domingo, 5 de dezembro de 2010

II Espectáculo de Variedades – Resumo

Como aqui largamente anunciado, esta noite conheceu mais um Espectáculo de Variedades organizado pela Associação Cantinho dos Animais de Beja. O tempo frio que se fez neste sábado fora pouco convidativo para encontrar o caminho até ao nosso Pax Julia, mas mesmo assim cerca de centena e meia de espectadores assistiu a um bonito espectáculo.

Ao contrário do primeiro, desta vez não fiz parte da organização do evento por já não fazer parte activa da ACAB por razões que os meus ainda colegas estão perfeitamente a par. Digo ainda porque espero um dia poder voltar! Por essas razões, pouco posso adiantar sobre este 2º evento do género, posso vos apenas relatar o lado do passivo espectador da noite.

A apresentação coube ao humorista Toi Castanho. Desconhecia este homem, fez uma boa interligação entre os vários intervenientes no palco. Das 6 actuações inicialmente previstas se realizaram apenas cinco devido ao falecimento de um familiar de um dos guitarristas dos fadistas Ana e Carlos!

A abertura coube aos meus colegas e amigos do Coro do Carmo de Beja com o seu maestro Padre Cartageno. Uma actuação bonita e bem conseguida, têm é que “arranjar” mais homens, as vozes femininas (e bem bonitas, as vozes e não só...) estão claramente na maioria.

A surpresa da noite foi a Dança Oriental. Desconhecia que por cá alguém fizesse este tipo de dança! Mesmo sendo apenas de uma pessoa, essa dançarina agradou a plateia com suaves passos e delicados movimentos cheios de cor e sensualidade. Gostei!

Paulo Colaço, co-fundador dos Adiafa e professor na arte de tocar a Viola Campaniça fora o senhor que se seguiu. Mestre e divulgador deste instrumento tipicamente alentejano cantou e tocou melodias bem conhecidas do público, canções que nem sempre se podia atribuir a este tipo de aparelho.

O momento mais ternurento fora sem dúvida a actuação do Grupo Coral Feminino “As Alentejanas” de Penedo Gordo. Septuagenárias na sua maioria cantaram conhecidas canções alentejanas, muito aplaudidas e bem apresentadas. Achei particularmente engraçado que, após cada canção, “ajeitaram” o seu casaco, pois, essas ”jovens” também olham à sua aparência!

Por fim, a média de idades caiu para cerca de um terço com a Tuna da Escola Superior de Saúde de Beja. Fiquei novamente surpreendido porque esses jovens levaram quase uma completa orquestra sinfónica ao palco. Autotitulando-se de didácticos apresentaram peças típicas desse tipo de grupos, mas também melodias próprias. Para mim, que os outros me desculpem, foi a melhor actuação da noite.

Restam apenas os habituais agradecimentos: ao público que assistiu, aos grupos e pessoas singulares que subiram ao palco, ao Pax Julia – Teatro Municipal pela possibilidade de realização do evento, ao pessoal da ACAB pela organização e à comunicação social local pela divulgação!
.

Etiquetas: , ,