quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Antevisão Concerto para o Natal 2010 - VII e último

Esta noite chega ao fim esta minha série de antevisões sobre o maior evento anual do Coro de Câmara de Beja, que é o nosso já tradicional Concerto para o Natal, a realizar-se já este sábado, como habitualmente, no Pax Julia – Teatro Municipal.

Nessa noite serão apresentadas 16 peças, das quais 8 contarão com a intervenção do coro. Já “tratei” aqui de 6 dessas peças, falta, portanto, falar das restantes duas. São peças cantadas em conjunto com um dos solistas, ou seja, nestas o coro terá um tempo de actuação um pouco menor!

Tenho ritmo! Sim, mesmo com 50 primaveras! Claro que não é de mim que falo agora aqui (essa faceta pertence ao passado...) mas sim da canção I got Rhythm, da autoria de George Gershwin. Esta versão apareceu em 1930 (ano de nascimento do meu pai) no musical Girl Crazy, originalmente fora cantada de uma forma mais lenta no musical Treasure Girl de 1928.

Neste vídeo, o próprio autor toca a canção no piano



A 2ª e última peça aqui apresentada em exclusivo para os leitores deste meu blog também tem a ver com ritmo, mas um Fascinating Rhythm, também de George Gershwin, pessoa que aparentemente adorava estar a 100 a hora! Esta melodia aparecera ainda algum tempo antes, é de 1924 e estreou no Musical Lady be Good!

Aqui, regresso à bonita voz de Ella Fitzgerald...



Claro, tanto na 1ª como na 2ª, o que se vai ouvir é uma adaptação dessas peças, feito pelo nosso maestro Pedro Vasconcelos.

Amanhã, se houver tempo, mais tardar quinta-feira desvendarei o programa completo da noite do próximo sábado!
.

Etiquetas: ,