quarta-feira, 9 de março de 2011

Hipocrisia!

Como sabem, muito raramente falo aqui de política. Política é para os políticos, e pouco mais. Democracia já é diferente, é cidadania, é civismo, é escolher quem queremos que nos governe. Política por cá quase sempre é politiquice, é o disse que não disse, e disse porque disse. Pouco mais. Mas chega de introduções, era apenas para que me “situassem” no lugar que pretendo ocupar, ou seja, alguém apartidário!
Falo apenas e só hoje e aqui de política porque o velho novo Presidente da República tomou posse. A imprensa considerou o seu discurso dessa tomada de posse como o mais duro que alguma vez terá feito em público. Pois quem esperasse palavras mansas do estilo “deixa estar isso está bom” estava completamente enganado. Fez CV senão muito bem em falar assim, é para despertar consciências, para dizer “estou presente”, para se afirmar que deve e pode intervir na sociedade portuguesa.
Mas o que me leva a escrever essas linhas não são essas suas palavras, mas sim, as palavras de outros, as reacções dos porta-vozes dos partidos com assento na Assembleia da República. Durante o discurso só quem aplaudia eram quase exclusivamente os considerados da direita. CDS e PSD quase que deliraram com as palavras do PR, viram nele o salvador da pátria, certamente à espera que uma possível moção de censura fizesse cair o actual governo. O PS, partido que sustenta o governo, com uma reacção mais do que esperada, do estilo: está beeeem, a gente faz, vamos cumprir, vai mas é para o teu palácio, ali ficas bem. Os à esquerda do PS, mais do mesmo, a cassete habitual. Ele (o PR) é co-responsável pelo estado de Portugal, ele não disse nada de novo, ele está ali, ele vai continuar a compactar com a actual política do governo, e pouco mais!
Ou seja, praticamente tudo que se pude ouvir hoje a partir do hemiciclo da AR e os seus “espaços perdidos” (nunca entendi essa expressão, se são perdidos, porquê é que ninguém os procura??), à excepção do discurso de Cavaco Silva, fora pura hipocrisia, nem mais, nem menos! Tenho dito!
.

Etiquetas:

2 Comments:

At 09 março, 2011 23:12, Blogger jocasipe said...

Hipocrisia. E, está tudo dito! Os alinhados, alinhavam. Os divergentes, desdizem...! Ok, politica = hipocrisia, voltamos ao titulo do post. Pescadinha de rabo na boca?!!!! Claro!

 
At 10 março, 2011 10:13, Blogger Zig said...

Jocasipe:

Política nem sempre é hipocrisia, politiquice é que é, e é, infelizmente, o que se tem visto mais por cá, e será por isso que os políticos estão cada vez mais longe da realidade portuguesa...e não, não apoio o movimento à rasca, mas essa já seria outra história!

 

Enviar um comentário

<< Home