domingo, 19 de dezembro de 2010

Um Concerto para o Natal – Resumo

Após uma looonga noite bem dormida chegou a hora (e a disposição) em escrever aqui um resumo o que foi a noite de ontem no nosso Pax Julia – Teatro Municipal, noite que naturalmente fora antecedida por inúmeros ensaios e preparativos (cansativos) no que toca à organização do evento.

Mesmo com o mau tempo lá fora, mais de 500 (!) pessoas se deslocaram ao teatro para assistir a um espectáculo de, pode assim dizer-se, música ligeira, já que a Broadway é tudo menos do que música erudita ou clássica, embora tudo que se passara há muitas décadas naturalmente já se pode classificar dessa forma.

Já não me vou alongar muito sobre a parte organizativa, quem está dentro do assunto sabe o que isso significa. Enquanto ao espectáculo em si fora antecedido por uma tarde preenchida pelo ensaio geral, bastante cansativo mas necessário para que à noite tudo correra pelo melhor. É que, a “junção” entre coro e orquestra só acontece nessa tarde, para não esquecer dos solistas Sofia Vitória e Manuel Rebelo que, mesmo já tendo tido um ensaio em Lisboa com essa mesma Orquestra de Câmara Lusitânia se têm de habituar à sala do teatro e claro, também aos “marmelos” dos coralistas!

Após mais de 4 (!) horas de ensaio geral, tudo estava aposto para a “grande noite”. Mesmo estando “habituadíssimo” em pisar o palco do Pax, a entrada é sempre antecedida por um nervosismo miudinho, as cabeças estão cheias das inúmeras boas indicações do maestro até, finalmente, as entusiásticas palmas dos espectadores nos “acordam” para a realidade e para a responsabilidade de “dar o litro”, de dar o nosso melhor, para bem da cidade e da música! Porém, o maestro se sentiu na obrigação em dar uma palavra sobre o falecimento do seu amigo e colega Rui Sousa Santos, falecido horas antes, pessoa que há quase 30 anos o desafiou em criar um coro, coro esse que ainda hoje perdura, o nosso Coro de Câmara de Beja...

Falando agora sobre o espectáculo em si, penso que todas as partes estiveram em bom plano, tirando umas ou outras falhazitas, claro, afinal, somos amadores. A orquestra não falhou, são “matemáticos”, são músicos penso que todos profissionais, não se deixam influenciar por nada, e ainda bem. Nós coro, claro, não somos bem assim, mas demos o nosso melhor. Falhei num pormenor, não apertei bem os parafusos da estante metálica da solista, e ao pedir desculpas recebi umas simpáticas e perdoarias palavras da vencedora da 2ª edição da OT da RTP, uma pessoa muito sorridente e com uma voz fina mas decidida que deu um brilho especial à noite com a sua interpretação. O Manuel Rebelo já conhecíamos, uma pessoa que se dá bem com este tipo de peças. Os dois penso que formaram um bonito par frente aos espectadores e foram bastante aplaudidas. No fim, os “confetti’s” fizeram o resto, “explodiram” por cima das cabeças das gentes no palco. Ao contrário de anos anteriores, só repetimos uma peça, talvez por respeito ao falecido colega do maestro.

Já em estilo de agradecimento, uma palavra sobre esse nosso maestro Pedro Vasconcelos que, ano pôs ano “perde” inúmeras horas em ensaios e escritas de partituras, tudo pelo bem da cidade de Beja e da música em geral. É necessário ter uma grande persistência e até paciência para passar ano pós ano pelo mesmo, sem nunca se cansar, e, quase à última de hora ser confrontado com a morte de um chegado amigo, mesmo assim ter forças para apresentar e dirigir dignamente um espectáculo desses! É obra! Muito obrigado maestro!

Ainda uma última palavra sobre o Director do Pax Julia, o amigo da cultura José Filipe Murteira. Uma pessoa estranhamente criticado por gente que, penso eu, apenas criticam por criticar, esteve sempre incansável em trazer, mesmo em tempos de crise, espectáculos de renome a Beja e aos bejenses. É difícil consolidar qualidade e crise financeira, e penso que o conseguiu, de uma forma, como disse, nem sempre bem compreendida por muitos que vêem nele “apenas” alguém ligado ao tempo “do antigamente”, algo que ele sempre rejeitou! Aliás, alguém que trabalha pela cultura e pelo bem-estar social não pode ter partido, não pode ser “etiquetado” por isto ou aquilo, peeenso eu de que. Digo isso tudo porquê? Certo, em estilo de desabafo, e claro, por ele estar de saída. Irá ser substituído, tanto quanto sei, por uma “solução interna”, por outra pessoa bem dentro da cultura bejense, por alguém que também ajuda pôr Beja no mapa cultural, por um dos elementos que constituem os Virgem Suta, o Nuno Figueiredo. Espero que continue o bom trabalho do ainda director do teatro e consiga também consolidar as diversas entidades culturais de Beja para que se possa apresentar bons espectáculos aos bejenses que tanto os merecem.

Restam os agradecimentos às pessoas e entidades que ajudaram que se possa realizar mais Um Concerto para o Natal:
- À Câmara Municipal de Beja pelos apoios monetários, pela disponibilização do teatro e pela impressão dos cartazes e folhas de sala, impressões feitas pelo GIRP que, mesmo reduzidos em número de pessoal, conseguiram o quase impossível em os imprimir em tempo e horas!
- Ao pessoal do Pax que, ano pôs ano nos ajudam que a nossa música chegue de boa qualidade aos espectadores.
- Aos apoios monetários continuados da COOP (única grande superfície de Beja que se preocupa com a cultura bejense!!) e ao apoio pontual para esse concerto da ACOS e da Fundação Inatel.
- À comunicação social regional escrita e falada pela divulgação do evento
- Aos nossos fiéis espectadores que ano pôs ano nos brindam com a sua presença nesses eventos
- E claro, a todos os amigos, sócios e coralistas do coro pela realização e bom desenrolar do evento, entre eles, a destacar os criadores da decoração do palco, a Isabel e Zé António da loja de antiguidades Santa Maria, situado perto do edifício que alberga as Juntas de Freguesias de Beja.

Até pró ano (se ainda por cá estiver...)
.

Etiquetas: , ,

2 Comments:

At 20 dezembro, 2010 22:07, Blogger Van Dog said...

Belo relato, Zig! Imagino que seja sempre uma emoção...

(eu ainda não tomei consciência que já estamos mesmo no Natal... Achei que o Concerto de Natal ainda não ia ser já... Estes dois meses voaram...)

 
At 21 dezembro, 2010 01:19, Blogger Zig said...

Van Dog:

É sim, e depois se fica cansado, mas feliz :)

Amanhã (mais logo) já começa o inverno ;)

 

Enviar um comentário

<< Home