terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento de Beja apoia investidores

No desempenho do seu papel de apoio ao investidor, o Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento do Município de Beja presta todo o tipo de informações relativas a enquadramentos legislativos actuais e futuros, zonas de actividade económica, futuras zonas de expansão, bem como novas áreas emergentes na região, programas de incentivos, entre muitas outras formas de acompanhamento e de aconselhamento.
Com estes serviços, o Município de Beja aposta na criação de um ambiente altamente favorável à criação de estratégias de cooperação, organização e capacitação no sentido de gerar e potenciar mais-valias diferenciadoras para o concelho e para a região.
No âmbito do seu trabalho com potenciais investidores, o Gabinete de Planeamento e Desenvolvimento promove, no dia 27 de Janeiro, sessões de apresentação pública do FAME e do PRODER, dois instrumentos importantes para criação, modernização e inovação de empresas. A primeira sessão realiza-se às 11h00 na Sala da Assembleia de Freguesia das Neves estando a segunda prevista para as 15h00, no antigo edifício da GNR de Beringel.
O FAME – Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas resulta de um protocolo financeiro estabelecido entre o Município, a ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o Banco Espírito Santo, uma Sociedade de Garantia Mútua e o IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação.
Trata-se de um financiamento que pretende estimular a inovação e orientar investimentos a realizar por Micro e Pequenas Empresas para a melhoria dos produtos/serviços prestados, com vista à modernização das empresas e a adaptações empresariais decorrentes de imposições legais. É simultaneamente um produto financeiro inovador e atractivo comparativamente aos produtos da mesma natureza disponibilizados no mercado.
Através deste fundo podem ser financiados pequenos projectos de investimento, de uma forma exclusiva ou complementar aos capitais próprios ou a capitais provenientes de outros mecanismos de apoio.
O FAME destina-se a projectos de investimento nos sectores da Indústria, Comércio, Turismo, Construção e Serviços e visa promover a inovação nas micro e pequenas empresas. Tem um prazo de reembolso alargado (até 6 anos incluindo 1 ano de carência); isenção de comissão de análise junto do banco, uma taxa de juro bonificada, apoio técnico gratuito na elaboração das candidaturas e, entre outras vantagens, acompanhamento pós investimento.

O PRODER, Programa de Desenvolvimento Rural visa, entre outros propósitos, a diversificação de actividades na exploração agrícola, a criação e desenvolvimento de micro-empresas, o desenvolvimento de actividades turísticas e de lazer, a conservação e valorização do património rural.
Com a apresentação dos dois programas pretende-se demonstrar a complementaridade de financiamentos com especial incidência em zonas rurais.
As sessões de apresentação pública contam com a parceria da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e da Associação de Desenvolvimento Integrado Alentejo XXI.


Fonte: CMB
.

Etiquetas: ,