domingo, 24 de abril de 2011

Vamos contar mentiras em Beja

Certo, parece mentira! Não é isso, meus amigos! Não me refiro às não comemorações cá no burgo do feriado que aí vem, mas sim, claro, das mentiras que se contaram esta noite no nosso Pax! Foram umas atrás de outras que depois pareciam verdades mal explicadas!

A sério! O “Vamos Contar Mentiras” é um assim designado Teatro de Revista que trouxe nomes consagrados ao nosso teatro bejense, como Octávio Matos e Luis Aleluia, entre outros! Por apenas 3,5€ (com desconto) ou 5€ (no Villaret são 15 a 20€...) o interessado pôde ver esta comédia adaptada para tempos mais modernos do espanhol Alfonso Paso dos anos 60, e que ficou conhecida por cá pelas mãos de Raul Solnado e Armando Cortez na mesma década. Estreado em Janeiro deste ano, a peça pretende dar um merecido tributo a esses dois já falecidos actores portugueses!

Mesmo em tempos de Páscoa, a plateia encheu quase na sua totalidade com gentes de 8 a 80, ou talvez de 3 a 100, não sei, pois é muito raro ver um evento ser visitado por tantas gerações! Avisado atempadamente que a peça não iria ter intervalo e duraria 2 horas, a minha mais-do-que-tudo e eu, lá ficámos na expectativa! Posso já adiantar que não demos pelo passar do tempo, tempo que fora muito bem empregue! Foi rir do início até ao fim! Há muito que não me ria tanto, nem eu, nem a grande parte dos espectadores, disso tenho a certeza.

Não vou entrar em pormenores sobre a peça em si! Como sabem, pouco entendo dessa arte que é o teatro. Houve erros e enganos, claro! A gafe mais “notada” foi um “engano” (nem sei se foi) de Octávio Matos quando puxava de uma pistola roubada ao padre (sim, leram bem) que estaria no seu bolso, mas, o que saia era apenas a sua mão com a qual apontava para o larápio! Os próprios actores se começaram a rir do “erro” e a plateia quase que foi abaixo! Hilariante, absolutamente delicioso, o melhor momento da noite!

Claro, os mais puristas classificam este tipo de teatro como populista, de fácil interpretação, sem estilo e sei lá mais do quê! Mas, minha gente, e daí? Nos tempos chatos e tristes que correm, peças dessas são uma lavagem da alma, um erguer da perdida boa disposição! A minha acompanhante até disse: olha, não sabia que tu choravas a rir! Mais explicações para quê? Adorei! Nem mais!
.

Etiquetas: ,

2 Comments:

At 24 abril, 2011 12:28, Blogger Ak said...

'gosto' disto :)

 
At 24 abril, 2011 13:30, Blogger Zig said...

ak:

Gostámos, queres dizer :))

 

Enviar um comentário

<< Home