domingo, 7 de março de 2010

Festival RTP da Canção 2010 – Final

Nota:
Por favor, para ler os meus últimos textos sobre a participação portuguesa no Festival Eurovisão da Canção clicar na etiqueta 'Eurovision' no final deste post.
_______________________________

Como largamente anunciado, esta noite aconteceu, no Campo Pequeno em Lisboa, a edição 2010 do Festival RTP da Canção, ou 46º Festival da Canção, como queiram! Numa animada noite se apresentaram as 12 canções previamente escolhidas nas semi-finais de terça e de quinta-feira passadas. As canções apareceram na seguinte sequência:

1. Filipa Galvão Telles – O Amor não sabe
2. Banda Trocopasso – O Mundo de Pernas para o Ar
3. Jorge Guerreiro – Ai Lisboa
4. Ricardo Martins – Caminheiro de Mim
5. The Agency – É assim que as coisas são
6. Seis Po’ Meia Dúzia – Pássaro Saudade
7. Nuno Pinto – Fogo Lento
8. Catarina Pereira – Canta por Mim
9. Filipa Azevedo – Há Dias Assim
10. Gonçalo Tavares – Rios
11. Vanessa – Alvorada
12. Rui Nova – Uma Canção à Cid (O Sol e as Estrelas)

Em geral, todas as canções foram bem apresentadas, uma ou outra pequena falha se desculpa perfeitamente, afinal, estava em causa o vencedor de mais um festival da RTP com a consequente viagem ao Festival Eurovisão da Canção que acontece este ano em Oslo na Noruega.
Desses 12, “elaborei” uma espécie de Top6, para depois escolher a minha favorita, ou seja, em que canção votar telefonicamente! Penso que essa maneira encontrada de votar (juntamente com o júri em cada distrito) será a mais justa já que cada pessoa, ou melhor, cada telefone só pode exercer um único voto.

Voltando aos meus Top6. Logo a primeira, pela coragem da cantora e pela bonita melodia. A nº 4 por razões semelhantes, e pelo facto de Ricardo Martins ser o primeiro invisual a participar nesse festival. A 6 pela alegria e boa disposição! A 9 pelas razões descritas no post anterior, e por ter sido apresentada ainda melhor nesta final! A 11 também pela bonita voz e boa apresentação e a 12 pela irreverência!

Porém, a minha escolha recaiu novamente para a Filipa Azevedo (tal como a do júri de Beja)! É uma canção muito bonita, cantada por uma espectacular voz. Só uma pequena crítica: a Filipa deveria de se conter um pouco nas fases mais agudas da canção, porque, neste caso, um pouco menos é mais!

No fim da actuação se procedeu à looonga votação! Foram chamados, um a um, os júris nos 20 capitais de distrito que compõem Portugal Continental e Ilhas, e nessa votação foram atribuídos 0 a 12 pontos às canções apresentadas e votadas. De seguida se somou a votação do televoto, pela mesma maneira (de 0 a 12 pontos) and...

The winner is:

Filipa Azevedo – Há Dias Assim
(com 19 pontos - yesss!)

Restante classificação: do 2º ao 12º

Canção nº 8 (18 pontos) – 11 (14p) – 2 (13p) – 4, 5 e 7 (12p) – 6 e 10 (7p) – 3 e 12 (1p) – 1 (0p)

Tudo sobre o Festival no site da RTP
.

Etiquetas:

2 Comments:

At 07 março, 2010 14:41, Anonymous Anónimo said...

Votei na Banda Trocopasso que ficou apenas em 4.º Lugar :(.

 
At 07 março, 2010 16:35, Blogger Zig said...

Anónimo:

Mas eles ficaram em 3º ma votação do público! A "minha" ficara apenas em 4º nessa votação por televoto, e mesmo assim ganhou :)

 

Enviar um comentário

<< Home