domingo, 15 de julho de 2007

Reacções e resultados das intercalares de Lisboa

As reacções aos resultados das eleições intercalares em Lisboa surpreendem-me! Então, os comentadores falam e falam, os candidatos, ora vitoriosos ou derrotados, idem, ibidem! Será que ainda não entenderam que a esmagadora maioria dos portugueses se está simplesmente marimbando para a política? Quase dois terços de abstenção nesse dia 15 de Julho que por acaso até foi o dia de aniversário do PR! Por falar em PR! Esteve em Beja, alguém o viu? Foi uma passagem rápida, foi o habitual transtorno no trânsito com o habitual concerto dos apitos policiais e o habitual encerramento de parques de estacionamento (à sombra) para que essa comitiva presidencial mais ministra da cultura não perca nem um segundo na nossa urbe....

Voltando a Lisboa. No dia em que ficou conhecido que o próprio Eusébio deixou de ser benfiquista por não querer ser a pantera cor-de-rosa, os tempos de férias não explicam tudo para tamanha abstenção! O tempo até “ajudou”, não convidou a uma ida à praia, pois então, qual terá sido a razão? Uma delas é certamente a descredibilidade crescente das questões políticas, uma outra pode estar no facto que quase cem mil (!) eleitores pelo círculo lisboeta já não vivem na capital e ainda não se recensearam na sua nova morada.

Sendo assim, para mim, todos perderam! António Costa por não ter obtido a maioria absoluta. Carmona por ter perdido a câmara, embora saindo com um resultado muito honroso, o 2º lugar! Fernando Negrão é o maior derrotado, e com ele o PSD de Marques Mendes. O líder desse partido, por ter tirado a confiança política a Carmona o principal impulsionador dessas eleições e o maior derrotado, terá que tirar as suas conclusões. Estranhamente baixo o resultado de Helena Roseta! Esperava mais! Comunistas e Berloquistas tiveram o resultado mais ou menos esperado, o resto, pois, o resto não elegeu nada, o maior votado nesse resto, Telmo Correia, demitiu-se de todos os cargos no seu partido. Estranho, sim, muito estranho a relativamente grande votação no tal tipo que tem que andar com uma casa de banho atrás!

Resumindo e concluindo: A estupidez se paga caro, ceifar um presidente por questões de politiquices e entregar a câmara ao partido do governo que governa com uma excelência nunca vista o nosso país....

Para quem se interessar, here are the results:

1º António Costa (PS) 29.5% - 6 vereadores
2º Carmona Rodrigues (Indep.) 16.7% - 3 vereadores
3º Fernando Negrão (PSD) 15.7% - 3 vereadores
4º Helena Roseta (Indep.) 10.2% - 2 vereadores
5º Ruben de Carvalho (PCP) 9.5% - 2 vereadores
6º José Sá Fernandes (BE) 6.8% - 1 vereador
7º Telmo Correia (CDS) 3.7%
8º Garcia Pereira (PCTP MRPP) 1.6%
9º José Pinto-Coelho (PNR) 0.8%
10º Manuel Monteiro (Nova Democracia) 0.6%
11º Pedro Quartin Graça (MPT) 0.5%
12º Gonçalo da Câmara Pereira (PPM) 0.4%

Abstenção 62.6 % (!)

Como já dizia Herman José: E assim vai o país (tam, tam....)

4 Comments:

At 16 julho, 2007 10:08, Blogger jocasipe said...

A minha "Maria" ganhou estas eleições. O partido dela teve quase 63%... Deve dar para eleger 12 ou 13 Vereadores.

 
At 16 julho, 2007 10:52, Blogger Zig said...

jocasipe:
Tenho uma ideia: O vencimento dos políticos eleitos deveria de ser diminuído pela percentagem da abstenção! Trabalhavam logo muito mais!

 
At 16 julho, 2007 16:33, Blogger RCataluna said...

Olha que Helena Roseta até não teve um mau resultado, tendo em conta que concorreu sem o apoio de nenhum partido e é uma (recente) dissidente política.

De resto estou de acordo.

Abraço e boa semana!

 
At 16 julho, 2007 18:26, Blogger Zig said...

rcataluna:
Esperava mais dela porque pensava que ela ia apanhar a "onda" Alegre. Mas aparentemente essa onda já terá chegado à praia sem ter feito mais estragos!

 

Enviar um comentário

<< Home