sábado, 29 de maio de 2010

Festival Eurovisão da Canção 2010 – Final

É raro, muito raro para mim conseguir estar com atenção durante quase 2 horas. Foi este o tempo necessário para ouvir todas as 25 canções (das inicialmente 39) apresentadas esta noite em Oslo. Gosto muito (deste criança) do Festival Eurovisão da Canção, não perco um! Esta noite se viu e ouviu um enorme leque de diferentes línguas, de muitas caras e vozes bonitas e melodias engraçadas, sem decorar, claro, o espectáculo em si, ou seja, as cores, as luzes, a apresentação de cada canção em geral. Tudo conta hoje em dia, a mais pequena falha pode custar preciosos pontos. Claro que muitos potenciais votantes dos 4 cantos da Europa já sabiam antecipadamente em quem votar, mas muitos, incluindo a minha pessoa, fizeram o seu “juízo” no final das apresentações!

Para não ligar muitas vezes (a vida está cara...), escolhi um “grupinho” restrito de 4 países, quatro canções que me chamaram particular atenção. As propostas de Espanha (que cantou 2 vezes por ter sido incomodado durante a actuação por um “fã”...), Islândia, Irlanda e a do meu país de origem, a Alemanha, mereceram estar na minha “selecção”! Claro que houve outras, as canções da Roménia, Bélgica, Turquia (que não era assim tão má como a “pintei”) e uma ou outra também poderia ter lá entrado. Mas, por uma ou outra razão não o “conseguiram”, e, a minha favorita, ou seja, aquela que escolhi foi a da Islândia, talvez pela simples razão de eu ser um pouco “eruditamente” tocado, por misturar em pleno o pop e essa música dita clássica!

E a Filipa? Actuou já quase no fim, entrou em palco apenas em 23º lugar. Começou um pouco hesitante, mas logo após poucos segundos de actuação se viu a verdadeira Filipa, sorridente e com voz poderosa! Arrasou, simplesmente. Espectacular! Adorei! Temos cantora!

Após uma looonga espera se chegou finalmente às votações finais. 39 países, ou seja, todos os que participaram nas 3 noites do Festival, tiveram “voz” nesta votação e foram chamados um a um. Nesta votação, Portugal “deu” 8 pontos à Grécia, 10 a Roménia e 12 à vizinha Espanha mas apenas 1 pontito a Alemanha! Os países de leste votaram quase exclusivamente entre si, algo que já era esperado! O nosso país recebeu, por sua vez, as seguintes pontuações dos seguintes países: França (8), Alemanha (6), Espanha (6), Letónia (6), Suíça (5), Arménia (4), Dinamarca (4), Sérvia (2), Malta (1) e Islândia (1). Foi, penso eu, uma votação satisfatória mas que chegou apenas para ficar no 18 lugar, infelizmente! Como curiosidade, na semi-final ficara num excelente 4º lugar, como mais tarde se ficou a saber!

Cedo se destacou o vencedor da noite que foi a Alemanha! Mesmo que a minha favorita não ganhou (19º...) fico feliz na mesma, naturalmente! Aqui, claro, fala a minha “costela” alemã, sou um “satellite” alemão em Portugal, por isso, muitos parabéns à Lena!
.

.

Lista das posições com respectiva pontuação:

1º Alemanha (246)
2º Turquia (170)
3º Roménia (162)
4º Dinamarca (149)
5º Azerbaijão (145)
6º Bélgica (143)
7º Arménia (141)
8º Grécia (140)
9º Geórgia (136)
10º Ucrânia (108)
11º Rússia (90)
12º França (82)
13º Sérvia (72)
14º Israel (71)
15º Espanha (68)
16º Albânia (62)
17º Bósnia & Herzegovina (51)
18º Portugal (43)
19º Islândia (41)
20º Noruega (35)
21º Chipre (27)
22º Moldávia (27)
23º Irlanda (25)
24º Bielorrússia (18)
25º Reino Unido (10)
.
Todas as informações no site oficial do Festival
.

Etiquetas:

4 Comments:

At 30 maio, 2010 00:45, Anonymous hpalma said...

Já fazia muito tempo que eu não via um festival da canção! Hoje, como tinha algum tempo, entreti-me a ver o dito festival. A 1ª impressão que fiquei , foi que são já poucos os países que cantam na língua materna! Não me lembro bem, mas antes acho que não era assim. Desde já felicito Portugal por resistir e continuar a usar a nossa língua!
Quanto às musicas, a minha eleita seria a Ucrânia, pelo estilo mais melancólico. A Bosnia, mais rock, também me agradou bastante e a Turquia só não leva mais pontos porque não gostei da variação de estilo depois do trecho mais rap.

 
At 30 maio, 2010 13:41, Blogger Zig said...

hpalma:

Sim, este é um facto muito criticado, há uns anos era obrigatório cantar na língua materna mas penso que terá começado com Malta que todos podem escolher por neste país vigorarem duas línguas oficiais, tanto quanto sei.

Houve estilos para todos os gostos, é um pluralismo que se aplaude e que nem sempre foi assim ;)

 
At 07 junho, 2010 22:00, Anonymous Anónimo said...

Não vi este Festival em nenhuma das suas fases porque não me foi possível. Porém não gostei nada da canção portuguesa desta edição (ao contrário do ano passado, por exemplo). Ainda assim salienta-se o facto de Portugal, pelo terceiro ano consecutivo, passar à Final e continuar a levar canções cantadas em lingua portuguesa.
Quanto à Alemanha e à divertida e simpática Lena, pode ter ganho com justiça mas eu preferia a Alemanha de Katja Ebstein, de Lena Valaitis ou de Nicole com grandes canções em lingua alemã. Mas hoje em dia provavelmente não daria para ganhar... Pena!

 
At 08 junho, 2010 00:32, Blogger Zig said...

Anónimo:

Ó amigo, essa também era a "minha" Alemanha, tempos que muito provavelmente nunca mais voltam ;)

 

Enviar um comentário

<< Home