quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Felicidade

O quê é que nos faz feliz? Algumas respostas à essa essencial pergunta foram dadas há pouco na RTP1, ou, pelo menos, tentaram dar! É que, não há garantias de felicidade, mas, esse estado de “graça” pode ser adquirido, ou aprendido! Diriam vocês: o dinheiro traz felicidade? Nessa reportagem desse canal público da tv fora entrevistado um euro-milionário português que arrecadou um milhão e “picos” de Euros há cerca de um ano. Vive numa pequena aldeia, e a essa pergunta pragmática se é mais feliz agora do que era antes respondera apenas muito vagamente, que o dinheiro dá jeito para algumas coisas, e pouco mais...

Logo, apenas e só o dinheiro não traz felicidade, mas ajuda muito. Mas isso sempre se dizia, não era necessário fazer um programa sobre o tema. Depende de cada um o que faz com a sua vida, as opções que toma, as acções que desenvolve. Como exemplos acabados de felicidade fora entrevistado um colaborador de Dalai Lama, um surfista que dá aulas na Costa Vicentina e um casal de professores que vive perto de Mértola.

E os países? Claro que a mania das estatísticas que muitos desenvolvem também se debruçou sobre o tema. Na net há vários estudos, difícil dizer qual é o “verdadeiro”! Uma das mais recentes e fiáveis que encontrei é da prestigiada revista Forbes de Julho deste ano. Nesta espécie de teste à felicidade “estudaram” 155 países e curiosamente, ou talvez não, no topo estão países considerados ricos e desenvolvidos, com raras excepções. Em 1º lugar está a Dinamarca, seguida da Finlândia e da Noruega. A excepção é a Costa Rica que surge na 6ª posição. O Brasil está em 12º, a “minha” Alemanha em 33º, e Portugal? Apenas em 70º...mas nada de tristezas! O último país europeu é a Bulgária no lugar 137!

Para quem tiver interesse pode consultar essa lista neste link (site em inglês)
.

Etiquetas: ,