quarta-feira, 11 de julho de 2007

Os 12 "Magníficos"!

Assisti no outro dia, apenas com algum interesse e aos soluços, ao único debate entre os 12 candidatos à presidência da Câmara de Lisboa. Promovido pela RTP e mantido com rigor no que toca ao tempo “dispensado” por cada um dos candidatos, ouvia-se um pouco de tudo. Começando por este tipo da extrema direita cujo nome não vou aqui referir se não as máquinas de busca me vão encontrar e depois os bufos têm de novo algo para comunicar, até aos mais “sérios” candidatos.

Acho apenas e só uma coisa estranha! Porquê é que tanta gente (12) quer estar neste lugar quando se sabe que a CML tem um passivo de 1,261 milhões de €? Este valor serve curiosamente e apenas para a oposição (11) já que engloba também despesas e gastos cuja facturação ainda não está vencida! Isto lembra-me de um tal défice anunciado pelo então candidato a PM, “Engenheiro” Sócrates, que anunciou um número bastante exagerado que por si só ajudou ao “milagre económico” com o abaixamento desse défice logo no primeiro ano de mandato....

Por ordem alfabética, vou dar agora e aqui a minha opinião sobre cada um dos candidatos! No final de cada parágrafo classifico este candidato em três categorias pessoais:
1 – simpatia pessoal (de 1 a 20)
2 – simpatia política (de 1 a 20)
e, finalmente, como se eu fosse alfacinha, de 1 (maior) a 12 (menor) a minha intenção de voto!

Nota:
11 dos candidatos têm uma página oficial onde falam sobre estas eleições e as suas candidaturas. É só clicar no nome!

António Costa (PS)
É o candidato que mais tem a ganhar, ou então, que mais tem a perder nestas eleições. Apaga-fogos e abra-caminhos de Sócrates, aposta forte nessas eleições. Imaculado e psicologicamente forte, será o vencedor natural dessas eleições. Só não entendo com que moral ele critica o défice da CML quando os governos centrais são um dos responsáveis por essa situação....
1 – 13
2 – 8
3 - 7

Carmona Rodrigues (Independente)
Para mim ele é o único candidato digno desse nome e desse estatuto. Eleito pelos lisboetas há dois anos e “ceifado” pelas politiquices portuguesas tem todas as chances em ser reeleito, ou pelo menos fazer n.º 2! Claro, é o alvo de todas as críticas dos outros 11 candidatos (bem, 10...), mas está a defender-se bem contra todos os canhões!
1 – 16
2 – 18
3 – 1

Fernando Negrão (PSD)
O candidato menos à vontade nessas eleições. Não pode falar mal de Carmona por esse ter sido apoiado pelo PSD. Por isso aponta baterias contra o governo. Décima quinta ou sexta escolha de Marques Mendes tem tudo, mas mesmo tudo a perder, até o seu (até agora) bom nome....
1 – 15
2 – 12
3 – 3

Garcia Pereira (PCTP MRPP)
O eterno candidato. Candidata-se a tudo que há! Primeiro Ministro, Presidente da República e agora também à câmara alfacinha! Advogado dos oprimidos, tem a língua bem afiada para aproveitar muito bem os minutos de aparência televisiva que lhe são concedidos....
1 – 10
2 – 5
3 – 9

Gonçalo da Câmara Pereira (PPM)
O único candidato sem página na net referente a essas eleições. É uma pessoa algo instável, tem alma de artista e é apenas filho de....! Fadista e até “Quintista”, as suas intervenções políticas me parecem pouco coerentes, pouco dignas de um partido como o PPM (Partido Popular Monárquico) que defende a ideologia monárquica, e muito menos digno para ocupar um lugar na CML....
1 – 13
2 – 3
3 – 11

Helena Roseta (Independente)
É a candidata com mais hipóteses para incomodar António Costa. Apoiada pelos inconformados de muitas direcções políticas tem a minha maior simpatia. Falta-lhe alguma credibilidade (infelizmente) para gerir uma enorme câmara como é a de Lisboa!
1 – 18
2 – 10
3 – 2

José Pinto-Coelho (PNR)
Se está na lista, é falado. Por isso, e por mais que me custe, tenho que falar dele também aqui. Falo é mal dele, pois está claro! É um fala-barato de primeira, tinha que andar sempre com uma casa de banho atrás de tanta m.... que diz! O n.º 2 na lista dele está em prisão domiciliária, mais palavras para quê?
1 – 1
2 – 1
3 - 12

José Sá Fernandes (BE)
Para mim, o principal responsável por essas eleições. Aparece mais na TV do que a maior parte das pessoas “colunáveis” e tem na Comarca de Lisboa um quarto reservado para ele só com os papeis de tantas queixas metidas contra a CML!
1 – 5
2 – 3
3 – 8

Manuel Monteiro (Nova Democracia)
O típico político “low-profile”. Não tem o dom do discurso, não abdica no entanto da “profissão” político. O fundador dessa Nova Democracia tem, no entanto, todas as hipóteses em se sentar pelo menos no banco da vereação.
1 – 7
2 – 12
3 - 6

Pedro Quartin Graça (MPT)
O “outsider” destas eleições. O MPT – Partido da Terra é antes de mais um partido ecologista, no entanto não está ligado a nenhuma corrente política. Do pouco que sei sobre este candidato, que sempre quando aparece tem um ar algo abanado e ausente como qualquer jurista o é, não me parece ser alguém que tenha hipóteses para chegar à câmara!
1 – 8
2 – 7
3 - 10

Ruben de Carvalho (PCP)
Uma voz potente não chega para vingar na política, apelar ao trabalho como há 30 anos nas uniões soviéticas muito menos. Tem o aparelho do PCP em peso para o apoiar e é um forte candidato para uma possível coligação com António Costa!
1 – 5
2 – 5
3 – 5

Telmo Correia (CDS)
Perde-se nos apelos para mais segurança em Lisboa e é saudosista de Nuno Abecassis como se nos tempos dele todo era cor de rosa. Mais um no baralho das possíveis coligações....
1 – 14
2 – 12
3 – 4

7 Comments:

At 11 julho, 2007 13:57, Blogger Barão da Tróia II said...

Nenhum dos nomeados! Boa semana

 
At 11 julho, 2007 16:43, Blogger RCataluna said...

Sim senhor!! Bela análise!

Abraço!

 
At 11 julho, 2007 18:00, Blogger Zig said...

barão da tróia II:
Vá lá! Há um candidato para gostos e desgostos de cada um...(lol)!

rcataluna:
Obrigado!

 
At 12 julho, 2007 09:37, Blogger jocasipe said...

Analise coerente! concordo quase a 100%.
Achei piada às aspas no "engenheiro" trocaste.... cuidado com o humor, mesmo camuflado.... isso pode levar a extradição do país.... ehehehehe

 
At 12 julho, 2007 10:52, Blogger Zig said...

jocasipe:
Se isso levasse à queda desse governo até seria capaz desse sacrifício (lol)

 
At 12 julho, 2007 16:21, Blogger H said...

Zig, invejo-lhe a paciência: não apenas por ver o debate, como ainda houver os Ilustres dislates! Confesso que a meio, fui ver uma vigésima repetição do House!

 
At 12 julho, 2007 16:37, Blogger Zig said...

H:
Não o vi propriamente, apenas o ouvi. Tenho sempre um TV ligado na minha oficina. Mas claro, conheço a maior parte destes magníficos há muito tempo já que costumo acompanhar a política nacional (não me perguntes porquê, também não sei...)

O teu perfil continua indisponível!

 

Enviar um comentário

<< Home