segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Semana Europeia da Mobilidade 2010 - Beja

O Município de Beja vai assinalar, durante os dias 21 e 22, a Semana Europeia da Mobilidade com uma programação direccionada para os mais diversos públicos alvo.



Beja participa e apresenta projectos de sustentabilidade ambiental

Mobilidade Mais Inteligente – Uma Vida Melhor” é o tema central do evento que arranca a 21, com um workshop agendado para a Biblioteca, a partir das 09h30. A discussão e troca de ideias vão ocorrer em torno da “Mobilidade… o Paradigma da Mudança” que reúne alguns dos mais destacados especialistas na área, além da apresentação de exemplos de boas práticas, a começar pela valorização da experiência de Beja. Além de outras comunicações, a realidade de Beja vai ser contextualizada por via de uma estratégia mais abrangente de sustentabilidade, através do Projecto EVUE e do Pacto de Autarcas, cujo objectivo final é tornar Beja uma cidade eco eficiente com diminuição dos consumos energéticos e promoção das energias renováveis. A sessão de encerramento do workshop está prevista para as 17h00.

Integrada na Semana da Mobilidade destaca-se ainda, no dia 21, a discussão pública do “Plano Integrado de Beneficiação das Portas de Mértola”. A discussão de ideias e projectos está agendada para as 19h15, no café Luiz da Rocha. Neste contexto, a Câmara de Beja vai apresentar à população em geral e aos empresários alguns projectos traçados para aquela zona da cidade, no âmbito dos quais pretende recolher pontos de vista de modo a poder eventualmente contemplá-los no projecto.

Para que o usufruto do Centro Histórico seja mais efectivo, no dia 22 – Dia Europeu Sem Carros – a zona do Centro Histórico correspondente às imediações da Praça da República é interditada ao trânsito comum, ficando condicionada para residentes e serviços urgentes. A zona interdita é limitada pelas seguintes ruas: Rua D. Manuel I, Largo do Lidador, parte da Rua Aresta Branco, Largo da Conceição, Largo de S. João, parte da Rua do Sembrano e Av. Miguel Fernandes.
Também neste dia, é dada a possibilidade a todos os cidadãos de usarem as Urbanas de forma gratuita.

A vivência dos espaços públicos começa com um passeio de bicicleta. Com concentração prevista, às 09h30, no Parque da Cidade, o circuito urbano denominado “A Bicicleta na Cidade” é aberto a quem quiser participar, com especial incidência junto dos alunos das escolas.

Também a partir das 09h30, na Praça da República vão ocorrer diversas actividades até às 18h30, que complementam a exposição de veículos eléctricos com tecnologias “amigas do ambiente”, diversas exposições ligadas ao ambiente, de entre as quais se conta uma da autoria de Dinis Cortes, sobre fauna e flora do concelho.

Viver Espaços Urbanos de Forma Saudável” é o nome do programa que, durante a manhã leva à Praça ginástica sénior, a actuação do Rancho Folclórico da CerciBeja, demonstração de Boccia e a dinamização de uma gincana pelo Centro de Paralisia Cerebral de Beja.

Às 12h00 o Município de Beja associa-se à inauguração, em simultâneo por todo o país, de postos de recarga de veículos eléctricos. Beja inaugura o seu primeiro posto, situado na Praça da República.

A partir das 16h00, a Praça é reservada aos mais pequenos. As crianças são convidadas a levar as suas bicicletas, trotinetas, skates, para uma tarde de diversão com a família que inclui ainda actividades de animação pelo Centro Social do Bairro da Esperança e do Projecto Dr. Dói Dói, de entre as quais se destacam insufláveis, triciclos, pinturas faciais, passeio de pónei, entre outras surpresas.

Fonte CMB



Etiquetas: ,