pereira (PCTP MRPP) 1.6%
9º José Pinto-Coelho (PNR) 0.8%
10º Manuel Monteiro (Nova Democracia) 0.6%
11º Pedro Quartin Graça (MPT) 0.5%
12º Gonçalo da Câmara Pereira (PPM) 0.4%
Abstenção 62.6 % (!)
Como já dizia Herman José: E assim vai o país (tam, tam....)
4 Comments:
A minha "Maria" ganhou estas eleições. O partido dela teve quase 63%... Deve dar para eleger 12 ou 13 Vereadores.
jocasipe:
Tenho uma ideia: O vencimento dos políticos eleitos deveria de ser diminuído pela percentagem da abstenção! Trabalhavam logo muito mais!
Olha que Helena Roseta até não teve um mau resultado, tendo em conta que concorreu sem o apoio de nenhum partido e é uma (recente) dissidente política.
De resto estou de acordo.
Abraço e boa semana!
rcataluna:
Esperava mais dela porque pensava que ela ia apanhar a "onda" Alegre. Mas aparentemente essa onda já terá chegado à praia sem ter feito mais estragos!
Enviar um comentário
<< Home